Ruído branco: o que é e como funciona?

5 MINUTOS DE LEITURA
1099
Bebê dormindo

Quando um novo membro chega à família, toda a rotina é alterada. Afinal, o bebê requer cuidados especiais, especialmente na hora de dormir. Essa é uma das principais preocupações dos pais de primeira viagem. Por isso, existem algumas técnicas que facilitam o sono, como o ruído branco.

Quer saber mais sobre o ruído branco para bebês? O blog Modo Brincar pode ajudar! No conteúdo a seguir, você descobre tudo sobre essa técnica e como ela funciona na prática, além de entender os principais cuidados ao aplicá-la.

O que é o ruído branco?

O sono do bebê pode variar conforme o passar dos meses. Inicialmente, ele chega a dormir de 16 a 20 horas aproximadamente. Com o tempo, essa média diminui, dividida em momentos ao longo do dia. 

É muito comum que alguns nenéns tenham problemas na hora de tirar a soneca. Por isso, os papais tendem a pesquisar técnicas que possam ajudar a tranquilizar os pequenos na hora de dormir. 

Uma delas é o ruído branco, que emite frequências na mesma potência, sem variação em relação à intensidade e ao volume do que a criança escuta.

Sabendo o que é ruído branco, você pode querer aprender como isso funciona na prática? Um bom exemplo é quando os adultos deixam a televisão ligada em um volume bem baixo para o bebê dormir ou quando o barulho do ventilador ligado facilita o sono.

Essas são algumas variações do que pode ser o ruído branco. Essa técnica ajuda a melhorar a qualidade do sono dos pequenos. Isso porque, com outros sons, como o próprio choro, as crianças podem acordar e ter dificuldades para voltar a dormir, já que o sono delas costuma ser mais leve.

Como o ruído branco funciona para os bebês?

Você já entende um pouco mais sobre o barulho de ruído branco. Agora, está na hora de compreender como ele funciona para os bebês. Esse tipo de técnica ajuda a abafar outros sons vindos de fora, tornando-os menos perceptíveis para o bebê e evitando que eles acordem.

Bebê dormindo

Para gerar ruído branco para as crianças, não é necessário usar a TV ou o ventilador, por exemplo. Existem aparelhos específicos para esse fim, que contam com diversos sons para acalmar os pequenos, como chuva e ondas. Agora, se não quiser optar por esses itens, é possível apostar em outra alternativa.

Sons de ruído branco estão disponíveis em diversas plataformas digitais, como Spotify e YouTube. É possível deixar o som ligado no quarto dos bebês para eles dormirem mais tranquilos. Aparelhos de assistência virtual podem ser outras opções para evitar que a luz dos celulares atrapalhe o sono deles.

Para facilitar ainda mais o ruído branco, você pode optar por técnicas complementares. Preparar o ambiente faz toda a diferença. Invista em itens confortáveis, iluminação aconchegante e temperatura ideal para o sono. Contar histórias, cantar músicas ou reduzir o agito da casa também pode ajudar.

Cuidados importantes na hora de usar o ruído branco

Um detalhe fundamental sobre o ruído branco é o tempo que o som deve ficar tocando. O recomendado é um período certo, em vez de toda a noite. Alguns dispositivos contam com timing para programar a duração.

Caso o bebê acorde após o aparelho ser desligado, você pode usar a técnica novamente, mas sempre lembrando de limitar esse tempo. Lembre-se de não utilizá-la todos os dias. Outro cuidado importante é não deixar o aparelho reproduzir o som próximo ao neném. Além disso, ajuste o volume para um nível confortável para a criança.

O ruído branco é bom para ajudar no sono dos pequenos, porém, não é todo bebê que se adapta a essa técnica. É importante testá-la com a criança para entender se aquilo é benéfico para ela. Se perceber reações negativas, interrompa o uso da técnica.

Lembre-se que cada bebê tem particularidades. Alguns podem preferir o som de música clássica, por exemplo, enquanto outros acham relaxante dormir ouvindo o som da chuva. É importante testar diferentes variações para entender qual é a preferência do pequeno.

Tudo sobre a maternidade e muito mais!

Depois de conhecer mais detalhes sobre o ruído branco, que tal continuar aprendendo com o blog Modo Brincar? Por aqui, você encontra conteúdos sobre maternidade, brincadeira, desenvolvimento, cultura pop e muito mais. Aproveite para acessar o site da Ri Happy e encontrar tudo que seu bebê precisa.

Fontes consultadas:

TUA SAÚDE. Quantas horas o bebê precisa dormir por idade (0 a 3 anos). Disponível em: https://www.tuasaude.com/quantas-horas-os-bebes-precisam-dormir/. Acesso em: 16/06/2023


MINHA VIDA. Ruído branco: como o som pode ajudar a acalmar o bebê. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-21887. Acesso em: 16/06/2023

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *