Jiu-jitsu infantil: saiba quais são os benefícios dessa prática

6 MINUTOS DE LEITURA
1921
Imagem de uma criança vestida com roupas para praticar jiu-jitsu infantil

As artes marciais despertam o interesse da criançada, principalmente com obras cinematográficas em que aparecem, como Karatê Kid e Shang-Chi. O jiu-jitsu infantil se tornou uma das práticas mais populares entre os pequenos e é superbenéfica para o crescimento deles.

Pensando nisso, o blog Modo Brincar resolveu montar um guia completo sobre o jiu-jitsu para crianças. Por aqui, você vai entender melhor esse esporte e a origem dele. Além disso, vai conhecer alguns benefícios dessa prática para a criançada e recomendações para aderi-la. Confira!

O que é o jiu-jitsu?

O jiu-jitsu é uma prática que consiste em usar os movimentos do corpo para neutralizar o oponente. O esporte surgiu no Japão, mais de 3.600 anos atrás, e dizem que era muito utilizado pelos guerreiros samurais para enfrentarem inimigos sem usar nenhuma espada.

Essa prática é considerada uma luta com inteligência, ou seja, você tem que se atentar aos erros do seu oponente e saber como usar o seu corpo para explorar isso. Em competições, as lutas são conduzidas por um juiz, que fica dentro do tablado. Do lado de fora, ficam o cronometrista e o mesário.

Para ganhar a luta, é preciso que seu oponente bata três vezes no tatame ou no seu corpo. Sendo assim, a finalidade dessa prática é a rendição. Alguns golpes têm nomes que podem parecer curiosos, mas servem para chamar a atenção da criançada. 

É importante ter em mente que cada faixa etária tem acesso a uma lista de golpes que podem aprender. Essa divisão é sinalizada com faixas em diferentes cores, e cada uma tem um tempo de permanência ou uma idade específica. Isso é fundamental para garantir que os pequenos se sintam confortáveis ao praticar o jiu-jitsu infantil.

Imagem de um menino vestido com roupas para praticar jiu-jitsu infantil

Quais são os benefícios do jiu-jitsu para crianças?

Agora que você já conhece um pouco sobre o esporte, está na hora de entender quais são os benefícios para crianças no jiu-jitsu. Para isso, listamos quatro exemplos principais. Confira:

1. Estímulo ao respeito e à humildade

Pelo modo como o jiu-jitsu é conduzido, dá para perceber que é uma luta que exige respeito e humildade. Afinal, um dos oponentes pode precisar desistir de uma rodada por saber que está sendo vencido. Isso é extremamente benéfico para as crianças, que aprenderão que devem respeitar o adversário e que há momentos para perder.

Nesse ponto, vale ressaltar que a criançada vai conhecer mais sobre o jiu-jitsu e a história dele. Isso ajuda a estimular o sentimento de respeito a novas culturas e também desperta o interesse dos pequenos em saber mais detalhes. Bacana, não é mesmo?

2. Incentivo ao convívio social

Normalmente, as turmas de jiu-jitsu infantil podem ter vários alunos. Por isso, é considerado um esporte superbenéfico para o convívio social. Lá, a garotada vai aprender muito com as dificuldades e as habilidades dos companheiros de classe, além de se soltar mais em situações com pessoas desconhecidas.

3. Aumento do foco e da disciplina

Você deve ter percebido que o jiu-jitsu é uma prática que exige muita concentração. Afinal, para ganhar uma rodada, é preciso entender as desvantagens do oponente e, é claro, saber as regras do esporte. Esse fator ajuda a estimular o foco e a disciplina na criançada. 

Pense assim: o pequeno precisa desenvolver a melhor estratégia, usando tudo que o mestre passa durante as aulas. Isso pode ser refletido em outras tarefas do dia a dia, como lições de casa, arrumar o quarto ou até mesmo lavar a louça. Também pode facilitar no aprendizado na escola.

4. Prática de atividade física

É claro que esse benefício não poderia ficar de fora, não é mesmo? A prática do jiu-jitsu infantil é uma maneira de fazer os pequenos praticarem uma atividade física enquanto se divertem. Isso garante uma vida mais saudável, evita o sedentarismo e combate a obesidade.

Nesse sentido, o jiu-jitsu infantil para três anos ou qualquer outra idade também é um ótimo aliado para a criançada conhecer melhor o próprio corpo. Afinal, os movimentos são precisos e usam partes do corpo que, às vezes, não são estimuladas durante o dia a dia.

Confira algumas recomendações para a prática do jiu-jitsu

É recomendado o início da prática do jiu-jitsu infantil aos cinco anos, podendo variar até sete. Porém, algumas academias podem aceitar alunos com três. Para crianças muito pequenas, é fundamental que as aulas tenham um teor mais lúdico, voltado para trazer pequenos estímulos sensoriais aos pequenos.

Também é importante verificar se a academia escolhida possui classes com divisão de idade. Isso garante que os pequenos pratiquem o jiu-jitsu infantil ao lado de outras crianças que estejam no mesmo nível de aprendizagem. Veja também se os mestres possuem as certificações concedidas pelos órgãos competentes.

Por fim, é bacana estabelecer um canal de conversa com a criança para saber o que ela está achando do jiu-jitsu infantil. Essa comunicação é ainda mais importante caso os pequenos escolham competir dentro da modalidade. Lembre-se de sempre estimular a competição saudável e celebrar todas as conquistas da criançada no esporte.

Viu só? O jiu-jitsu infantil é superdivertido e traz vários benefícios para a criançada. Aproveite que está por aqui e confira nosso conteúdo sobre outra modalidade que faz sucesso entre as crianças: o skate. Só no blog Modo Brincar, você encontra tudo sobre o universo infantil.

Fontes consultadas

UNIMED. Artes marciais para crianças. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/artes-marciais-para-criancas. Acesso em: 27 de julho de 2022

ANA MARIA. O que avaliar na hora de escolher o melhor esporte para as crianças? Disponível em: https://anamaria.uol.com.br/noticias/coluna-aventuras-maternas/o-que-avaliar-para-escolher-o-melhor-esporte-para-criancas.phtml. Acesso em: 27 de julho de 2022

SUPER INTERESSANTE. Como surgiu o jiu-jitsu? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-jiu-jitsu/. Acesso em: 27 de julho de 2022

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *