Quem tem criança em casa ou convive com os pequenos deve conhecer algum youtuber infantil. Os vídeos divertidos, que capturam a atenção da criançada, se tornaram verdadeiros fenômenos, por isso, muitos papais estão em alerta com essa movimentação.
Pensando nisso, o blog Modo Brincar montou um guia completo sobre a relação de crianças e youtubers. Por aqui, vamos dar algumas dicas para os papais que estão com dúvidas em relação a como regular o tempo e os vídeos que as crianças acompanham. Confira!
Por qual motivo o YouTube infantil faz tanto sucesso?
Um dos principais atrativos dos vídeos do YouTube infantil é a variedade de assuntos disponíveis. São animações, tutoriais sobre brinquedos, programas, entre outros. Além disso, eles são produzidos em diferentes anos, países e línguas, o que torna tudo muito mais divertido para os pequenos.
Outra vantagem do YouTube para criança é que ele pode ser facilmente acessado, sendo uma ótima alternativa para todas as idades. Além disso, é uma plataforma que, na maioria dos casos, não tem custos, diferentemente de serviços de streaming e TV a cabo.
Essa também é uma forma das crianças interagirem com amiguinhos ou parentes próximos. Isso porque, conforme eles assistem aos vídeos do youtuber infantil preferido, podem conversar sobre o que viram. Imagina que bacana se eles discutirem os pontos mais legais de cada programa.
Quais são os prós e os contras dos youtubers infantis?
Os vídeos para criança no YouTube possuem muitos prós. Em muitos casos, os profissionais que fazem os programas contam com uma equipe especializada (com pedagogos, professores e psicólogos, por exemplo) para se adequarem aos espectadores mirins.
Em vídeos assim, o material produzido tem uma boa dose de criatividade, brinca com o faz de conta, explora o lúdico, instiga o conhecimento pelas ciências, traz ensinamentos sobre a natureza e os animais, desperta a curiosidade pela história, mostra a importância de estudar, etc.
Do mesmo jeito, vídeos com conteúdo sem pesquisa podem ser prejudiciais para a criançada. Eles podem estimular comportamentos inadequados, como consumismo exagerado e desrespeito com os mais velhos, ou até expor os pequenos a assuntos inadequados à idade. Por isso, vale tomar cuidado e estar sempre atento ao que eles veem.
Dicas para controlar o tempo e os conteúdos vistos pela criançada
Depois de conhecer alguns detalhes sobre o YouTube de criança, está na hora de entender como controlar o tempo e os conteúdos que os pequenos acompanham. Separamos algumas dicas bacanas sobre o assunto.
1. Determine um tempo para acesso à plataforma
Com a rotina corrida, pode ser um pouco difícil acompanhar o tempo que a criançada fica no meio digital. Mesmo assim, é importante definir um período diário para acesso aos vídeos do youtuber infantil. Durante a semana, por exemplo, ele pode ser equivalente a 30 minutos, já no final de semana, um pouco mais.
Essa definição ajuda os pequenos a entenderem qual é o momento da rotina para o lazer e qual é indicado para as atividades escolares ou para a família. Para completar, isso também reduz as chances de surgirem hábitos prejudiciais, como o de conferir os canais durante o almoço ou na hora de dormir, momentos essenciais do dia a dia dos pequenos.
2. Dê preferência ao YouTube kids
Você sabia que existe um aplicativo específico do YouTube para vídeos infantis? Nele, todos os conteúdos são voltados exclusivamente para os pequenos. Pais, tios, avós e demais familiares ainda podem indicar a faixa etária da criança que está acessando.
Com os filtros automatizados da plataforma, é possível escolher o conteúdo e bloquear aqueles inadequados. Além disso, você pode controlar o tempo de uso e ainda ajudar no desenvolvimento de hábitos digitais saudáveis. É só baixar no Google Play ou no App Store.
3. Assista aos vídeos com os pequenos
Sabe qual é a melhor maneira de controlar quando o seu filho quer assistir ao youtuber infantil preferido? Vendo o conteúdo com ele. Além de ser uma solução rápida e prática, é um jeito de passar um tempo de qualidade com o pequeno e saber um pouco mais sobre os gostos dele.
Com esse tempinho, você também pode avaliar o conteúdo dos vídeos que a criança vê e definir se é algo recomendado para ela. Todo cuidado é pouco, não é mesmo?
Pronto! Agora, você entende tudo sobre o YouTube indicado para a criançada. Que tal aproveitar para conferir o canal da Ri Happy? Temos conteúdos superbacanas sobre brinquedos incríveis para os pequenos. Não deixe de dar uma olhadinha nos outros artigos do nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre o universo infantil e a maternidade.