Conheça uma lista com 5 benefícios da natação infantil

5 MINUTOS DE LEITURA
1416
Imagem de um grupo de crianças aprendendo numa aula de natação infantil

Nadar é uma atividade física que agrada a todas as idades, principalmente a criançada, que se diverte bastante durante a prática. A natação infantil traz muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, por isso é um bom esporte para fazer parte da rotina deles.

O blog Modo Brincar sabe que a prática de atividades físicas é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, trouxemos uma lista com cinco benefícios da natação para crianças. Além disso, vamos contar algumas recomendações para os pequenos desfrutarem do esporte. Confira!

Natação infantil: uma prática superbenéfica

A natação é um dos esportes mais divertidos para a criançada. O contato com a água, a prática em conjunto e os exercícios são ótimos para o desenvolvimento em vários aspectos. Para exemplificar melhor, confira cinco benefícios dessa modalidade para os pequenos.

1. Estímulo do desenvolvimento motor

Que a natação faz bem para crianças você já sabe, mas já ouviu falar que esse esporte estimula o desenvolvimento motor? Não é à toa. Essa prática requer vários movimentos por parte dos pequenos, principalmente para cumprir os exercícios que os professores passam.

Pense assim: a criançada precisa combinar a movimentação dos braços e das pernas para se locomover dentro da piscina. Por isso, precisa haver um equilíbrio entre essas duas partes. Essa noção será muito importante para o desenvolvimento, ajudando futuramente outras atividades e tarefas. 

2. Fortalecimento da capacidade respiratória

Você já percebeu que a prática de atividades físicas é uma boa maneira de reforçar a imunidade? Esse não é o único benefício que os exercícios podem trazer. No caso da natação, a respiração é fundamental para completar os exercícios e realmente aprender a nadar.

Por isso, a natação infantil é uma excelente forma de fortalecer a capacidade respiratória dos pequenos e, por consequência, o diafragma. Ela também é uma boa alternativa para ensinar os pequenos a fazer a respiração correta.

Imagem de um professor de natação infantil ajudando uma criança

3. Combate à obesidade

O combate à obesidade é outro benefício da natação para a criançada. A atividade é divertida e gasta bastante caloria durante a prática, já que os pequenos precisam se movimentar constantemente para completar percursos e exercícios dentro da piscina.

Aliado a isso, a natação infantil é um esporte de baixo impacto. Isso significa que a probabilidade dos pequenos se lesionarem ou terem problemas associados à prática é bem mais baixa do que outras modalidades, como vôlei e futebol, por exemplo.

4. Facilidade de socialização

Engana-se quem pensa que a natação é um esporte praticado de maneira solitária. Por meio desse esporte, os pequenos podem criar vínculos com os amiguinhos durante as aulas, o que não só facilita a capacidade de socialização deles como a prática da modalidade em si.

Existe também a natação artística, que é uma modalidade olímpica. Nela, os esportistas usam uma mistura de nado e dança para performar coreografias sincronizadas. Caso se interessem pela prática, os pequenos terão bastante convívio com a equipe para aprender os movimentos.

5. Prevenção de acidentes

A segurança nunca é demais, não é mesmo? A natação infantil é uma ótima maneira de evitar acidentes envolvendo piscinas e praias. Isso porque os pequenos saberão os movimentos necessários caso uma situação de perigo aconteça com eles ou os amiguinhos.

Porém, atividades próximas a piscinas, mares, rios e lagos devem sempre ter a supervisão de um adulto. Saber nadar é uma prevenção, e não uma garantia. A presença constante de familiares, professores e responsáveis é a melhor maneira de fazer a criança se sentir segura.

Quais são os cuidados para a prática da natação infantil?

Após conhecer os benefícios da natação infantil, está na hora de saber quais são os cuidados para deixar os pequenos praticarem o esporte. Se a criança tem algum problema respiratório, é importante consultar o pediatra para ver se ele recomenda a prática da modalidade.

Outro ponto importante é secar bem a criançada depois das aulas, principalmente em piscinas de uso coletivo. Além disso, faça os pequenos usarem os equipamentos de proteção, como óculos, boias e toucas. Essas últimas, inclusive, ajudam a preservar o cabelo do contato constante com o cloro.

Depois das aulas, é fundamental agasalhar bem a garotada, especialmente nas épocas mais frias do ano. Considerando que várias academias de natação usam piscinas aquecidas, o choque de temperaturas pode favorecer gripes e resfriados. Lembre-se: o mais importante é que a criança se divirta com a prática, então vale conversar constantemente com ela para saber se gosta da modalidade.

Viu só? A natação infantil é uma ótima maneira de movimentar a criançada e ter momentos divertidos na rotina. Aproveite que está lendo esse conteúdo e confira as opções para praia e piscina da Ri Happy. Temos boias, baldes, piscinas infláveis e muito mais.

Fontes consultadas:

UNIMED FORTALEZA. 5 benefícios da natação infantil para o desenvolvimento do seu filho. Disponível em: https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/mamae-e-bebe/beneficios-da-natacao-infantil. Acesso em: 12 de julho de 2022

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *