Descubra quais são os benefícios de brincar de casinha na infância!

5 MINUTOS DE LEITURA
2039
crianças se divertindo representando como brincar de casinha

Você sabia que brincar de casinha pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil? Além de estimular a criatividade, o faz de conta contribui para o aprimoramento de diversas habilidades, como coordenação motora, atenção e raciocínio lógico.

Considerado uma das brincadeiras antigas mais populares do mundo, o passatempo consiste em um jogo de imitação, em que os pequenos reproduzem o que veem dos adultos no dia a dia. Justamente por isso, costuma envolver brinquedos que se assemelham a ambientes e objetos reais, como cozinhas com fogões, geladeiras e pias. 

Para você entender a importância e saber quais são os benefícios de brincar de casinha na infância, preparamos este artigo recheado de informações. Continue a leitura e confira! 

Benefícios de brincar de casinha para o desenvolvimento

Não é de hoje que brincar de casinha é um dos passatempos favoritos da criançada. Parte do imaginário popular, a brincadeira é passada de geração para geração, evoluindo junto da sociedade.

Ao brincar, os pequenos reproduzem tarefas do dia a dia de maneira lúdica, como cozinhar, limpar a casa, cuidar dos filhos e trabalhar. Dessa forma, a prática favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Veja os benefícios abaixo.

Contribui para imaginação e criatividade

Brincar de casinha nada mais é que criar histórias, narrar fatos do cotidiano e representá-los por ações e brinquedos. Ao fazer isso, as crianças desenvolvem a imaginação e a criatividade, habilidades importantíssimas para o desenvolvimento. 

Ao imaginar, os pequenos aprimoram a capacidade de resolver problemas, criando infinitas possibilidades para solucioná-los — uma ação que o ajuda ao longo de toda a vida. 

Favorece a interação social

Brincando de casinha, as crianças podem desenvolver noções de comunidade e compreender a importância de socializar. Ao reproduzir o cotidiano, os pequenos enxergam o papel do outro em suas vidas, aprendendo a lidar com as diferenças. 

Além de possibilitar o contato físico com outras crianças, o passatempo mostra aos pequenos como seguir em sociedade, dividindo tarefas e resolvendo conflitos.

Dá autonomia

Durante o passatempo, é possível ser quem e o que quiser. Na brincadeira, os pequenos são os únicos responsáveis pelas decisões, o que confere mais autonomia e contribui muito para o desenvolvimento infantil. 

Fora isso, o passatempo pode despertar novos interesses nas crianças, como o ato de cozinhar ou cuidar do próximo, o que pode ser refletido no futuro, na hora de escolher a profissão.

Estimula a coordenação motora

Sabia que brincar de fazer comida, dobrar roupas, varrer o chão e até servir a refeição para as bonecas pode estimular o desenvolvimento da coordenação motora das crianças?

Ao fazer diferentes movimentos com os brinquedos, os pequenos trabalham o sistema muscular, fortalecendo e controlando-o com mais precisão. Isso ajuda muito ao longo da vida, até para a realização de tarefas simples, como levantar da cama e escovar os dentes. 

Trabalha as emoções

A brincadeira é um excelente instrumento para trabalhar as emoções das crianças. Em um faz de conta, os pequenos costumam se sentir mais livres para expressar sentimentos.

Dessa forma, eles aprendem mais sobre as emoções e encontram novos caminhos para colocá-las para fora. Assim, podem descobrir como lidar melhor com elas, sem medo de recriminações ou julgamentos.

menina segurando boneca em cima da cama representando como brincar de casinha

Por que brincar de casinha com as crianças?

Com tantos benefícios, deu para entender a importância de brincar de casinha para o desenvolvimento infantil, né? Você pode colaborar com tudo isso incentivando a brincadeira em casa.

Além de estreitar os laços e criar memórias inesquecíveis, brincar com a família dará o impulso necessário para o pequeno aprimorar as habilidades. Afinal, assim, os pais ou os responsáveis podem validar as conquistas com afeto e atenção, mostrando o quão especial e importante é ver o desenvolvimento dele. 

Porém, com toda a correria, o dia a dia pode impossibilitar esses momentos. Por isso, a dica é separar ao menos 10 ou 20 minutinhos para oferecer um tempo de qualidade às crianças, dedicado somente a elas.

Ative seu #ModoBrincar e fique por dentro das novidades! 

E aí, gostou do conteúdo e já está por dentro de todos os benefícios de brincar de casinha para o desenvolvimento infantil? Então, que tal aproveitar o tempo livre para conferir as novidades no blog #ModoBrincar? Em meio aos artigos, você encontra conteúdos sobre maternidade, brincadeiras, brinquedos e muito mais. Aproveite! 

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *