Brincar de médico: confira tudo sobre essa brincadeira

4 MINUTOS DE LEITURA
1550
criança brincando de médico.

A criançada está sempre de olho em tudo que os adultos fazem. Em qualquer fase da infância, é comum ter interesse em imitar ou até entender várias ações observadas no dia a dia. Por isso, brincar de médico é uma atividade que eles gostam bastante.

Brincando de médico, as crianças conhecem vários conceitos importantes para o futuro. Pensando nisso, o blog Modo Brincar reuniu um conteúdo especial sobre essa brincadeira, falando sobre como realizá-la e o que ela ensina para a criançada. Confira!

O que brincar de médico ensina para a criançada?

Brincar de médico na infância é mais que apenas uma atividade superdivertida. O ato já é algo muito importante para o desenvolvimento dos pequenos, emocional ou motor. Tudo relacionado ao faz de conta estimula a imaginação e a criatividade infantil.

Esse é o caso de brincar de médico. Os pequenos também exercitam a memória para copiar os comportamentos observados por parte dos médicos no convívio. A brincadeira ainda serve como preparação para a criançada.

Pense assim: a ida ao médico, especialmente, nas primeiras vezes em que as crianças compreendem o espaço, é um momento novo e cheio de desafios. Brincando de médico na educação infantil, essa ocasião prepara os pequenos para o que pode acontecer nesse lugar diferente. 

Por isso, é bem bacana que a brincadeira seja direcionada, com a orientação dos adultos, mas sempre deixando os pequenos terem autonomia para usar a criatividade na hora de se tornarem médicos ou médicas. Inclusive, essa atividade pode inspirá-los a escolher essa carreira para o futuro. 

5 dicas para organizar a brincadeira de médico

Como você viu, brincar de médico na educação infantil é superpositivo para a criançada. Que tal entender como organizar essa brincadeira? A seguir, confira cinco dicas para deixar a atividade ainda mais divertida.

1. Monte um “consultório”

Para aprender como brincar de médico, comece montando um “consultório” para a criançada. Vale usar qualquer espaço disponível na casa. Se não tiver um cômodo vago, você pode montar uma estrutura com papelão ou outro material. Lembre-se de colocar uma mesa e uma cadeira para as “consultas”.

Criança brincando com estetoscópio de brinquedo.

2. Separe os materiais

Vários brinquedos de médico imitam os instrumentos reais usados pelos profissionais da saúde. Você pode optar por uma maleta completa, com estetoscópio, seringa, termômetro e outros apetrechos. Também há bonecos que vêm com itens para exame e diagnóstico.

3. Defina os papéis de cada criança

Em brincadeiras coletivas, é bacana definir quem será quem na atividade, mas a criançada pode variar os papéis ao longo da diversão. Normalmente, existem três personagens principais: médico, enfermeiro e paciente. Veja com cada criança qual papel ela quer performar primeiro.

Vale trazer alguns itens para a criançada se fantasiar ao brincar de médico, como jalecos, blusas que simulam as roupas utilizadas pelos profissionais da saúde, etc. O importante é que os pequenos fiquem confortáveis para se divertir muito.

4. Simule as “consultas” e os “procedimentos”

Hora do show! Organize a criançada para simular as “consultas” e os “procedimentos”. Nesse momento, é só deixar a criatividade dos pequenos fluir. Eles podem identificar os sintomas, receitar os remédios, fazer alguns curativos e até suturas de mentirinha.

5. Promova o aprendizado na brincadeira

Aprender brincando é sempre divertido. Por isso, ao brincar de médico, é bacana promover esse aprendizado. Pode ser algo relacionado aos temas da saúde, como alimentação saudável ou higiene, e ao corpo humano, sobre órgãos, ossos, tecidos, etc.

Esse também é um ótimo momento para estimular o aprendizado emocional dos pequenos. A brincadeira é perfeita para ensinar sobre compaixão, gentileza, cuidado e outros sentimentos muito importantes para a infância e a vida adulta. 

É fundamental respeitar os limites da criança, assim como em qualquer brincadeira. Simule situações de aprendizagem que deixem todos os pequenos confortáveis e felizes. Ao brincar de médico, a diversão de forma educativa é o principal foco.

Ative seu #ModoBrincar e acesse o site da Ri Happy!

Brincar de médico é superdivertido e ensina muitas coisas às crianças. Depois de conferir este conteúdo, acesse o site da Ri Happy e confira opções de brinquedos para essa atividade na seção de Faz de Conta. Aproveite para ler outros conteúdos sobre o universo infantil no blog Modo Brincar.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *