Conheça 6 brincadeiras na piscina para se divertir com a criançada

4 MINUTOS DE LEITURA
691
crianças em boia na piscina

As brincadeiras na piscina são superdivertidas para os dias de calor e as aulas de natação. Você sabia que existem várias atividades para esse ambiente? 

A seguir, o blog Modo Brincar mostra seis exemplos muito legais de brincadeiras para fazer na piscina. Elas devem ser realizadas com supervisão dos adultos, que também podem participar. Confira!

1- Marco Polo

Marco Polo é um clássico entre as brincadeiras na piscina, quase como um pega-pega aquático. O ideal é que a atividade seja realizada com um grupo grande. O primeiro passo é definir o pegador. Isso pode ser feito por meio de um sorteio ou das decisões das próprias crianças.

O pegador tem os olhos vendados e vai atrás dos outros participantes. A localização acontece por meio dos sons: o pegador grita “marco”, e os outros, “polo”. Quem for pego primeiro ou sair da piscina se torna o próximo pegador. É uma das brincadeiras na piscina que treina a rapidez na hora de nadar.

2- Vôlei aquático

O vôlei é uma das modalidades esportivas mais bacanas que existem. Com as Olimpíadas, é comum que os pequenos tenham interesse nesse esporte. O vôlei aquático funciona basicamente da mesma forma. A única diferença é que a prática ocorre na água.

O objetivo é derrubar a bola na parte dos adversários. Quem consegue leva um ponto. Você pode seguir o sistema de pontuação do vôlei tradicional ou criar um próprio. O mais bacana dessa brincadeira é a possibilidade de jogar em dupla, grupos ou um contra outro.

3- Esponjas molhadas

Se você está procurando brincadeiras na piscina para se divertir, aposte em Esponjas Molhadas. Para realizá-la, você precisa de duas esponjas e dois baldes. É possível brincar em grupo ou duplas. O importante é ter duas equipes. 

Nessa brincadeira para brincar na piscina, a esponja é colocada em uma extremidade, e o balde na outra. Cada equipe deve colocar a esponja na água e levá-la até o outro lado. É possível ganhar o jogo de duas maneiras: enchendo o balde primeiro ou enchendo mais no período determinado. Use uma fita colorida para marcar o nível de água atingido pelos times.

4- Corrida de boias

A corrida de boias é outra brincadeira muito bacana para a piscina. Nela, podem participar quantas crianças couberem na área. Se houver mais participantes, você pode dividir a atividade em várias rodadas classificatórias e fazer uma final com os vencedores de cada uma.

Funciona da seguinte forma: cada participante ganha uma boia, possibilitando que todo o peso do corpo seja apoiado ali, com o modelo redondo com furo no meio. Todos os participantes são enfileirados na extremidade da piscina e devem nadar até o outro lado. Ganha quem chegar primeiro.

Família se divertindo e piscina

5- Moedas

Entre as brincadeiras na piscina, em Moedas, você precisa separar algumas moedas ou fazê-las utilizando materiais resistentes à água. É importante que cada uma tenha um valor diferente da outra. As crianças ficam posicionadas. Na largada, devem mergulhar e recolher quantas moedas puderem em um tempo determinado.

Finalizado esse tempo, é feita a contagem das moedas de cada participante. Ganha quem tiver mais pontos. Essa atividade treina as habilidades de natação e estimula a agilidade e o raciocínio lógico. Você pode variá-la, colocando algumas moedas surpresas, como “perde 5 pontos” ou “dê x moedas para o adversário”. 

6- Elefantinho colorido

Essa é a variação da brincadeira que pode ser feita fora da piscina. Todos os participantes se reúnem em uma das bordas da piscina. Uma pessoa fica no meio e é o pegador da rodada. Então, todos gritam “elefantinho colorido, podemos passar?”, o pegador responde “só se tiver uma cor”, e os outros retornam “qual cor?”.

Depois disso, o pegador define a cor da rodada. Quem tiver essa cor na roupa de banho, acessório de cabelo, item de piscina (boias, óculos, toucas, etc) pode passar para o outro lado. Os participantes que não tiverem devem tentar atravessar sem serem pegos. O primeiro a ser pego torna-se o novo pegador.

Gostou de conhecer essas brincadeiras na piscina? Após conferir este conteúdo, acesse o site da Ri Happy e encontre tudo que precisa para realizá-las. Aproveite que está por aqui e leia outros artigos com várias sugestões de atividades para curtir com a criançada.

Ver mais brinquedos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais