Saiba como jogar frisbee com dicas infalíveis

4 MINUTOS DE LEITURA
1502
Imagem de uma criança jogando frisbee

Jogar frisbee com a criançada é superdivertido. Além de ser um exercício físico para os pequenos, a atividade pode ser praticada ao ar livre, o que também é ótimo. Quer saber mais sobre essa modalidade? Vem com o blog Modo Brincar!

Afinal, o que é frisbee?

O frisbee é um disco não muito grande que pode ser arremessado para longas distâncias. É muito comum que os tutores de pet usem esse item como um brinquedo para os bichinhos, mas ele também é utilizado como base para a prática de modalidades esportivas.

Para saber o que é frisbee, vale conhecer a criação da brincadeira. Entre várias versões existentes, a mais conhecida conta que esse objeto surgiu em uma confeitaria nos Estados Unidos. Em 1871, William Russell Frisbie, o dono do local, servia tortas, e as crianças se divertiram jogando as formas delas no ar.

Porém, apenas na década de 40, Walter Frederick Morisson fez réplicas das formas em plástico. Posteriormente, em 1955, o brinquedo foi produzido em massa. Com o tempo, jogar frisbee tornou-se uma paixão.

Como jogar frisbee?

Existem diversas maneiras de jogar frisbee. É possível fazer isso sozinho, arremessando o brinquedo como uma espécie de bumerangue, ou em duplas, jogando o disco de uma pessoa para a outra — essa é a prática mais comum, especialmente para iniciantes.

Vale lembrar que você pode trazer ainda mais criatividade para o jogo e deixá-lo mais divertido para os pequenos. Existem boias com o formato de gol e discos perfeitos para praticar a atividade na piscina. Outros conjuntos vêm com pequenos alvos para os pequenos tentarem acertar. 

O jogo de frisbee pode ser realizado de outras duas maneiras diferenciadas: ultimate frisbee e frisbee freestyle. Para encontrar o jeito que mais combina com você e os pequenos, confira um pouco sobre essas duas alterativas que possuem algumas orientações específicas.

Imagem de uma criança jogando frisbee

Ultimate frisbee

No ultimate frisbee, não existe um árbitro, mas duas equipes com sete pessoas. O objetivo é jogar o frisbee de pessoa a pessoa até chegar na zona do gol. Quando o atacante recebe o objeto nessa área, é marcado um ponto para o time. 

Outra equipe deve impedir os jogadores de chegarem à zona do gol. Ao jogar frisbee nessa modalidade, o passe pode ser feito para frente, para trás ou para as laterais, tomando cuidado para não ultrapassar dez segundos com um pé fixo ao chão. Quando um ponto é marcado, os times trocam de lado. 

O jogo é pausado quando 9 pontos forem marcados por uma equipe. No segundo tempo, a partida é finalizada quando um time chegar aos 17 pontos. Para praticar essa modalidade, o ideal é ter um local com 100 m x 37 m. Os 18 m das extremidades verticais são as zonas de gol.

Frisbee freestyle 

O frisbee freestyle é uma modalidade em que o jogador realiza manobras com o brinquedo de forma mais artística. Nela, você faz acrobacias em um determinado tempo. Para a criançada aproveitar mais, vale fazer um concurso, estimulando a competição saudável e a criatividade.

O mais bacana sobre jogar frisbee dessa maneira é que isso pode ser feito individualmente, em duplas ou até grupos — tudo depende da maneira como os pequenos querem brincar. Uma dica de ouro é deixar a criançada escolher as músicas e as roupas para a apresentação.

Quais são os benefícios do frisbee para a criançada?

O frisbee é um esporte de precisão. Os pequenos precisam trabalhar as habilidades motoras e cognitivas para entender qual é a melhor maneira de arremessar o disco. 

Outro ponto positivo de jogar frisbee é que os pequenos podem trabalhar em grupo, especialmente na modalidade ultimate. Como em qualquer jogo esportivo, essa é uma boa oportunidade para eles aprenderem sobre vitórias e derrotas, coisas que fazem parte dos esportes e da vida. 

Se os pequenos preferirem, também é possível praticar o frisbee com os bichinhos. Você sabia que o convívio com os animais é benéfico para a criançada? Com certeza, todos vão se divertir com essa brincadeira. Por fim, esse esporte também é uma maneira divertida de deixar as crianças brincarem ao ar livre.

Agora, você já sabe como jogar frisbee de várias maneiras. Depois de conferir este guia, que tal acessar o site da Ri Happy e encontrar tudo o que precisa para colocar as dicas em prática? Há vários modelos de frisbees para se divertir com a criançada.

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *