Faz de conta na educação infantil: conheça os benefícios da brincadeira!

5 MINUTOS DE LEITURA
1869
crianças se divertindo representando o que é o faz de conta na educação infantil

Você sabia que as brincadeiras de faz de conta na educação infantil podem contribuir diretamente para o desenvolvimento? Além de entreter, o passatempo ajuda a estimular habilidades e favorece a aprendizagem, garantindo um crescimento saudável aos pequenos. 

Para quem não sabe, brincar de faz de conta nada mais é que reproduzir o que está presente no imaginário. Ao longo da brincadeira, as crianças podem ser quem quiserem, colocando em prática tudo aquilo que vivenciam, acreditam ou gostariam de experimentar.

Para você compreender a importância do faz de conta na educação infantil, continue a leitura deste artigo com os principais benefícios da brincadeira e dicas sobre como incentivá-la em casa. Aproveite! 

Estimula a imaginação e a criatividade

Um dos principais benefícios das brincadeiras de faz de conta é estimular a imaginação e a criatividade das crianças. Essas habilidades são fundamentais para um crescimento saudável, trazendo frutos para toda a vida.

Ao imaginar, os pequenos podem expressar sentimentos, colocando para fora aquilo que, até então, não sabiam como evidenciar. Fora isso, o ato ajuda a aprimorar a capacidade de resolver problemas, já que as crianças podem criar infinitas possibilidades para solucioná-los. 

Ensina sobre o “eu”

Entre os benefícios de brincar de faz de conta na educação infantil, é possível destacar o papel no autoconhecimento das crianças. Isso porque a brincadeira costuma ser o primeiro instrumento em que os pequenos podem aprender e colocar em prática gostos, interesses e habilidades.

Dessa forma, as crianças começam a compreender a individualidade e o papel no mundo. Além disso, ao descobrir que podem ser o que quiserem pela imaginação, os pequenos desenvolvem autoestima. 

Ensina sobre o outro e favorece a interação social 

Além de ensinar as crianças sobre si, o faz de conta na educação infantil ajuda a entender o papel do outro no mundo. Ao imaginarem ser outra pessoa ou criatura, os pequenos experimentam a interpretação de papéis, o que auxilia a compreender que existem realidades diferentes das deles. 

Essa ação de se colocar no lugar do outro também contribui para o desenvolvimento de respeito e empatia, atributos importantíssimos para a vida em sociedade. Fora isso, na escola, o faz de conta favorece a interação social, estreitando laços entre as crianças e criando um senso de pertencimento. 

Dá autonomia

Brincando de faz de conta, as crianças podem viver e ser quem ou o que quiserem, sendo as únicas responsáveis pelas decisões. Isso faz com que desenvolvam autonomia, uma habilidade que contribui muito para o desenvolvimento. 

Além disso, o passatempo ajuda a despertar novos interesses nas crianças, como cozinhar ou cuidar do próximo. Isso pode ser refletido no futuro, ajudando-as a decidir os próximos passos, como a própria profissão. 

Contribui para comunicação

Normalmente, em uma brincadeira de faz de conta na educação infantil, as crianças reproduzem aquilo que veem no mundo real. Por isso, é comum vê-las criando diálogos complexos para representar uma história ou uma situação. 

Esse processo faz com que os pequenos compreendam a importância das palavras enquanto desenvolvem os vocabulários. Fora isso, a brincadeira possibilita que as crianças façam a conexão entre a linguagem falada e a escrita, o que, lá na frente, ajuda a aprender a ler e escrever.

crianças se divertindo representando o que é o faz de conta na educação infantil

Como incentivar as brincadeiras de faz de conta?

Agora que você já conhece os benefícios do faz de conta para o desenvolvimento infantil, que tal descobrir como incentivar a brincadeira no dia a dia? A seguir, veja algumas dicas práticas! 

Faça contação de histórias

Fazer uma contação de história é uma boa forma de estimular a imaginação das crianças e incentivar o faz de conta. Você pode optar por um livro próprio para brincadeira, com uma narrativa que insere os pequenos ao longo da história. 

Separe uma caixa com “bugigangas” e fantasias

Um dos exemplos de brincadeiras de faz de conta mais populares é se fantasiar com roupas inusitadas e reproduzir personagens divertidos. Para incentivar isso, você pode separar uma caixa com bugigangas e fantasias usadas durante a brincadeira, como chapéus, perucas, óculos, etc. 

Ofereça brinquedos relacionados ao faz de conta

No faz de conta, as crianças usam brinquedos para representar aquilo que estão imaginando, como bonecas, kit de cozinha, carrinhos, etc. Então, nada melhor que oferecer esses itens para incentivar o passatempo. 

Brinque em família

Brincar em família é um dos melhores incentivos para as crianças e pode contribuir muito para o desenvolvimento infantil, tendo em vista que as conquistas podem ser validadas com afeto e atenção pelos pais ou pelos responsáveis. Mesmo com a correria do dia a dia, a dica é separar ao menos 10 ou 20 minutos para oferecer um tempo de qualidade aos pequenos. 

#ModoBrincar: divirta-se com os conteúdos!

Gostou do conteúdo e está por dentro de todos os benefícios do faz de conta na educação infantil? Então, que tal aproveitar o tempo livre para ficar por dentro das novidades? No blog #ModoBrincar, você encontra diversos artigos sobre desenvolvimento, maternidade, brincadeiras, brinquedos e muito mais. Confira!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *