Sono na gravidez: o que fazer em cada fase da gestação?

5 MINUTOS DE LEITURA
2326
sono na gravidez

A gestação é uma fase cheia de mudanças, especialmente no corpo da mamãe, que precisa se adequar de maneira saudável durante nove meses. O sono na gravidez é um dos principais sintomas desse momento. Pode ser um pouco difícil lidar com ele, especialmente com uma rotina agitada.

Apesar de incomodar no começo, é normal sentir muito sono na gravidez. Isso faz a mamãe parar e descansar, algo positivo para o corpo dela e para o bebê. Porém, é muito comum ter dificuldades para se adequar a essa nova realidade.

O blog Modo Brincar reuniu algumas informações importantes sobre o sono na gravidez. Confira dicas para garantir um descanso de qualidade em cada fase!

Por que o sono aumenta durante a gestação?

O corpo da mulher passa por várias alterações durante a gravidez, tanto externas quanto internas. Aquelas que mais trazem impactos envolvem os hormônios. Essas mudanças podem acompanhar a sensação de cansaço e sonolência durante vários períodos do dia.

Um hormônio em particular se destaca: a progesterona. Os níveis ficam elevados durante a gestação, o que é essencial para o desenvolvimento do neném. Porém, isso afeta o sistema nervoso central da mãe, levando à diminuição do ritmo cerebral e, consequentemente, dando mais sono.

Pense assim: o corpo da mulher está se adaptando para receber o bebê e mantê-lo saudável. Há o crescimento da placenta, por exemplo, que exige muita energia do organismo. Por isso, é bem comum que a disposição da gestante fique mais baixa.

É claro que, às vezes, sono e cansaço na gravidez podem ser sinais de alerta. Anemia, baixos níveis de vitaminas e minerais também podem se manifestar por meio desse sintoma. Sendo assim, é essencial manter o pré-natal em dia, fazendo exames constantemente.

Como é o sono em cada fase da gravidez?

O padrão de sono na gravidez muda conforme as particularidades dos trimestres. Por isso, vale dar uma olhada em algumas informações em cada momento.

1. Primeiro trimestre

Quer saber quando começa o sono na gravidez? Nos primeiros dias. Da 1ª à 12ª semana da gravidez, a gestante sente mais sonolência. Isso porque o corpo passa por mais alterações nessa fase, como o pico hormonal e o crescimento da placenta. 

É comum que algumas grávidas apresentem queda da pressão arterial, o que também traz a sensação de fadiga. A melhor maneira de driblar o sono nas primeiras semanas de gravidez é tentar dormir mais tempo que o costume. 

Uma ou duas horas a mais podem fazer toda a diferença. Também vale encaixar alguns cochilos ao longo do dia. O importante é ouvir os sinais que o corpo apresenta.

2. Segundo trimestre

O 2° trimestre abrange o período entre a 13ª e a 24ª semana de gestação. É comum que a mulher não sinta mais alguns sintomas, como o sono na gravidez e o enjoo. Por isso, o corpo tem mais disposição para o dia. 

Porém, devido ao aumento da barriga, pode surgir um certo desconforto na hora de dormir, com a ocorrência de câimbras e até congestão nasal. Nesse caso, a dica é apostar sempre no conforto, desde a escolha do pijama até a posição para deitar na cama. 

3. Terceiro trimestre

Na fase final, a partir da 25ª semana, o desconforto com o sono na gravidez volta a aparecer, mas não por conta do excesso. O aumento da barriga pode tornar-se um pouco mais incômodo. É comum que as mamães sintam azia, dores nas costas e falta de ar na hora de dormir. 

Outro ponto importante é que o descanso pode ser interrompido por idas ao banheiro, já que o bebê começa a pressionar a bexiga ao crescer. Então, é normal sentir muito sono na gravidez no terceiro semestre.

Geralmente, as mulheres podem sentir dificuldades para levantar durante a noite, por isso, é importante contar com a ajuda da rede de apoio. Além disso, o sono no final da gravidez é ainda mais importante. Então, vale complementar o descanso com alguns cochilos ao longo do dia.

sono na gravidez

Dicas para ter uma boa noite de sono durante a gravidez

Lembre-se que cada caso tem particularidades, e o acompanhamento médico é essencial. Não há muitas formas de aprender como diminuir o sono na gravidez, mas você pode ter uma boa noite de descanso com as dicas a seguir:

  • evite eletrônicos próximo da hora de deitar, já que eles afetam a melatonina, hormônio da regulação do sono;
  • tente tomar banho com água morna antes de dormir;
  • faça refeições leves de noite para evitar enjoo e azia;
  • pratique exercícios leves durante o dia, como caminhada ou hidroginástica, se o seu médico liberar. Eles são ótimos para a circulação e o alívio das câimbras;
  • coloque um travesseiro mais alto para a cabeça e outro no meio das pernas;
  • faça massagens leves para aliviar as câimbras, se o obstetra permitir;
  • cuide da alimentação com a ajuda de um nutricionista especializado;
  • tente deitar de lado, principalmente do esquerdo. Isso alivia a azia e a oxigenação por conta do posicionamento do bebê e dos órgãos.

Agora, você está por dentro de tudo sobre o sono na gravidez. Aqui, no blog Modo Brincar, há vários conteúdos interessantes sobre esse período. Aproveite para conferir!

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *