Confira 8 brinquedos que promovem o raciocínio lógico infantil

5 MINUTOS DE LEITURA
18682
crianças jogando jogos de carta

Durante o desenvolvimento das crianças, os brinquedos influenciam diretamente o raciocínio lógico infantil. Explorando o universo dos jogos que desafiam a mente, é possível proporcionar uma experiência enriquecedora e promotora do aprendizado de maneira lúdica e prazerosa.

Para explicar como estimular os pequenos por meio da diversão, o blog Modo Brincar trouxe uma lista com nove sugestões de brinquedos que podem ser usados para incentivar o raciocínio infantil. Confira como você pode contribuir para o crescimento da criançada, criando memórias inesquecíveis para todos.

1- Massinha para modelar

Você se lembra de brincar com as massinhas de modelar na infância? Além de serem superdivertidas, elas trazem diversos benefícios ao desenvolvimento dos pequenos, como estímulo da capacidade sensorial, da habilidade motora, da criatividade, da imaginação e da concentração.

A cada brincadeira, o pequeno pode escolher combinações de cores, o que é perfeito para estimular o raciocínio lógico infantil. A dica é ensinar formas geométricas a cada criação ou propor que a criança faça a soma e a subtração caso já tenha absorvido o conceito de número.

2- Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é um dos jogos mais populares de raciocínio lógico para crianças. Esse brinquedo é perfeito para trabalhar a concentração e a estratégia, já que os pequenos precisam encontrar a melhor maneira de completar a figura proposta.

Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, opte por quebra-cabeças com temas que os pequenos adoram. Existem modelos dos personagens da Marvel, de Star Wars, da Disney e muito mais. Você pode aproveitar esse momento para ensinar com figuras de bandeiras de países, animais, obras de arte e planetas.

3- Jogos de memória

Os jogos de memória são ótimos para estimular o raciocínio lógico infantil. Eles aumentam a capacidade de pensamento, concentração e memorização. Todos esses ganhos são muito importantes, principalmente na fase de aprendizado escolar.

Você pode escolher um jogo para estimular o raciocínio lógico na educação infantil com uma temática de preferência da criançada. Também é importante verificar a faixa etária indicada para a brincadeira. Esses dois cuidados ajudam os pequenos a se interessarem mais pela atividade.

Crianças jogando jogo da memória

4- Jogos de bloco

Outro exemplo de jogo para estimular o raciocínio lógico são os blocos de montar. Além de contribuírem com a criatividade na hora de encaixar as peças para formar figuras, eles ampliam a percepção para as formas e o raciocínio abstrato, envolvendo diferentes cores e formatos.

A criançada pode combinar as peças de modo a ter uma composição criativa como resultado e usar o raciocínio lógico para brincar. Não há regras: é possível montar diversas figuras, o que dá a chance de exercitar a criatividade.

5- Jogos de tabuleiro

Quem não se lembra dos momentos debruçados sobre os tabuleiros? Eles são exemplos clássicos de jogos de raciocínio lógico para educação infantil. São várias opções. Cada uma tem um jeito especial de contribuir para o desenvolvimento da criançada.

Os jogos de tabuleiro podem ajudar a identificar padrões, ao estimular a perceber similaridades e diferenças. Eles também levam a garotada a elaborar técnicas para alcançar a vitória e aprender a trabalhar em equipe.

6- Jogos eletrônicos

Ao contrário do que muitos pensam, os jogos eletrônicos são excelentes para estimular o desenvolvimento dos pequenos, principalmente o raciocínio lógico para brincar. Porém, é muito importante que os adultos se atentem sempre ao tempo de uso, já que a moderação é ideal.

Jogos no celular, no tablet ou nos consoles de videogames podem ser boas opções. PlayStation e Xbox têm vantagens próprias para o desenvolvimento, como treino da coordenação motora e fortalecimento da concentração.

7- Xadrez

O xadrez ajuda a desenvolver o raciocínio estratégico e matemático, estimulando as crianças a prestar atenção e ter pensamento crítico nas jogadas. Na infância, esse jogo contribui para a garotada se tornar mais inteligente e ter mais facilidade na aprendizagem escolar.

As partidas ocorrem em duplas, uma ótima maneira de estimular a convivência e aprimorar o lado social. Você pode montar um minicampeonato com vários jogos e premiar a criançada no final.

8- Kit de ciências

Outro brinquedo ideal para estimular o raciocínio lógico na educação infantil é o kit de ciências. Ele permite que a criançada faça novas descobertas ao testar os materiais disponíveis.

Essa é uma ótima maneira de fazer os pequenos usarem a criatividade e a memória para se lembrar dos ingredientes de cada mistura, na devida sequência.

Descubra um mundo de diversão educativa no blog Modo Brincar!

Se você procura por brinquedos que estimulam o raciocínio lógico infantil, o blog Modo Brincar é o lugar ideal. Navegue por uma coleção encantadora de jogos inteligentes, projetados para desafiar a mente dos pequenos de forma cativante e interativa.

Prepare-se para explorar uma variedade de conteúdos incríveis, que ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças, promovendo habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade!

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *