Saiba como escolher os melhores brinquedos para crianças de 4 anos

5 MINUTOS DE LEITURA
4534
Brinquedos interessantes para 4 anos|
Menina brinca com massinha de modelar

Cada fase da infância é especial e única. Todas as experiências adquiridas nesses momentos são muito importantes para o desenvolvimento. Por isso, na hora de comprar brinquedos para crianças de 4 anos, é importante buscar opções interessantes e adequadas para a faixa etária.

O blog Modo Brincar te ajuda a encontrar brinquedos interessantes para 4 anos. Por aqui, vamos contar um pouco mais sobre essa fase e quais são os interesses da criançada. Além disso, listamos 8 exemplos de itens para deixar a hora de brincar muito mais divertida. Confira!

Como é a fase dos 4 anos?

Para escolher os brinquedos para 4 anos, é essencial conhecer mais sobre esse momento. Nessa idade, a criançada começa a explorar o ambiente, as relações e as brincadeiras de forma mais ativa. Além disso, os pequenos apresentam um melhor desenvolvimento motor, o que ajuda tanto na hora de se divertir quanto no aprendizado.

Falando em aprendizado, essa é uma fase em que os pequenos estão supercuriosos em relação a tudo. Eles farão perguntas e demonstrarão interesse em aprender mais sobre o mundo que os rodeia. É também o momento em que eles passam a se expressar melhor, mas ainda precisam de explicações e direcionamentos.

Em relação à brincadeira, é um momento em que os pequenos gostam de estar próximos dos amiguinhos e aceitam melhor regras simples de jogos. Além disso, conseguem focar melhor sua atenção durante a atividade, mas é bacana variar na programação.

Por esse motivo, é legal optar por brinquedos para 4 anos que estimulam habilidades e auxiliam o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e intelectual. Nossa principal dica é apostar em itens que contribuam para a memória, o raciocínio, a criatividade e a coordenação motora.

Confira uma lista com 5 brinquedos para crianças de 4 anos

Agora que você já conhece mais sobre essa fase, está na hora de escolher os brinquedos para 4 anos educativos, interessantes e superdivertidos. Para te ajudar, trouxemos cinco sugestões que fazem sucesso com a garotada. Confira mais sobre eles:

1. Massinha de modelar

A massinha de modelar é um dos exemplos de brinquedos para crianças com 4 anos. É um sucesso na primeira infância e, aos quatro anos, as crianças já interagem bastante com a atividade, construindo personagens, misturando cores e até controlando o nível de bagunça. 

Existem diversos benefícios de escolher a massinha. Ela permite a expressão das emoções, assim como explora a concentração. Para a coordenação motora fina, os movimentos também são super-ricos. Nossa dica para enriquecer a brincadeira é se envolver na narrativa que o pequeno criou, estimulando a criatividade.

menino se divertindo com o avô com brinquedo para criança de 4 anos

2. Jogo da memória

Entre os melhores brinquedos para crianças de 4 anos está o jogo da memória. Além de desenvolver diversas habilidades, como confiança e autonomia, ele é superdivertido. Seu principal benefício é o estímulo ao raciocínio lógico, já que os pequenos buscam formas e figuras similares entre várias opções que aparecem ao longo da partida. 

A versatilidade é uma das principais características do jogo da memória. Por isso, é bacana escolher um modelo com temática que chame a atenção dos pequenos. Se eles são apaixonados por super-heróis, por exemplo, um item dos heróis preferidos pode deixar tudo mais divertido.

3. Lego

Outra opção entre os brinquedos para crianças de 4 anos é o famoso Lego. Existem diversas versões indicadas para diferentes faixas etárias, e as peças pensadas para a criançada nessa fase têm o tamanho e o formato que garantem segurança durante a brincadeira.

Com esse brinquedo legal, os pequenos podem trabalhar o raciocínio espacial, a imaginação e a consciência sobre proporções. O Lego também é superversátil, já que possui modelos temáticos. Então, vale escolher um que seja do gosto dos pequenos.

4. Caixa registradora

A caixa registradora é um dos exemplos mais interessantes de brinquedos para crianças de 4 anos. Isso porque a garotada gosta de imitar os adultos e suas atividades, e esse item permite fazer justamente isso. O maior benefício dessa brincadeira é iniciar a educação financeira dos pequenos.

Essa educação vem por meio da interação com calculadora, dinheiro fictício, cartões e métodos de pagamento. Além disso, com esse brinquedo, a criançada aprende mais sobre as funções do profissional que vê no supermercado.

5. Livros

Se existe uma companhia para toda a vida, são os livros. Com várias versões interativas que vêm com texturas, formas e sons, são campeãs entre as preferências de brinquedos para crianças de 4 anos. Essa fama não é à toa! A leitura é essencial no processo de alfabetização. 

Para escolher a história apropriada, é legal apostar em obras com temáticas que os pequenos possam se interessar e que tenham o conteúdo adequado para suas habilidades de compreensão. Dessa forma, a criançada terá sua criatividade estimulada e poderá se divertir com a trama, além de se conectar com quem está lendo.

Viu só? É muito fácil escolher os brinquedos para crianças de 4 anos. Aqui, na Ri Happy, temos vários modelos para essa faixa etária. Aproveite também para checar todos os conteúdos sobre o universo infantil no blog Modo Brincar.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *