Dia Mundial da Arte: celebre e incentive a expressão

5 MINUTOS DE LEITURA
116

Você já ouviu falar no Dia Mundial da Arte? Se ainda não a conhece, agora é o momento de saber tudo sobre a data que reconhece a importância da prática artística ao redor do mundo.

Este conteúdo do blog Modo Brincar explica quais são os benefícios e como encaixar as atividades artísticas na rotina de toda a família. Boa leitura!

Qual é a origem do Dia Mundial da Arte?

Também conhecida como World Art Day, a comemoração foi criada pela Associação Internacional de Arte (IAA) com o objetivo de promover a conscientização sobre a manifestação artística ao redor do mundo.

A data é comemorada em 15 de abril, em homenagem a um dos principais artistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci. O autor das famosas pinturas Monalisa e A Última Ceia nasceu nesse dia.

Pode parecer que o Dia Mundial da Arte celebra apenas pinturas por conta do reconhecimento ao artista, mas não é bem assim. Todas as modalidades artísticas são importantes para a data, incluindo música, teatro, poesia e muito mais.

A arte é utilizada para expressar sentimentos. Pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, contam com as atividades de colorir para driblar o estresse, a ansiedade e até a solidão.

Quais são os benefícios da arte para as crianças?

A arte no dia a dia das pessoas não deve ser vista apenas como um meio de diversão ou distração, mas como ferramenta educativa. Ela traz diversas vantagens para as crianças. Por isso, o Dia Mundial da Arte é tão importante. Quer saber quais são esses benefícios? Confira!

Desenvolvimento motor e corporal

A pintura é uma aliada importante da coordenação motora. A partir dela, a criança aprende o movimento de pinça. Já a dança ensina sobre equilíbrio e noção de espaço, favorável à expressão corporal. Além disso, ambas desenvolvem a autonomia.

Desenvolvimento criativo

Ao desenvolverem a criatividade na infância, os pequenos tendem a ter mais facilidade para solucionar desafios e problemas quando chegarem à idade adulta. As práticas artísticas no dia a dia colaboram para o pensamento não convencional, incentivando as ideias.

dia mundial da arte interna

Facilidade de aprendizado

Outro benefício da arte no desenvolvimento infantil é o aumento da facilidade para aprender coisas novas. Tocar violão, por exemplo, exige muita atenção e foco, o que ajuda a prevenir transtornos de concentração.

As letras de música podem ser úteis para enriquecer o vocabulário e exercitar a memória. Ao estimular a repetição dos versos para aprender a canção, elas incentivam a memorização.

Ajuda na comunicação e na expressão de emoções

As práticas artísticas podem ser prazerosas para todas as idades. Elas trazem benefícios para o corpo e a mente, diminuindo o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, e aumentando a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

Alguns exemplos de atividades são: a escrita, a dança, a pintura e o artesanato. Com tantos benefícios, fica fácil entender por que o Dia Mundial da Arte é importante e merece ser celebrado por todos.

Confira exemplos de atividades para realizar com as crianças

Para você celebrar o Dia da Arte várias vezes ao ano, a equipe do blog Modo Brincar tem algumas dicas de atividades artísticas que podem ser feitas especialmente com a garotada. Confira!

Pintura à mão

Com tinta, lápis de cor, canetinha ou giz de cera, desenhar e pintar são formas de expressão artística para os pequenos. Você pode escolher alguns temas ou deixar as crianças fazerem o que imaginarem. Certifique-se de que nenhum material é tóxico para evitar acidentes.

Massinha e slime

Na maioria das escolas infantis, a massinha de modelar é usada para apoiar o desenvolvimento motor. Em casa, toda a família pode criar slimes a partir de tutoriais simples na internet. Estimule todos a criar flores, relógios, cobrinhas e o que mais a imaginação permitir!

Produção de bijuterias

Essa atividade também é uma opção para toda a família. Todos podem utilizar a criatividade para criar colares, pulseiras e anéis para uso próprio ou presentes para pessoas especiais. A Ri Happy tem vários kits de montagem de bijuterias e muitas outras formas de artesanato!

A arte é mais divertida quando você ativa o #ModoBrincar!

O Dia Mundial da Arte é um ponto de partida para a prática ser cada vez mais comum no dia a dia dos pequenos e de todas as pessoas. Afinal, não faltam benefícios em exercitar a criatividade! Que tal incentivar a família a realizar mais atividades artísticas no dia a dia? Adquira materiais de desenho e pintura no site da Ri Happy!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *