Rituais de sono do bebê: como fazê-lo dormir serenamente?

4 MINUTOS DE LEITURA
130
bebê recém nascido dormindo com as mãos próximas ao rosto

Ver uma criança dormindo gera uma enorme satisfação. Além de confortar o coração, a imagem oferece calmaria. No entanto, isso nem sempre é fácil. Por isso, é importante conhecer os rituais de sono do bebê.

Com o objetivo de ajudar a melhorar a rotina de sono do bebê, o blog Modo Brincar oferece algumas dicas valiosas. Continue a leitura para conferir todas as sugestões!

Janela de sono do bebê

A dedicação e a paciência são fatores importantes para a rotina de uma criança. Do nascimento até os 5 anos, os rituais de sono mudam bastante. Até completar 3 meses, por exemplo, o bebê dorme de 14 a 17 horas por dia, acordando a cada 3 ou 4 horas, de acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

Esses intervalos acontecem sem um padrão, entre períodos noturnos e diurnos. O motivo é que o bebê não produz melatonina, hormônio que regula o sono, até essa fase. Por isso, não distingue o dia da noite.

Rotina de sono dos quatro meses ao primeiro ano do bebê

Dos 4 meses até um ano, a janela do sono do bebê altera. Geralmente, ele dorme de 12 a 15 horas, despertando em intervalos. Nessa fase, é possível organizar-se e estabelecer uma rotina saudável para a criança.

O bebê chega a dormir 5 horas seguidas no período noturno. Depois, ele desperta e, quando volta ao sono, costuma dormir períodos similares, acordando mais uma vez.

Pensando em um ciclo de sono para o bebê, é interessante estabelecer três sonecas ao longo do dia: uma de uma hora pela manhã, outra de uma ou duas horas após o almoço e mais uma de até duas horas no final da tarde.

Essa divisão ajuda a criança a ter hábitos saudáveis e contribui para pais, responsáveis e cuidadores realizarem afazeres diários.

Higiene do sono

A higiene do sono do bebê é muito importante e deve ser feita com um cuidado especial. Ela inicia bem antes do horário de dormir, com um bom banho, para a criança relaxar e ficar confortável.

O ambiente também é essencial para o sono ser tranquilo. Por isso, mantenha o local sempre limpo, com baixa luminosidade e sem estímulos, como barulhos e músicas altas.

Histórias e canções de ninar

Entre os rituais de sono do bebê, a contação de histórias e o canto de músicas para ninar estão entre as práticas mais eficientes. Uma boa dica para encantar a criança é aprender métodos para narrar contos infantis.

Outra sugestão é adquirir livros com histórias adequadas para cada idade. Você encontra boas opções de canções na internet.

bebê dormindo no colo da mãe sentada

Alimentação do bebê

A amamentação regular durante o dia é essencial para o recém-nascido dormir bem durante a noite. Essa rotina é ideal para ele não ficar com fome, nem com o estômago cheio demais na hora do sono.

Após nove ou dez meses, o aleitamento materno pode ser complementado pela introdução alimentar. É importante que o desmame seja feito sem pressão, no tempo da mamãe e do bebê.

Para crianças um pouco maiores, uma boa dica é oferecer lanches leves no período noturno. Os alimentos que ajudam no sono do bebê são: iogurtes, frutas e leite morno.

Posição correta

A posição correta é importante para ajudar o sono do bebê e evitar acidentes. É comum ouvir que o mais adequado é colocar a criança de lado, para evitar que ela se afogue com soluços durante a noite. Porém, o indicado é deixar o bebê de barriga para cima no berço.

Essa posição diminui em 70% os riscos de morte súbita, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A tendência é que a criança tenha tosse caso vomite, chamando a atenção.

Horários para o bebê dormir

A criança aprende a dormir. Para isso, os rituais de sono do bebê devem ser realizados em horários determinados todos os dias. Também é aconselhável estabelecer horários para acordar. Assim, o pequeno acostuma-se e entende que é importante seguir uma rotina.

Confira mais dicas para bebês no blog Modo Brincar

Gostou dos rituais de sono do bebê? Aqui, no blog Modo Brincar, você encontra várias dicas de cuidados. Continue acompanhando os conteúdos sobre brincadeiras, jogos, desenvolvimento infantil, maternidade, entre outros assuntos.

Fontes:

O ritual do sono infantil

7 orientações para o seu filho dormir melhor

Bebês devem dormir de barriga para cima

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *