Youtuber infantil: influência sobre as crianças

5 MINUTOS DE LEITURA
2661
crianças olhando para notebook em cima da mesa representando o que é youtuber infantil

Com o crescimento das redes sociais e das plataformas de vídeos, a criançada passou a consumir entretenimento na internet. Se você convive com os pequenos, deve conhecer algum youtuber infantil, por exemplo.

Esses influenciadores criam vídeos infantis no YouTube que atraem a atenção das crianças. No entanto, é preciso tomar cuidado. A equipe do blog Modo Brincar reuniu dicas para você regular o tempo e tornar essa experiência mais saudável. Confira!

Por que o YouTube infantil faz tanto sucesso? 

Os youtubers infantis criam conteúdos interativos, como animações com cores vibrantes, tutoriais sobre brinquedos e muito mais, para diferentes faixas etárias. Alguns incorporam elementos educacionais de forma envolvente, que contribui para o aprendizado de maneira descontraída. 

Outro ponto atrativo do YouTube para crianças é que, geralmente, o acesso aos conteúdos é gratuito e fácil para todas as idades. A plataforma ainda incentiva a participação ativa por meio de desafios e perguntas. 

Ao assistir aos vídeos do youtuber infantil preferido, os pequenos podem sentir vontade de trocar ideias. Isso aumenta a socialização entre os amigos e os familiares. 

Prós e contras dos youtubers infantis

As crianças identificam-se com o youtuber infantil de que mais gostam e podem ser influenciadas de maneira positiva ou negativa por ele. Dependendo do conteúdo, isso pode colaborar ou prejudicar o desenvolvimento. Os youtubers que produzem vídeos com o auxílio de pedagogos, psicólogos e professores oferecem conteúdos adequados e benéficos para o público mirim. 

Um vídeo educativo do YouTube infantil com uma pitada de criatividade e divertimento, desperta a curiosidade e instiga o aprendizado. Por outro lado, um vídeo sem base pedagógica pode prejudicar o aprendizado e estimular comportamentos inadequados. 

O youtuber infantil ainda pode incorporar publicidade disfarçada aos vídeos e desenvolver o consumismo exagerado. Outro comportamento negativo é reproduzir atos desrespeitosos com as pessoas. Por isso, todo cuidado é pouco.

crianças sentadas no sofá sorrindo para notebook no colo representando o que é youtuber infantil

Dicas para o acesso ao YouTube ser seguro e saudável

A experiência das crianças no YouTube pode ser agradável, divertida e agregar valor educativo, mas é preciso ficar de olho. A equipe do blog Modo Brincar separou algumas dicas para aplicar no dia a dia. Confira!

1. Controle o tempo de tela 

Controlar o tempo on-line é fundamental para garantir equilíbrio entre as atividades importantes no dia a dia das crianças. Estabeleça um período diário para elas assistirem os vídeos dos youtubers.

Durante a semana, por exemplo, você pode determinar de 30 minutos a 1 hora e liberar um pouco mais aos finais de semana. Essa regra ajuda os pequenos a compreender a importância de cultivar bons hábitos desde cedo.

2. Explore o YouTube Kids 

Você sabia que existe um aplicativo projetado especialmente para crianças? No YouTube Kids, é possível aplicar filtros para bloquear conteúdos impróprios para a idade. 

Além disso, é possível estabelecer o tempo de utilização para as crianças terem uma experiência digital equilibrada. Basta baixar o aplicativo no Google Play ou no App Store e programá-lo.

3. Participe ativamente 

Com a rotina corrida do dia a dia, às vezes, é difícil dar toda a atenção que a criançada precisa. Porém, é essencial reservar um tempo para interagir e aproveitar os momentos. Para isso, você pode assistir aos vídeos junto dos pequenos. 

Essa é uma solução prazerosa para supervisionar o conteúdo consumido e participar ativamente da vida das crianças. Aproveite e estimule a reprodução de vídeos educativos para melhorar a performance escolar.

4. Converse sobre segurança on-line

Apesar de todas as medidas, as crianças podem acessar conteúdos inadequados em outros dispositivos. Então, é importante conversar com elas e educá-las sobre a importância da segurança na internet.

Ensine a não compartilhar informações pessoais e relatar qualquer fato que as deixa desconfortáveis. Estabelecer diálogo aberto é fundamental para conquistar a confiança dos pequenos sobre qualquer assunto.

5. Incentive atividades ao ar livre

Se o consumo de vídeos for desequilibrado, os youtubers podem causar fascínio nas crianças e contribuir para a dependência digital, prejudicando as relações afetivas e a vida off-line. É importante criar uma rotina de atividades para promover a interação com a família e os amigos. 

Explore brincadeiras ao ar livre, como pular corda, brincar de esconde-esconde e jogar futebol. Além disso, quebra-cabeça e blocos de montar são passatempos lúdicos que estimulam o raciocínio lógico e a coordenação motora. 

Veja dicas de atividades infantis no blog Modo Brincar

Com essas dicas, as crianças assistem aos vídeos do youtuber infantil favorito de forma saudável e proveitosa. Aproveite para equilibrar o tempo na internet investindo em atividades artísticas. O blog Modo Brincar, ensina como pintar com aquarela. Confira e divirta-se!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *