Malévola: tudo sobre a vilã icônica da Disney

Com chifres grandes, pele esverdeada e uma grande capa, a Malévola marcou os filmes da Disney, tanto na versão animada quanto na versão live action. Você conhece tudo sobre a história da vilã de A Bela Adormecida? Para ficar por dentro, continue a leitura!

Primeira aparição: a história do clássico animado

A Bela Adormecida é considerado um dos grandes clássicos da Disney. Lançado em 1959, o filme acompanha a vida de Aurora, uma princesa muito amada. Quando ela nasceu, os pais fizeram uma grande celebração, interrompida por Malévola, que jogou uma maldição na menina.

A profecia dizia que, aos 16 anos, Aurora iria espetar o dedo em uma roca e morrer. Porém, uma das fadas reverteu o final do feitiço para a menina apenas dormir e ser acordada com o beijo de amor verdadeiro. Anos mais tarde, o feitiço da Malévola de Bela Adormecida concretizou-se, e a princesa caiu em sono profundo.

As fadas lançaram um feitiço para todo o reino dormir junto da menina. Enquanto isso, elas foram atrás do Príncipe Phillip, prometido de Aurora e apaixonado por ela. Porém, Malévola sequestra o rapaz para impedir que ele quebrasse a maldição.

As fadas resgatam Phillip e o levam até Aurora. A vilã tenta impedir que isso aconteça por meio de feitiços, cercando o castelo de espinhos e transformando-se em um grande dragão. No entanto, o príncipe derrota Malévola, salva a princesa, e todos vivem felizes para sempre.

Malévola no desenho animado

Mesmo que Malévola e Aurora sejam consideradas as protagonistas do filme, a vilã é o grande centro da trama, fazendo todos os eventos acontecerem. Inclusive, a menina só aparece em 18 minutos do longa, que tem 75 minutos de duração.

Existem muitos detalhes especiais sobre a vilã: sempre que ela lança um feitiço, a cor verde aparece ao fundo para representar o “mal”, por exemplo. Ela é o oposto exato da princesa. Enquanto Malévola veste roupas majoritariamente pretas e não possui cabelos, tendo chifres no lugar, Aurora usa roupas claras e tem um cabelo loiro e comprido.

Afinal, Malévola é bruxa?

Ao assistir ao filme, muita gente se pergunta se a Malévola é bruxa. Isso acontece porque a personagem lança muitos feitiços, o que pode ser um sinal de bruxaria. Porém, na verdade, a vilã é uma fada, algo mais abordado nos filmes live action que contam a origem dela.

Quais são os live action sobre a Malévola?

É impossível não assistir ao filme A Bela Adormecida sem se interessar pela Malévola. A Disney também pensou dessa maneira e resolveu lançar dois live action sobre a vilã. Para interpretá-la, a escolhida foi Angelina Jolie, uma das maiores atrizes de Hollywood. Aurora é protagonizada por Elle Fanning. Conheça mais sobre os dois longas.

1. Malévola (2014)

O primeiro dos filmes da Malévola mostra que ela era uma fada boa e protegia o povo contra os humanos. Porém, apaixonou-se por um humano, Stefan, que tinha a ambição de se tornar rei. O monarca do reino humano declara que quem matar Malévola se torna rei ao se casar com a princesa.

Stefan tenta matar a fada, mas não consegue. Para provar que ela “morreu”, ele corta as asas e as entrega ao rei. Malévola sobrevive com o coração partido e se sentindo traída, mudando totalmente de personalidade. Anos mais tarde, ela descobre que Stefan tem uma filha, Aurora.

Assim como no desenho, a vilã amaldiçoa a princesa. Diferentemente da versão animada, Malévola acompanha todo o crescimento de Aurora e se afeiçoa a ela. Por isso, tenta remover a maldição, mas sem sucesso. Então, ela leva o príncipe Phillip ao castelo, mas nem o beijo dele acorda a garota.

Malévola pede desculpa e dá um beijo na testa da princesa, que acorda. O amor materno que a fada sente pela menina é forte o bastante para acabar com a maldição. Stefan ainda tenta matá-la, mas Aurora encontra as asas dela e as devolve, permitindo que ela vença a batalha e ambos reinos fiquem em paz.

2. Malévola: Dona do Mal (2019)

Na sequência Malévola: Dona do Mal, Aurora decide se casar com Phillip. Os pais do garoto ainda acham que Malévola é uma vilã. Apesar de ser contra a união, a fada decide ir com a princesa para um jantar com a família do príncipe. Tudo dá errado na ocasião, e a fada fica machucada.

Aurora fica em dúvida sobre as intenções da “fada madrinha”. Durante a fuga, Malévola é resgatada por uma comunidade de seres mágicos como ela, que acreditam que ela é importante para a resolução do conflito com os humanos. Enquanto isso, a princesa descobre que a mãe de Phillip tem um grande ressentimento com o povo das fadas.

As fadas e os humanos entram em batalha. Malévola quase derrota a mãe de Phillip. Aurora pede para ela a poupar, o que é desfavorável porque a rainha mata a fada, transformando-a em pó. Felizmente, as lágrimas da menina revivem-na.

A mãe de Phillip é derrotada, e ele forja um acordo de paz entre os dois povos. Aurora casa-se com ele, e Malévola decide retornar ao próprio povo, prometendo voltar quando o primeiro filho do casal nascer.

Gostou de saber a história de uma das vilãs mais icônicas da Disney? Após conferir este conteúdo, acesse o site da Ri Happy para encontrar diversos itens incríveis do universo dos contos de fadas.

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: