Aprenda as regras do Monopoly e descubra como jogar!

7 MINUTOS DE LEITURA
3020
jogo de tabuleiro representando as regras do monopoly

Procurando um passatempo dinâmico e empolgante para curtir com a família e os amigos? Que tal aprender as regras do Monopoly e garantir horas de diversão com um verdadeiro clássico? 

Tendo como principal objetivo o acúmulo de riquezas por meio da compra e da venda de propriedades, a versão atual do Monopoly foi criada em 1935, pelo estadunidense Charles Darrow. O sucesso foi tanto que resultou na exportação para diversos países, chegando ao Brasil em 1944, sendo patenteado pela empresa Hasbro. 

Considerado um jogo de complexidade intermediária, o passatempo ajuda a estimular habilidades, contribuindo diretamente para a aprendizagem. Para você se divertir e garantir todos os benefícios, a Ri Happy preparou este artigo com regras e dicas sobre como jogar Monopoly. Confira e aproveite! 

Preparação para o jogo 

Indicado para crianças a partir de 8 anos, o jogo Monopoly pode contar com a participação de 2 a 8 jogadores. O passatempo é composto por 1 tabuleiro, 8 peças, 28 títulos de posse, 16 cartas “Sorte”, 16 cartas “Cofre”, 32 casas, 12 hotéis, 2 dados e dinheiro de brinquedo.

Para iniciar a partida, além de distribuir as cartas pelo tabuleiro de acordo com as instruções, é necessário definir um dos jogadores para ser o banqueiro. Isso pode ser tirado na sorte com os dados. Essa pessoa será responsável por todos os pagamentos durante a partida, começando por distribuir as seguintes quantias aos jogadores: 

  • 2 notas de $500;
  • 2 notas de $100;
  • 2 notas de $50;
  • 6 notas de $20;
  • 5 notas de $10;
  • 5 notas de $5;
  • 5 notas de $1.

Feito isso, cada jogador, incluindo o banqueiro (caso queira), deve escolher uma das peças do jogo Monopoly para ser seu peão. Todos devem posicioná-las na casa “ponto de partida” e lançar os dados. Quem tirar o maior número começa e deve ser seguido pelo jogador à esquerda. 

Conheça os componentes do tabuleiro e saiba jogar!

Ao iniciar a partida, o jogador deve lançar os dados novamente e movimentar o peão de acordo com o número de casas correspondentes, no sentido da seta vermelha. Para saber quais serão os próximos passos, o participante deve conhecer os componentes do tabuleiro.

Ponto de partida

O ponto de partida é onde o jogo começa. Ao cair ou passar por essa casa, os participantes devem receber um salário do banco no valor de $200, sendo necessário estar atento para alertar o banqueiro caso ele não perceba. 

Propriedades, estações e companhias

Ao saírem do ponto de partida, os jogadores podem cair sobre as casas de propriedades, estações de metrô e companhias. De acordo com regras do Monopoly, caso eles estejam à venda, o participante pode comprá-los junto ao banco, pagando o valor impresso no próprio tabuleiro. 

Por outro lado, caso caia em uma casa que algum jogador já detenha a posse, é necessário pagar o aluguel expresso no título de posse. Lembrando que o valor do aluguel pode ser alterado conforme a criação do monopólio. 

Venda de propriedade

Seguindo as regras do Monopoly, propriedades sem construções podem ser vendidas de um jogador para o outro em uma transação particular, por um preço acordado. Caso a propriedade detenha construções, deve vendê-las ao banco pela metade do preço indicado no título de posse até que fique só o terreno, que pode ser vendido para os jogadores. 

Leilão e hipoteca

Quando um jogador cair em uma propriedade sem dono e não quiser comprá-la, o banco deve leiloá-la na mesma hora. Todos devem participar do leilão até que a propriedade seja vendida. 

Os jogadores também podem pegar um empréstimo no banco hipotecando as propriedades sem construções pelo valor impresso no título de posse. Ao hipotecar uma propriedade, o jogador não recebe mais os aluguéis, mas pode resgatar a hipoteca, pagando o valor na íntegra e mais 10% de juros ao banco. Lembrando que somente o proprietário pode resgatá-la.

Monopólio

Fazer um monopólio é um dos principais objetivos deste jogo de tabuleiro. Para realizar tal feito, o jogador deve comprar todas as propriedades de um determinado grupo de cor. Isso dobra o valor do aluguel das propriedades.

Ao formar um monopólio, o jogador pode começar a construir casas e hotéis nas propriedades. Lembrando que, para construção, cada propriedade deve ter o mesmo número de casas, ou seja, para colocar duas casas, todas devem ter pelo menos uma, e assim sucessivamente. 

Além disso, a construção dos hotéis só pode ser feita quando todas as propriedades contarem com quatro casas. Isso porque um hotel equivale a cinco casas. 

Sorte e Cofre

No Monopoly, existem 32 cartas de “Sorte” e “Cofre”, que devem ser embaralhadas e colocadas viradas para baixo em local indicado no tabuleiro. Ao realizar os movimentos e cair sobre a casa “Sorte” e “Cofre”, o jogador deve retirar uma das cartas do monte, ler, seguir as instruções e recolocá-la de volta, embaixo do monte. 

Caso a carta em questão seja “Saia da cadeia de graça”, o jogador deve mantê-la em posse até que seja necessário ou vendê-la para outro jogador que estiver na cadeia. Após usá-la, também é necessário recolocá-la no monte. 

pessoa pegando carta no tabuleiro representando as regras do monopoly

Imposto de renda

Segundo as regras do jogo Monopoly, ao cair sobre a casa “Imposto de Renda”, o jogador tem que optar por pagar $200 ou 10% do valor de sua fortuna ao banco. Para realizar o cálculo, some o total em dinheiro, o valor das propriedades, das hipotecas, das casas e dos hotéis. 

Taxa de riqueza

Assim como o “Imposto de Renda”, a casa “Taxa de Riqueza” faz parte de uma das tributações cobradas pelo banco. Ao cair sobre o espaço, o jogador deve pagar $75 ao banqueiro.

Estacionamento grátis

Conforme as regras do Monopoly, ao cair na casa “Estacionamento Grátis”, o jogador pode descansar e aguardar para lançar os dados na próxima rodada. Sendo assim, ele não recebe nenhum tipo de pagamento ou cobrança. 

Cadeia

No Monopoly, o jogador pode ir para a cadeia de três formas: tirando uma dupla nos dados três vezes seguidas, caindo no espaço “Vá para cadeia” ou tirando a carta “Vá para cadeira”, devendo posicionar imediatamente sua peça no local. Por outro lado, se ele não for mandado e parar na casa, trata-se apenas de uma visita.

Para sair da cadeia, o jogador pode pagar $50 ao banco, utilizar uma carta específica (“Saia da cadeia de graça”) ou tirar uma dupla nos dados. Se isso não acontecer, deve permanecer por mais duas rodadas até ser liberado, sendo necessário pagar ao banco. 

Falência e vencedor

De acordo com o manual do Monopoly, o jogador deve declarar falência e se retirar do jogo ao dever mais que pode pagar ao banco ou a outro jogador. Ele deve entregar tudo o que possui ao credor.

Vale lembrar que, caso a dívida seja com outro jogador, antes de realizar o pagamento e entregar as propriedades, é necessário vender as construções. Com isso, o último jogador que permanecer no jogo após todos falirem é o vencedor. 

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se com os melhores jogos! 

E aí, gostou do conteúdo e já está por dentro de todas as regras do Monopoly? Então, o que está esperando para ativar seu #ModoBrincar e se divertir com os melhores jogos de tabuleiros? Na Ri Happy, você encontra diversas opções incríveis. Aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *