Aprenda como ensinar o filho a estudar com 5 dicas

5 MINUTOS DE LEITURA
2931
Imagem de uma criança estudando com a ajuda de uma adulto
Pai ajuda seu filho nas lições de casa

Ao começar o período escolar, a criançada aprende muitos conceitos novos. Em vários momentos, os conhecimentos são avaliados. Criar uma rotina de estudos é essencial. Então, surge uma dúvida nos papais: como ensinar o filho a estudar?

Se você está se perguntando “como ensinar meu filho a estudar?”, o blog Modo Brincar pode ajudar. Aqui, há algumas dicas que tornam esse momento muito mais tranquilo e divertido, tanto para os pequenos, quanto para os papais. Confira!

1. Ajude a montar um cronograma para os estudos

Ensinar criança a estudar pode ser um desafio. Afinal, cada uma tem particularidades e modos de aprender. Porém, uma coisa é certa: estabelecer horários para esse momento de aprendizado é extremamente importante. 

Essa repetição ajuda a condicionar o cérebro e transformar essa atividade em um hábito. A periodicidade também facilita a adaptação da criança em relação a dedicar uma parte do tempo para os estudos, especialmente se está começando a escola.

Sente-se com o pequeno e estabeleça um cronograma com os horários da rotina, encaixando o momento para o estudo. Converse com ele sobre essa hora para ser um momento tranquilo, em que ele consiga se concentrar melhor. Uma ótima sugestão é depois do retorno da escola, já que aproveita o embalo do ensino.

2. Explique a importância de buscar conhecimento

Uma das coisas mais bacanas de estar perto da criançada é que elas sempre querem saber o porquê de tudo. O ato de estudar para criança é uma coisa completamente nova, por isso, é fundamental explicar a importância de buscar o conhecimento. 

Sem isso, é possível que os pequenos criem uma certa resistência ao estudo e prefiram gastar o tempo com brincadeiras. Sendo assim, se quer aprender como ensinar o filho a estudar, torne esse momento de busca de conhecimento ainda mais interessante.

Vale ressaltar para o pequeno que os estudos são indispensáveis, especialmente se a criança demonstrar mais resistência a isso. Explique que, por meio deles, é possível descobrir novas culturas, curiosidades interessantes e ainda ajudar a definir o que ser quando crescer.

Imagem de uma criança estudando com a ajuda de um adulto

3. Ensine de maneira lúdica e divertida

Muitas vezes, a criança estuda sozinha, mas pode não compreender alguma parte do conteúdo ou trazer alguma dúvida após sair da escola, o que é completamente normal. Os papais e os familiares se tornam as melhores fontes para ajudar a entender todos os conceitos vistos na escola.

Se quer entender como ensinar o filho a estudar, saiba que o aprendizado lúdico e divertido torna a experiência muito mais tranquila para a criançada. Uma dica é explicar os conceitos por meio de músicas ou brincadeiras, já que isso tende a facilitar a compreensão.

Desenhar alguns conceitos importantes pode facilitar a visualização por parte da criançada, especialmente em matérias como matemática e ciências. Vale pôr à prova seu lado artístico para ajudar a criança estudiosa. Não se preocupe em fazer figuras perfeitas. O importante é que seja divertido e lúdico.

4. Elimine possíveis distrações

Tão importante quanto estabelecer uma rotina é eliminar distrações para deixar o momento de estudo mais tranquilo. Isso tem ligação profunda com os horários estabelecidos, já que o pequeno entende que existe um período para brincar, dormir, comer e estudar.

Sem a concentração, o conteúdo estudado “entra por um ouvido e sai por outro”. Isso gera retrabalho, já que o pequeno precisa revisar aquela parte para compreender totalmente o conceito apresentado. Ou seja, a criança estudando distraída não é uma boa opção.

Então, como ensinar o filho a estudar sem distrações? É simples: crie algumas regras relacionadas a esse momento de aprendizado, como nada de televisão, música ou celular na hora em que ele está fazendo as tarefas. Deixe por perto apenas o que ele vai precisar, como material de papelaria.

5. Respeite o ritmo da criança

Não existe uma fórmula mágica que funcione para todas as crianças. Cada um tem o próprio ritmo e dificuldades ao longo do estudo. Não adianta você tentar fazer com que o pequeno estude por horas se ele não está preparado para isso.

Em vez de tomar gosto pelo estudo, a criança passa a ter uma certa aversão a ele, vendo-o como uma coisa obrigatória e chata. Por isso, respeite o ritmo que ela estabelece. Comece aos poucos e aumente o tempo de estudo gradativamente, conforme a idade e o nível de compreensão do pequeno.

Caso ele esteja com dificuldades, tente maneiras alternativas de ensinar os conceitos, como videoaulas e podcasts. Além disso, sempre converse com ele para entender qual é o melhor ritmo para os estudos. Assim, a experiência se torna mais divertida, e ele estabelece a rotina.

Viu como ensinar o filho a estudar não é um mistério? Depois de conferir esse conteúdo especial, que tal entender melhor como a adaptação escolar funciona? Afinal, ela está totalmente atrelada aos estudos. Saiba mais!

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *