Além de trazer benefícios para o desenvolvimento infantil, a prática de atividades físicas é uma ótima opção de entretenimento para os pequenos. Ensiná-los como andar de patins pode ser uma alternativa para mantê-los ativos e garantir horas de diversão!
O #ModoBrincar preparou um guia completo, recheado de dicas e recomendações para instruir iniciantes. Achou interessante? Continue a leitura e confira!
Equipamentos de segurança
Antes de aprender a andar de patins, é fundamental conhecer os equipamentos de segurança para essa prática. O primeiro é o capacete, que serve para proteger a cabeça em casos de queda. É muito importante que ele tenha o tamanho adequado, sem ficar muito folgado, nem apertado.
As joelheiras também fazem parte da lista de equipamentos essenciais para aprender como andar de patins. Elas ajudam a diminuir os impactos de quedas, que normalmente prejudicam mais os joelhos. Para completar, tenha cotoveleiras. Os dois itens precisam estar confortáveis.
Outros itens importantes no kit de patins para iniciantes são as luvas e os protetores de pulso. Alguns modelos de luva podem ser mais compridos e cobrir o pulso. É legal proteger essa parte do corpo para impedir lesões durante as quedas.
Por fim, você vai precisar dos patins. Para escolher os ideais, é muito importante pensar no tamanho adequado. Muitas pessoas costumam optar por modelos maiores por durarem mais tempo, mas isso interfere diretamente no modo de andar neles. Então, atente-se às medidas!
Tipos de patins
Outro detalhe importante para aprender como andar de patins é conhecer os modelos disponíveis. Existem dois mais comuns: o quad, com duas rodas na frente e duas atrás, e o inline, com rodas em linha na parte inferior.
É possível achar modelos inline e quad adaptáveis, que permitem mudar as rodas de lugar ou até tirá-las, deixando esses tipos de patins mais confortáveis e fáceis de usar. Normalmente, a criançada iniciante no esporte sente-se mais segura usando o quad, mas pode mudar para o inline conforme for adaptando-se.
Cuidados para andar de patins
Após conhecer patins de diferentes tipos, é hora de ficar por dentro dos principais cuidados para aprender a praticar. Para começar, é importante destacar que a atividade é recomendada para crianças a partir dos seis anos, tendo em vista que, nessa idade, elas já entendem espaço e equilíbrio.
Durante as primeiras tentativas, é fundamental que os adultos sempre reforcem o uso dos equipamentos de segurança. Além disso, é válido verificar se todos os itens estão colocados da maneira correta para evitar que se soltem durante a atividade.
Para começar a prática, a dica é optar por terrenos retos, sem defeitos no caminho. Também aconselhe as crianças a sempre optarem por trajetos seguros, caso estejam com os amigos.
4 dicas para aprender a andar de patins
Depois de conhecer mais sobre os equipamentos e alguns cuidados para praticar essa modalidade, está na hora de realmente começar a atividade. Confira quatro dicas para saber como andar de patins!
1- Posição correta
Parece algo bobo, mas dobrar os joelhos auxilia muito na hora de praticar esse esporte, principalmente para iniciantes. Além de flexioná-los, é importante manter os pés levemente separados, a coluna reta e o olhar voltado para a frente. Todas essas posições ajudam a manter o equilíbrio e dão confiança.
Para os pequenos memorizarem bem essa posição, é interessante praticá-la sem os patins em um primeiro momento. Você pode fazer isso em casa ou em ambientes externos. Lembre-se de ter paciência e repetir os movimentos várias vezes até que os pequenos se sintam confortáveis em executá-los em cima dos patins.
2- Passada
Uma das principais dicas para quem quer saber como andar de patins é aprender a fazer a passada. Esse movimento faz os patins se locomoverem. Para colocá-lo em prática, comece ensinando sobre o pé de apoio, aquele que traz mais confiança, servindo como base.
Os pequenos devem aprender a manter esse pé no chão e o outro na diagonal. Essa posição vai ajudar na troca de peso de uma perna para a outra durante o exercício. É diferente do caminhar, por exemplo, quando uma perna é colocada na frente da outra. Aqui, elas ficam na mesma linha.
3- Quedas e parada
Existem diversas maneiras de parar os patins. Por isso, vale descobrir qual é a melhor para cada criança. Uma delas é apoiar o peso na ponteira (parte da frente) de um dos patins. Outra é abrir as pernas, apontar os dedos para baixo e jogar todo o peso do corpo, com delicadeza.
Alguns modelos de patins podem contar com freios na parte traseira, o que facilita, principalmente para iniciantes. Outro detalhe importante é preparar a criançada para as quedas, afinal, assim como em qualquer esporte, elas podem acontecer. A dica é conversar sobre isso antes de praticar e não se desesperar quando elas ocorrerem.
4- Tempo de aprendizado da criança
Aprender como andar de patins não segue uma fórmula certa, especialmente porque cada criança tem o próprio período de aprendizagem. É fundamental conversar constantemente e entender se ela está confortável com certos exercícios ou se sente segura em certos percursos.
Hoje, existem escolas especializadas em patins, que podem oferecer cursos para crianças. Porém, é importante sempre acompanhar a prática em casa e estar por perto quando elas brincarem com os amigos.
Encontre os melhores patins na Ri Happy!
Procurando os melhores patins para ajudar a criançada a praticar? Na Ri Happy, você navega entre uma grande variedade de modelos, com temas de personagens da cultura pop ou cores supervibrantes. Confira e aproveite!