Entenda como os brinquedos podem estimular o raciocínio lógico infantil

Imagem de dois meninos brincando com blocos de montar

Brincar é um dos melhores momentos da infância, não é mesmo? São esses períodos de diversão que marcam a memória da criançada. Porém, você sabia que os brinquedos influenciam diretamente o desenvolvimento dos pequenos, estimulando inclusive o raciocínio lógico infantil?

Para entender melhor como estimular os pequenos por meio da diversão, trouxemos uma lista com nove sugestões de brinquedos que podem ser utilizados para isso. Assim, você pode contribuir para o crescimento daquela pessoinha tão importante e ainda criar memórias inesquecíveis para todos. Confira!

1. Massinha para modelar

Você se lembra de brincar com as massinhas de modelar na infância? Além de serem superdivertidas, elas trazem diversos benefícios ao desenvolvimento dos pequenos, como estimular capacidade sensorial, habilidade motora, criatividade, imaginação e concentração.

A cada escultura que faz, a criançada pode escolher combinações de cores, o que é perfeito para estimular o raciocínio lógico infantil. Nossa dica é ensinar formas geométricas a cada criação, depois propor que o pequeno faça a soma e a subtração caso ele já tenha construído o conceito de número.

2. Quebra-cabeças

O quebra-cabeça é um dos jogos de lógica para crianças mais populares. Esse brinquedo é perfeito para trabalhar a concentração e a estratégia. Afinal, os pequenos precisam encontrar a melhor maneira de completar a figura que o jogo propõe.

Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, opte por quebra-cabeças com temas que os pequenos adoram. Hoje, existem modelos dos personagens de Naruto, Marvel, Star Wars, Disney e muito mais. Você pode também usar esse momento como uma aula usando jogos com bandeiras de países, animais, obras de arte, planetas, entre outros.

3. Jogos de Memória

Os jogos de memória são ótimos para estimular o raciocínio lógico para crianças. Eles aumentam a capacidade de pensar, concentrar-se e, é claro, memorizar figuras e palavras. Todos esses ganhos serão muito importantes, principalmente na fase de aprendizado escolar.

Assim como nos quebra-cabeças, você pode escolher um jogo para estimular o raciocínio lógico infantil com uma temática de preferência da criançada. Também é importante verificar qual é a faixa etária indicada para o jogo. Esses dois cuidados ajudam a fazer o pequeno se interessar mais pela brincadeira.

4. Jogos de bloco/LEGO

Outro exemplo de jogos para raciocínio lógico infantil são os blocos de montar. Além de estimularem a criatividade na hora de encaixar, eles ampliam a percepção para as formas e o raciocínio abstrato, já que as peças podem ser coloridas e ter diferentes formatos.

A criança pode combinar as peças e programar construções, de modo a ter uma composição criativa como resultado. Além disso, não há regras: a criançada pode montar diversas experimentações, o que dá a chance de usar a criatividade.

Imagem de um adulto e duas crianças brincando com um jogo de tabuleiro

5. Jogos de tabuleiro

Quem não se lembra dos momentos com os jogos de tabuleiro? Eles são verdadeiros clássicos e ajudam bastante no estímulo do raciocínio lógico infantil. São vários modelos e cada um tem um jeito especial de contribuir para o desenvolvimento da criançada.

Os jogos de tabuleiro podem, por exemplo, ajudar a identificar padrões, ao estimular o cérebro a perceber similaridades e diferenças. Eles também levam a garotada a elaborar técnicas para alcançar a vitória e aprender a trabalhar em equipe para ganhar o jogo. 

6. Leitura

“Era uma vez…”. Com certeza, você se lembra de ouvir essa introdução em diversas histórias, não é mesmo? Ler é um dos exercícios de lógica para crianças e contribui muito para o desenvolvimento delas. Confira como a leitura ajuda a garotada:

  • melhoria no vocabulário;
  • conhecimento sobre o mundo;
  • imaginação e criatividade;
  • formação de empatia;
  • aprendizado sobre a gramática correta;
  • construção de opiniões;
  • aumento do senso crítico;
  • interpretação de texto;
  • análise de fatos.

Estimular o hábito da leitura é essencial para o desenvolvimento. Para isso, é importante que os adultos tenham os livros preferidos e façam essa leitura na frente da criançada. Ler para os pequenos antes de dormir também é uma boa alternativa para incentivá-los, além de presenteá-los com obras literárias para cada idade.

7. Jogos eletrônicos

Ao contrário do que muitos pensam, os jogos eletrônicos são excelentes para estimular o desenvolvimento dos pequenos, principalmente o raciocínio lógico infantil. Porém, é muito importante que os adultos se atentem sempre ao tempo de uso, já que a moderação é ideal.

Jogos no celular, tablet ou nos próximos videogames podem ser boas opções. O Meu Solzinho, por exemplo, é um aplicativo com vários games inteligentes, tornando a diversão garantida. O Playstation e Xbox também são ótimos e têm vantagens próprias para o desenvolvimento, como treino da coordenação motora e fortalecimento da concentração.

8. Xadrez

O xadrez é uma das atividades de raciocínio lógico para educação infantil. Além disso, ele ajuda a desenvolver o raciocínio estratégico, matemático e estimula a criança a prestar atenção e ter o pensamento crítico nas jogadas. Na infância, esse jogo contribui para a garotada se tornar mais inteligente e ter mais facilidade na aprendizagem escolar.

No caso do xadrez, as partidas ocorrem em duplas. Por isso, ele é uma ótima maneira de estimular a convivência e aprimorar o lado social dos pequenos. Você pode, por exemplo, montar um minicampeonato com vários jogos e premiar a criançada no final.

9. Kit de ciências

Outro brinquedo ideal para estimular o raciocínio lógico na educação infantil é o kit de ciências. Eles permitem que a criançada faça novas descobertas ao testar os materiais que tem em mãos. 

Além disso, é uma ótima maneira de fazer os pequenos usarem a criatividade e a memória, já que precisarão se lembrar dos ingredientes utilizados em cada mistura.

Pronto! Agora, você já conhece nove brinquedos que estimulam o raciocínio lógico infantil. Na Ri Happy, temos diversas opções para você escolher a mais indicada para a faixa etária e o gosto da criançada. Venha conferir!

Ver mais brinquedos incríveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!