Imagem da princesa Cinderela com o príncipe

Princesa Cinderela: você conhece tudo sobre a dona do sapatinho de cristal?

Sapatinho de cristal, vestido azul, cabelos loiros: certamente, você pensou na princesa Cinderela, não é mesmo? Parte da infância de várias gerações, essa história foi lançada pela Disney em 1950, mas a origem é ainda mais antiga e desconhecida.

Quer saber tudo sobre a Cinderela? O blog Modo Brincar pode te ajudar! Montamos um guia completo sobre a princesa, contando um pouco sobre os filmes e os personagens. Assim, você pode maratonar todos com a criançada. Vamos lá?

1. Cinderela (1950)

Hoje, com tantas princesas no universo da Disney, não dá para imaginar o começo de tudo, certo? A Cinderela foi a segunda personagem lançada pela companhia, 13 anos depois da Branca de Neve. Como a história dela tem várias origens, eles decidiram usar o conto de Charles Perrault, um dos mais aceitos.

O primeiro filme da Cinderela mostra um pouco sobre a vida da princesa. Depois de perder o pai, ela passa a viver com a madrasta e as meia-irmãs, que não são muito gentis com a garota. Para morar na casa que pertence à família, ela precisa fazer tarefas domésticas.

Quando o príncipe do reino resolve dar um baile, Cinderela fica empolgada e quer comparecer no evento, porém, a madrasta exige que ela termine todos os trabalhos e arranje um vestido bonito. Ela faz isso, mas a mulher e as filhas rasgam a roupa da garota, e ela fica desolada.

É nesse momento que aparece a Fada Madrinha para transformar a princesa Cinderela e torná-la irreconhecível para a família. Ela vai ao baile e encanta o príncipe, mas precisa ir embora antes da meia-noite por conta do feitiço. Sem saber quem ela é, Encantado a busca pelo reino. A madrasta esconde Cinderela, mas ele acha a garota, e os dois se casam.

2. Cinderela II: Os Sonhos se Realizam (2002)

Como todas as princesas da Disney, Cinderela conquistou o público, por isso, todos queriam uma nova história da garota que virou parte da realeza. Então, em 2002, a Disney lançou uma animação sobre a personagem. Nela, Jaq e Tata, os ratinhos amigos da garota, resolvem montar um livro para mostrar a vida após o casamento.

São três histórias sobre a vida da princesa. Na primeira, Cinderela tenta se adaptar à posição de anfitriã do castelo, tendo que direcionar os empregados. Já na segunda, Jaq acredita que, por ser pequenininho, não pode ajudar a amiga humana da melhor maneira.

Por isso, a Fada Madrinha o transforma em um humano, mas após várias aventuras, ele percebe que a melhor maneira de ajudar a princesa Cinderela é sendo ele mesmo. Na última história, Anastasia, uma das meia-irmãs, se apaixona por um padeiro do reino.

Isso causa revolta na mãe, e Anastasia precisa ficar contra ela pela primeira vez na vida. No final, a garota fica com o padeiro e vive feliz. Jaq e Tata entregam o livro para Cinderela, que fica muito feliz e começa a ler.

3. Cinderela III: Uma Volta no Tempo (2007)

Depois de um ano casados, Cinderela e Encantado decidem celebrar as bodas com uma festa. Enquanto isso, Anastasia e Drizella, as meia-irmãs da princesa, estão tendo uma vida infeliz com a mãe, por isso, a primeira rouba a varinha da Fada Madrinha.

Ela entrega o artefato para a mãe, que faz um feitiço para reverter os acontecimentos do primeiro desenho da Cinderela. Agora, o sapatinho de cristal serve em Anastasia, e ela se torna princesa. Porém, Cinderela está convencida de que o príncipe sabe quem ela é.

Ela está certa em relação a isso, mas a madrasta usa a varinha para fazê-lo esquecer o assunto. Cinderela tenta arquitetar planos para pegar o artefato de volta, mas é mandada embora. Jaq e Tata contam ao príncipe sobre a amiga, e ele corre para salvar a amada.

A madrasta ainda tenta um novo plano e transforma Anastasia em Cinderela. Porém, no casamento dos dois, a menina revela quem é, enfurecendo a mãe, que tenta atacá-la. A princesa Cinderela e os outros salvam a meia-irmã, e todos vivem felizes para sempre mais uma vez.

4. Cinderela (2015)

A Disney está sempre pensando em maneiras de trazer as histórias mais famosas para a nova geração. Por isso, lançou alguns live actions dos filmes. Nesse caso, a produção é feita com pessoas de verdade, em vez de desenho animado. 

Em 2015, foi lançado o live action da Cinderela, a princesa da Disney e sucesso entre a criançada. A história é basicamente a mesma do primeiro desenho animado, acompanhando a jornada da garota até se tornar esposa do príncipe encantado. 

O filme se tornou um queridinho dos fãs pelo visual incrível, especialmente pela cena em que a Fada Madrinha transforma o vestido da princesa Cinderela para o baile. Assim como os desenhos animados, esse longa está disponível no Disney+.

Viu só? A princesa Cinderela é uma das mais queridas pelos fãs da Disney. Depois de conhecer mais sobre ela, que tal acessar a Ri Happy para encontrar diversos itens temáticos da personagem e das outras princesas? Aproveite!

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: