Tipos de patins: principais modelos e características

5 MINUTOS DE LEITURA
2012
criança andando com um dos tipos de patins

Você sabia que existem diferentes tipos de patins e que cada um conta com particularidades distintas, que colaboram diretamente para o estilo de patinação praticado?

Também conhecido pelo termo em inglês rolling, os patins são calçados utilizados para a realização de diversos esportes e atividades físicas. Em geral, os modelos contam com uma lâmina de metal, para deslizar no gelo, ou rodas, que servem para a movimentação em pavimentos lisos, como cimento, madeira, etc. 

Os tipos de patins de rodas são os mais comuns no Brasil, disponíveis em uma variedade de opções indicadas para diferentes desafios. Pensando nisso, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo com uma lista das características dos principais modelos. Confira! 

Roller

Também conhecido como fitness ou inline, o roller é um dos tipos de patins mais populares. Indicado para iniciantes, o formato é caracterizado por rodas dispostas em linha, uma atrás da outra, que favorecem o equilíbrio. 

Leves e confortáveis, os rollers foram verdadeiras febres nos anos 1990. Até hoje, fazem bastante sucesso. Eles podem ser usados em superfícies lisas, feitas de asfalto ou concreto, como ciclovias, parques, ruas e locais destinados à prática da patinação.

Urban

Os patins urban ou freestyle são desenvolvidos para a realização de manobras específicas, durante corridas e entre cones. Justamente por isso, são mais robustos e resistentes, com um formato que facilita a execução de curvas, giros, saltos e deslizamentos em superfícies.

Em geral, para facilitar o encaixe no pé, a base é totalmente ajustável. As rodas podem variar de 72 mm a 84 mm. Perfeitos para quem gosta de adrenalina, são vistos com frequência em eventos de esportes radicais, como World Games e XGames. 

Slalom

Considerado uma vertente do freestyle, o slalom serve para um estilo mais acrobático e artístico de patinação, em que o objetivo é realizar curvas, giros e truques sobre rodas, em pistas de madeira ou concreto liso com cones. Os patins são desenvolvidos para conferir mais agilidade, precisão e rapidez. 

Dessa forma, contam com rodinhas de aproximadamente 80 mm e bases rockeadas, o que significa que as alturas da primeira e da última são diferentes das duas centrais. Com isso, é possível garantir mais liberdade nos movimentos.

modelo colocando um dos tipos de patins

Quad

Os patins quad são clássicos que ficaram muito famosos na década de 1980. Como o nome sugere, são produzidos com quatro rodas, o que confere mais firmeza e equilíbrio durante a patinação, sendo boa aposta para crianças e adultos iniciantes.

O formato é caracterizado por duas rodas na parte dianteira, duas na parte traseira e um freio frontal. É possível encontrá-lo em diversas competições, inclusive nas Olimpíadas, em que o desafio é realizar uma coreografia ao som de uma música, com saltos e manobras que seguem o ritmo.

Street

Os patins street, também conhecidos como aggressive, são robustos e resistentes, bastante semelhantes aos de freestyle. No entanto, podem contar com rodas menores, com uma separação maior entre as duas da frente e as duas de trás, tendo somente duas rodas, com uma base forte e espessa.

Nesse estilo, os praticantes realizam saltos extremos, giros, deslizes, manobras e precisam superar inúmeros obstáculos. Por isso, a estrutura foi pensada para proporcionar maior estabilidade e precisão, além de ajudar a reduzir danos causados pelo impacto com corrimões, canos, paredes, escadarias e rampas de skate. 

Downhill 

O downhill é indicado para quem já tem bastante experiência sobre as rodinhas. Isso porque se trata de uma atividade de alto risco, que consiste em descer ladeiras, estradas e serras em alta velocidade.

Em geral, os patins utilizados apresentam alto desempenho, normalmente, contando com 5 ou 6 rodas em cada pé, que variam de 84 mm a 110 mm e têm a base em alumínio aeronáutico, mais longa. Os modelos ajudam a dar estabilidade e segurança durante as atividades, podendo bater velocidades superiores a 100 km/h.

Speed

Ainda entre os tipos de patins, existem os modelos para corridas de velocidade, também conhecidos como speed. Eles são feitos com fibra de carbono, em um formato aerodinâmico, que conta com botas mais baixas e rodas maiores, de 100 mm a 110 mm — um conjunto que confere mais leveza e rapidez para os atletas.

Confortáveis e ergonômicos, os modelos facilitam a execução de curvas e remadas. É possível vê-los em diferentes competições, como os circuitos de Jogos Olímpicos, que têm patinação de velocidade como uma das modalidades. 

Encontre seus patins na Ri Happy! 

Viu quantos tipos de patins é possível encontrar? Então, o que está esperando para garantir o modelo ideal para sua diversão? A Ri Happy tem diversas opções incríveis. Confira agora mesmo e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *