Como ajudar o bebê a engatinhar: dicas para estimular e os benefícios da prática

6 MINUTOS DE LEITURA
1729
Imagem de uma pessoa ajudando um bebê a engatinhar

Você sabia que descobrindo como ajudar o bebê a engatinhar, é possível contribuir para o desenvolvimento dele? Além de ser uma etapa para lá de especial para mães e pais, a prática ajuda a criança a adquirir habilidades importantes para toda a vida, como coordenação motora, equilíbrio e noção espacial.

Por isso, se você tem um bebê prestes a engatinhar e quer ajudá-lo nesse processo, não se preocupe. Neste artigo, trouxemos algumas dicas sobre como estimulá-los e quais são os verdadeiros benefícios da prática. Confira! 

Com quanto tempo o bebê começa a engatinhar?

Com quantos meses o bebe engatinha? De acordo com Documento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é esperado que o pequeno já esteja engatinhando no oitavo mês. Isso porque, geralmente nesse período, ele já tem força nos ombros, nos braços, nas costas e no tronco para ficar deitado de barriga para baixo com a cabeça erguida.

Entretanto, vale ressaltar que cada um possui individualidades próprias e, assim como outros marcos no desenvolvimento, o ato de engatinhar pode ocorrer um pouco antes ou depois e até nunca acontecer. Por isso, a dica é ter paciência, consultar um médico, ajudá-los no processo e não se desesperar.

Existe um jeito certo?

Da mesma forma que cada criança tem o próprio ritmo para começar, o modo como engatinham também pode variar. Com certeza, você já viu algum bebê engatinhando de ladinho ou arrastando a barriguinha contra o chão para se movimentar. Apesar de não ser a maneira “clássica”, é um jeito certo de engatinhar. 

Essas variações acontecem porque, assim como para dormir, a criança procura uma maneira mais confortável para realizar os movimentos. Nesses casos, você até pode procurar um especialista para se certificar de que é seguro, mas não precisa se desesperar. 

Como estimular o bebê a engatinhar?

Uma maneira de saber que seu bebê está pronto para engatinhar é reparar nos movimentos dele durante o dia a dia. Normalmente, quando começam a se levantar e se apoiar sozinhos ou se balançam para frente e para trás apoiados nos braços e nas pernas, os pequenos já estão preparados para se movimentar.

Nesse momento, você pode buscar dicas para estimulá-los. Porém, antes de descobrir como ensinar o bebê a engatinhar, é importante consultar um pediatra. Da mesma forma, é fundamental garantir que a área onde serão praticados os movimentos esteja segura. 

Você pode investir em um tapete para o bebe engatinhar, que normalmente possui ação térmica e uma camada grossa emborrachada que evita o atrito com o chão e protege o bebê. Feito isso, você pode ajudá-lo das seguintes formas.

  • Seja um trampolim: posicione seu braço no chão por trás dos pés do bebê e deixe ele empurrá-lo para começar os movimentos;
  • Dê impulso: de leve, empurre os pezinhos do pequeno, dando impulso para ele começar a engatinhar;
  • Incentive-o: de frente para o bebê, sente-se fazendo caretas divertidas para incentivá-lo a ir até você. Você ainda pode alternar a careta com um espelho ou algo que desperte o interesse da criança, estimulando-a a engatinhar na direção;
  • Utilize brinquedos: posicione um dos brinquedos favoritos do bebê um pouquinho fora de alcance e estimule-o a pegá-lo ou invista em passatempos com movimentos, como carrinhos, para o pequeno engatinhar atrás deles. 

Imagem de um homem brincando no chão com um bebê

Principais benefícios de engatinhar 

Agora que você já sabe como ajudar o bebê a engatinhar, nada é melhor que conhecer os principais benefícios da prática, né? Venha com a gente e confira as vantagens de estimulá-los. 

Desenvolvimento físico

Ao descobrir como ajudar o bebê a engatinhar, você pode contribuir para o desenvolvimento físico dele como um todo. Isso porque a prática ajuda a estimular os músculos da cabeça, do pescoço, dos braços, das costas e das pernas, enquanto contribui para a coordenação e o equilíbrio. 

Além disso, engatinhar ajuda o pequeno a adquirir habilidades motoras grossas, que são a base para movimentos simples como andar, correr e pular, bem como favorece as habilidades motoras finas, que envolvem o fortalecimento dos músculos menores e são importantes o manuseio de objetos. 

Desenvolvimento cognitivo

Estimular o ato de engatinhar também favorece o desenvolvimento cognitivo da criança. A razão disso é que, durante a prática, o cérebro precisa processar a audição, a visão e o movimento simultaneamente, o que estimula o funcionamento dos dois hemisférios cerebrais (direito e esquerdo). 

Aperfeiçoamento da visão

Quando o bebê engatinha, a visão dele também é aperfeiçoada. Durante a prática, a criança precisa olhar ao redor para se localizar e, depois, focar a atenção nas mãos e nos pés para realizar os movimentos. Com isso, a capacidade de enxergar de perto e de longe é estimulada e traz benefícios a longo prazo, por exemplo, na hora de copiar coisas do quadro-negro na sala de aula.

Compreensão espacial

Justamente por contribuir para a visão, engatinhar também ajuda a criança a obter maior compreensão espacial. Ao realizar os movimentos, o pequeno passa a compreender o mundo ao redor e a própria posição dentro dele. Isso é fundamental ao longo da vida, principalmente para a autopreservação e o conhecimento sobre o mundo.

Autoconfiança

Outro benefício de descobrir como ajudar o bebê a engatinhar é trabalhar a autoconfiança dele. Isso porque, por meio da prática, o pequeno pode conhecer os próprios limites e potenciais, o que o ajuda a assumir riscos e aprender a lidar com a superação. 

À medida que engatinham, os bebês se tornam mais experientes e descobrem mais sobre o seu próprio eu frente ao mundo. Isso dá aos pequenos mais confiança para tentarem coisas novas, inclusive, para andar

#ModoBrincar: acompanhe as novidades! 

Gostou do conteúdo e já sabe como ajudar o bebê a engatinhar? Que tal garantir mais dicas e informações sobre desenvolvimento infantil? Acompanhe o blog #ModoBrincar e fique por dentro das novidades! 

Fontes consultadas: 

INSTITUTO NEUROSABER. Benefícios de engatinhar para o desenvolvimento do bebê. Artigos, [S. l.], p. 1, 9 nov. 2020. Disponível em: https://lavembebe.com.br/blog/como-incentivar-o-bebe-a-engatinhar/. Acesso em: 10 ago. 2022.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *