Os brinquedos de mobilidade são ótimos aliados na hora de desenvolver a coordenação motora da garotada. O que acha de inseri-los na vida dos pequenos com um guia prático sobre como andar de patinete? Acompanhe!
O que é patinete infantil?
O patinete para crianças pode ser utilizado como meio de transporte. Os modelos contam com duas ou três rodas, guidão, freio e uma prancha para apoiar os pés.
O movimento é acionado por impulso, como acontece com o skate. As versões infantis possuem cores alegres, estampas divertidas e acessórios extras, como luzes, adesivos e cestos.
Quais são os tipos de patinetes infantis?
Existem patinetes para andar na terra e na rua. Os primeiros costumam ser elétricos, resistentes e com motor mais potente. Já os segundos funcionam por impulso, com estrutura simples e fácil de manobrar.
Geralmente, é possível encontrar três variações do modelo de empurrar: com duas rodas dianteiras, duas rodas traseiras, uma roda traseira e uma dianteira. A diferença entre elas é o nível de equilíbrio e a velocidade oferecida.
- Duas rodas dianteiras: maior equilíbrio e menor velocidade, ideal para crianças iniciantes;
- Duas rodas traseiras: mais velocidade, indicado para os pequenos que já aprenderam a andar de patinete;
- Uma roda dianteira e uma traseira: leveza e agilidade, com manobras mais ousadas, para a garotada acima de seis anos.
Quais são as vantagens de andar de patinete?
Andar de patinete é uma atividade física estimulante, que mantém a criançada ativa e garante bons momentos de diversão.
Entre os benefícios, é possível destacar o desenvolvimento motor e espacial, a autonomia e a força muscular. O brinquedo pode ser usado como treino para aprender a andar de skate, patins ou bicicleta.
Como escolher o patinete ideal?
A escolha do modelo deve levar em conta o tipo, o tamanho e o estilo, considerando a idade, o nível de habilidade, o local de uso e o gosto da garotada.
Crianças que preferem manobras radicais, em trilhas naturais, por exemplo, podem se adaptar melhor aos modelos elétricos ou com duas rodas. O equipamento pode combinar com a personalidade do usuário, trazendo cores e personagens favoritos.
Como andar de patinete?
Agora que você já sabe mais sobre o equipamento, pode pensar em formas de acostumar a molecada a ele. Aprender como andar de patinete é bem simples e exige apenas paciência.
Independentemente da idade da criança, os procedimentos são os mesmos, iniciando em locais planos até que adquirir segurança. Para facilitar, veja um passo a passo com cinco dicas úteis.
1. Analise o modelo
A primeira dica para entender como andar de patinete é selecionar o modelo adequado à fase. Essa informação está disponível na descrição do produto. Ela inclui detalhes como número de rodas, peso suportado, regulagem de altura e nível das manobras.
2. Inicie o aprendizado
Nessa fase, é aconselhável utilizar um patinete para andar na cidade, evitando terrenos acidentados, gramados, ruas de terra e obstáculos. Prefira calçadas tranquilas, sem buracos e pedras.
3. Desenvolva a confiança da garotada
Essa é uma regra de ouro para ensinar como andar de patinete. A criança deve se acostumar a ficar em pé no equipamento, apoiando um dos pés, enquanto mantém o outro no chão.
Em seguida, pode empurrá-lo, dando passos suaves para criar o impulso. Aos poucos, é possível manter os dois pés no brinquedo em velocidade.
4. Comece a treinar
Nesse momento, ela já sente segurança ao ficar em pé no brinquedo, aumentar a velocidade e frear quando for necessário. Após se acostumar com o patinete, já dá para a criança desenvolver habilidades.
5. Aumente o nível de dificuldade
Chegou a hora de treinar manobras, fazer curvas, enfrentar subidas e andar em pistas de grama ou terra. Caso tenham mais de seis anos, os pequenos também podem aprender como andar de patinete elétrico.
Cuidados ao utilizar o patinete
É possível utilizar o patinete sem nenhum mistério. Entretanto, é recomendável adotar algumas medidas de segurança para reduzir os riscos de acidente. Uma boa sugestão é investir em equipamentos de proteção, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.
Outra recomendação é evitar que a criança ande no brinquedo calçando sandálias ou chinelos, já que eles podem sair do pé, causando a perda do equilíbrio. Prefira tênis, botas ou calçados que ofereçam estabilidade.
Não é indicado treinar em locais molhados, úmidos ou escorregadios, que dificultam as manobras e podem causar quedas. Procure uma área seca e limpa.
Encontre patinetes na Ri Happy!
É fácil aprender como andar de patinete. Acessando o site da Ri Happy, você encontra diversos modelos para criar momentos inesquecíveis com a molecada. Venha conferir!