Melhores jogos de tabuleiro modernos: 7 opções para reunir a família e os amigos

5 MINUTOS DE LEITURA
179
dois meninos sorrindo enquanto mexe em peças na mesa representando os melhores jogos de tabuleiro modernos

Os passatempos proporcionam bons momentos a todos que se reúnem em torno da mesa para se divertir. Os melhores jogos de tabuleiro modernos resistiram à era digital e ainda são muito apreciados.

Eles vão além de simples entretenimentos, pois também estimulam a capacidade de estratégia, a cooperação e a interação social. A equipe do blog Modo Brincar apresenta uma seleção incrível para você. Confira!

Como escolher o jogo de tabuleiro ideal?

Em meio a tantas opções modernas e superdivertidas, surge a dúvida de como escolher o melhor jogo. É importante considerar as preferências e a quantidade de jogadores possíveis. Se as crianças estão incluídas, opte por brincadeiras que desenvolvem a criatividade e a capacidade de raciocínio.

Antes da compra, confira a indicação de idade. Outro fator interessante é conhecer a mecânica, as regras e o objetivo do jogo. A partir disso, fica mais fácil agradar diferentes interesses e preferências, principalmente em grupo.

7 melhores jogos de tabuleiro modernos

Assim como as versões tradicionais, as atuais são recheadas de estratégias, desafios e narrativas que encantam crianças e adultos. A seguir, conheça os 7 melhores jogos e crie momentos de pura diversão.

1. Ticket to Ride

Se o objetivo é escolher um jogo estratégico com disputa acirrada, Ticket to Ride vai surpreender. Nele, os participantes competem para construir rotas entre cidades dos Estados Unidos e do Canadá. Ao conectarem destinos específicos e completarem os bilhetes de viagens, os competidores acumulam pontos.

Cada jogador recebe cartas de vagões coloridos, que representam os diferentes tipos de trens. É possível utilizá-las para reivindicar rotas no tabuleiro e ampliar a rede de trilhos entre várias cidades. Crianças acima de oito anos podem participar.

2. Dixit

De jogabilidade simples e acessível, Dixit é muito elogiado pela capacidade de estimular a comunicação, a imaginação e a interpretação. Ele é indicado para crianças a partir de 8 anos e pode ser jogado entre 3 e 12 jogadores. O objetivo é contar histórias por meio de cartas.

3. Ubongo

Envolvente, divertido e desafiador, esse é um dos melhores jogos de tabuleiro modernos para crianças com mais de cinco anos. Cada jogador recebe um tabuleiro e um conjunto de peças geométricas coloridas. O dado determina o quebra-cabeça que os participantes devem resolver.

Cada pessoa deve usar as peças para preencher o tabuleiro conforme o quebra-cabeça exibido. O competidor que terminar primeiro grita “Ubongo” e pode pegar duas joias. Vence aquele que acumular mais joias da mesma cor.

criança segurando dados em cima de jogo representando os melhores jogos de tabuleiro modernos

4. Jogo da Vida

Lançado originalmente em 1860, o Jogo da Vida é um clássico dos tabuleiros. Ele é indicado para crianças a partir de 7 anos e simula uma jornada pela vida. Os participantes fazem escolhas representadas por cartas e espaços no tabuleiro. Para iniciar a partida, cada pessoa roda a roleta. Quem tirar o maior número começa.

Cada jogador anda pelo número de casas indicado no dado e pode avançar em diferentes estágios, como carreira, família e educação. O objetivo é acumular riquezas e ser bem-sucedido. Quem tiver mais dinheiro vence a partida.

5. The Resistance

Esse é um dos melhores jogos de tabuleiro modernos de dedução e interação social projetado para grupos de 5 a 10 pessoas. Ele garante a diversão para adultos e adolescentes a partir de 14 anos.

Para jogar The Resistance, os participantes são divididos em membros da resistência (que devem completar missões secretas) e agentes do governo (que tentam sabotar as missões).

Se os agentes conseguirem sabotar a missão, ganham um ponto. Se os membros da resistência conseguirem completá-la, o ponto vai para eles. Esse jogo é conhecido por gerar momentos de grande emoção, sendo uma escolha divertida e dinâmica.

6. Catan

Também conhecido como The Settlers of Catan, esse é um dos melhores jogos de tabuleiro modernos para crianças a partir de 10 anos. Os participantes assumem o papel de colonos que buscam estabelecer uma comunidade próspera na ilha fictícia.

O objetivo é coletar recursos, como madeira, trigo, tijolos, lã e minério, para construir estradas, vilas e cidades. Os jogadores também podem negociar entre si, trocando materiais para expandir as colônias.

7. Carcassonne

Carcassonne foi premiado em 2001 como o melhor jogo do ano, vendendo mais de 10 milhões de exemplares. O objetivo é construir cidades, campos, mosteiros e estradas fortificadas utilizando peças. Ele se tornou um sucesso global entre adultos e crianças acima de quatro anos. É indicado para desenvolver habilidades estratégicas.

Os melhores jogos de tabuleiro estão na Ri Happy

Na Ri Happy, você encontra os melhores jogos de tabuleiro modernos para aproveitar com a família e os amigos. Se precisar de mais sugestões, conheça jogos com papel e caneta superdivertidos no blog Modo Brincar!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *