O que todo pai de primeira viagem precisa saber

4 MINUTOS DE LEITURA
1503
pai de primeira viagem

A chegada de um bebê é um dos momentos mais especiais para uma família. Por outro lado, para um pai de primeira viagem, as novidades costumam ser cercadas de inseguranças e receios. 

Descobrir como ser pai pela primeira vez é como andar em uma montanha-russa, em que a felicidade costuma ser acompanhada por um pouco de medo. Para acalmar os nervos e receber ajuda no dia a dia, nada melhor que contar com uma rede de apoio.

O blog #ModoBrincar preparou este artigo recheado de informações e dicas para pais de primeira viagem. Achou interessante? Fique por dentro! 

Acompanhe a gestação de perto e tire todas as suas dúvidas

Durante a gravidez, a paternidade costuma ser colocada de lado, mas a figura paterna é fundamental para uma gestação saudável. O pai deve estar a postos para dar total apoio à mãe, acompanhando tudo de perto e agindo como solucionador em possíveis desafios.

Nesse momento, além de ajudar a mamãe no dia a dia e acompanhá-la nas consultas, estar por dentro dos detalhes da gestação é uma excelente forma de se fazer presente. 

Para isso, a dica é buscar informações em livros, revistas e internet, tanto sobre o desenvolvimento do bebê quanto sobre as mudanças no corpo da mulher, o parto e o puerpério. 

Esteja preparado para mudanças 

Outra dica que não pode faltar no guia para pais de primeira viagem é estar preparado para mudanças. Tanto durante a gestação quanto no pós-parto, as novidades são eminentes, e é fundamental saber lidar com elas.

Ao longo da gravidez, é comum que as alterações hormonais afetem o humor da mãe. Nesse momento, é necessário que o pai esteja ali para dar suporte, mostrando que os dois estão vivendo a experiência juntos, sendo um ombro amigo para tranquilizá-la. 

Após o nascimento do bebê, a família também precisa aprender a se adaptar à nova configuração familiar. A mãe deve lidar com o puerpério — período que corresponde à readaptação fisiológica, endócrina e emocional. Assim, mesmo com os desafios e as inseguranças, é essencial estar por perto e ajudar na prática para garantir um ambiente harmonioso. 

pai de primeira viagem

Dê suporte à mamãe e atenção ao bebê

Não existe um manual de como é ser pai de primeira viagem. Por isso, é comum ter dúvidas sobre como se portar frente à mãe e ao bebê, na gestação ou após o nascimento. Aqui vai uma dica para ser presente: dê o seu melhor e ajude com tudo o que estiver ao seu alcance. 

Ser proativo e dar suporte à mamãe mostra que você realmente está ali, importando-se e disposto a lidar com os desafios da paternidade. Já em relação ao bebê, seja atencioso: converse, brinque e cuide, assumindo as tarefas possíveis, como trocar a fralda durante a noite, dar banho ou fazer arrotar após a amamentação. Isso pode parecer pouco, mas faz total diferença.

Escute os profissionais e fique atento aos cuidados

Buscar e escutar profissionais de saúde é primordial para evitar surpresas para pais de primeira viagem. Somente os especialistas podem passar as recomendações necessárias para garantir a saúde da mulher (durante a gravidez e após o parto) e do bebê. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a realização do pré-natal é fundamental para a prevenção e/ou a detecção precoce de patologias maternas e fetais, garantindo mais saúde para o bebê e reduzindo os riscos para a gestante. 

Após o nascimento, o acompanhamento médico é indispensável para assegurar as condições de vida e o desenvolvimento do recém-nascido. O pai deve manter os ouvidos abertos, ficar atento aos principais cuidados e colocá-los em prática no dia a dia. 

Respeite seu tempo e dê seu melhor!

Normalmente, quando perguntam o que é pai de primeira viagem, é difícil colocar em palavras a infinidade de sentimentos. Afinal, é uma relação constante de transformação, envolvida por medos, incertezas, preocupações e tudo mais que vem junto do papel de ser responsável por um serzinho totalmente dependente. 

Apesar de todas as inseguranças, é fundamental respeitar seu tempo, considerar suas particularidades e não se cobrar tanto. Não existe fórmula mágica para lidar com a paternidade. O importante é tentar ser melhor e aprender com os desafios.

#ModoBrincar: as melhores dicas para sua família! 

Você é pai de primeira viagem e está procurando dicas para se preparar para essa relação tão especial? No blog #ModoBrincar, você encontra conteúdos exclusivos sobre maternidade, desenvolvimento infantil e muito mais. Navegue agora e aproveite! 

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *