Acampar na sala: 4 dicas para tornar esse momento ainda mais divertido

4 MINUTOS DE LEITURA
1318
Imagem de um adulto e uma criança fazendo um acampamento na sala

Acampar na sala é uma ótima maneira de quebrar a rotina e tornar a hora de dormir muito mais divertida. A atividade é perfeita para festas do pijama ou aquele momento diferente em família. Quer saber como montar o seu acampamento em casa? Vem com o blog Modo Brincar e descubra!

1. Monte as barracas 

As barracas são os principais itens de acampamento. Elas podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos, acomodando mais de quatro pessoas. Porém, se você não tiver esse equipamento em casa, uma maneira divertida é montá-lo usando lençóis.

Para aprender como acampar com barraca de lençol, você vai precisar de algumas hastes ou corda que sirva como um varal. Ambos fazem a sustentação do lençol, criando uma cobertura. Você pode usar os próprios móveis como apoio para essa base. Veja um passo a passo usando as cordas:

  1. estique o lençol no chão para ter uma ideia das medidas corretas dele;
  2. fixe as cordas em pontos estratégicos do ambiente, visando que uma parte do lençol forme uma ponta para cima;
  3. certifique-se de que a sustentação esteja firme o bastante antes de colocar o lençol;
  4. coloque o lençol com cuidado e veja se precisa de algum ponto extra para ajudar na sustentação;
  5. crie uma porta usando outro lençol fixado na parte aberta da barraca com fitas.

O número de barracas depende muito do que você está planejando ao acampar dentro de casa. É possível criar “camas” para cada convidado ou fazer uma grande tenda para os pequenos aproveitarem ao máximo a companhia uns dos outros.

2. Deixe o ambiente mais aconchegante e divertido

Depois de montar a barraca, é hora de deixar o espaço mais confortável. Afinal, acampar na sala tem que ser muito aconchegante. Para isso, adicione almofadas, colchões, mantas, cobertores, travesseiros, entre outros itens.

Além disso, é possível adicionar elementos que deixam a barraca bonita. Uma ideia interessante para acampar com todo o estilo é adicionar luzinhas natalinas por toda a extensão. Assim, os pequenos terão uma iluminação para se divertir durante a noite.

Você ainda pode adicionar itens de decoração temática caso o acampamento na sala aconteça próximo de alguma data específica ou o pequeno prefira algo especial. Se a criançada quiser algo de Star Wars, por exemplo, desenhos de naves, estrelas e planetas podem completar a barraca.

Imagem de um adulto e uma criança fazendo um acampamento na sala

Para as refeições, é bacana disponibilizar algumas mesinhas e cadeiras por perto. Assim, os pequenos podem sentar, aproveitar o cardápio e evitar que as barracas fiquem sujas.

Ao acampar na sala, a criançada provavelmente vai querer fazer as refeições ali mesmo. Por isso, é bacana montar um cardápio especial para a ocasião. O ideal é escolher alguns alimentos rápidos, já que os pequenos vão querer voltar para a brincadeira o mais depressa possível.

Pipoca, biscoitos e pedaços de frutas podem fazer parte desse cardápio. Dependendo da época do ano, você pode servir uma bebida quente ou fria. Lembre-se de deixar água perto dos pequenos para eles se manterem sempre hidratados.

4. Organize uma programação de atividades

Toda ocasião fica mais divertida com brincadeiras. Por isso, ao acampar na sala com os pequenos, que tal montar uma programação de atividades? Uma das mais bacanas é a contação de história, bem comum nos acampamentos. Você pode contar alguma diretamente de um livro ou optar por deixar que a criançada construa a narrativa.

Jogos de tabuleiro também são ótimas alternativas para entreter a criançada durante o acampamento. Outra opção bacana é usar a lanterna para fazer um teatro de sombras na parede ou na própria barraca. Os pequenos vão dar boas risadas.

Outra brincadeira superdivertida para o acampamento é a caça ao tesouro. Você pode espalhar algumas pistas pelo ambiente e deixar a criançada descobrir onde está o grande tesouro escondido. É bacana conectar à busca com as histórias contadas, por exemplo. O nível de dificuldade das dicas é determinado de acordo com a faixa etária das crianças.

Também é possível fazer uma maratona de filmes com a criançada. Basta levar o notebook, o celular ou o tablet para a barraca e escolher quais longas assistir. Se quiser uma experiência de cinema, um projetor é uma ótima maneira de expandir a imagem na parede ou em um lençol esticado, improvisado como uma tela.

Agora, você já sabe como acampar na sala com os pequenos e se divertir muito. Aqui, no blog Modo Brincar, você encontra diversos conteúdos sobre brincadeiras, brinquedos, cultura pop, maternidade, infância e muito mais. Acesse e aprenda!

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *