Conheça todos os benefícios da meditação para crianças

5 MINUTOS DE LEITURA
2574
meditação para crianças|meditação para crianças
Mãe e filha fazem exercício de meditação na sala

Você sabia que a meditação para crianças tem diversos benefícios para a saúde física e mental dos pequenos? Essa prática é muito importante, principalmente nos dias de hoje, em que a criançada está exposta a diversos estímulos, como computadores, celulares e televisões, além de mil e uma atividades diárias. 

Toda essa agitação pode ter consequências, como estresse, ansiedade e angústia, já que a mente dos pequenos ainda não está preparada para lidar com tudo isso. Por esse motivo, é preciso ficar atento à saúde mental. Nesse momento, a meditação para crianças é essencial.

Pensando nisso, o blog Modo Brincar trouxe um conteúdo exclusivo com os principais benefícios da meditação para crianças. Além disso, vamos te ensinar como preparar o ambiente e dar dicas para ensinar aos pequenos como adotar essa prática. Se quer saber mais, continue a leitura!

Confira os benefícios da meditação para a criançada

Quando falamos nos benefícios da meditação para os pequenos, a primeira coisa que vem à mente é o desenvolvimento emocional. Esse aspecto é muito importante em todas as fases da vida. Por meio dessa prática, a criança passa a ter mais consciência e controle da mente, conseguindo avaliar melhor seus sentimentos.

Aliado a isso, a meditação para crianças ajuda a trabalhar melhor a empatia, algo superpositivo para as fases iniciais da vida. Ainda sobre o aspecto mental, essa prática reduz a ansiedade, aumenta a concentração e estimula a criatividade e a imaginação dos pequenos. Muito interessante, não é mesmo?

Quanto aos aspectos físicos, a meditação para crianças ajuda a relaxar o corpo, o que afeta diretamente a rotina de sono delas. Isso porque meditar fará com que elas durmam melhor. Além disso, a prática melhora o sistema imunológico e a respiração em situações de estresse, ajudando a acalmar.

Conheça um pouco mais sobre a meditação

Quando falamos em meditação, sempre surge uma dúvida sobre as diversas práticas que existem. O mais interessante é que a maioria pode ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive as crianças. Tudo, é claro, respeitando os limites e vontades dos pequenos. Afinal, é uma atividade nova e estranha para eles, certo?

O mindfulness, por exemplo, é um dos tipos de meditação para crianças. Ele consiste em exercícios para focar a atenção no presente, desde a respiração até o próprio ambiente. A meditação guiada conta músicas e narrações para levar o participante durante o exercício, sendo outra boa prática indicada para os pequenos.

menina sentada em almofada com as mãos unidas representando a meditação para crianças

Como preparar o ambiente para a meditação?

O primeiro ponto importante sobre a meditação para crianças é que ela seja feita em um ambiente silencioso, calmo e confortável. Isso não significa que a prática precisa ser realizada dentro de casa. Um parque, uma piscina ou até um jardim podem se tornar o espaço ideal para relaxar. Independentemente do lugar, você pode usar alguns objetos para deixá-lo aconchegante, como:

  • colchonetes;
  • almofadas;
  • mantas;
  • toalhas;
  • boias para piscina.

O essencial aqui é que a criança se sinta confortável e acolhida para poder relaxar e aproveitar da melhor maneira. Além do ambiente, é interessante escolher o melhor horário para meditar conforme a rotina do pequeno.

Outro ponto para deixar esse momento ainda mais divertido para os pequenos é criar um universo de seres e elementos que faça com que eles prestem mais atenção e realmente mergulhem na prática. Então, você pode usar histórias ou referências a algo que eles gostem para direcionar a meditação. 

Assim, você fará com que as crianças mergulhem na imaginação e realmente se sintam integradas no seu conto, sentindo tudo o que você descreve. A música pode ajudar a complementar esse clima de calmaria. Hoje, existem diversas trilhas sonoras voltadas para o mundo infantil.

Ensine a meditação para crianças

Depois de conhecer os benefícios para crianças e como preparar o ambiente para essa prática, está na hora de começar a ensiná-las como meditar. É um processo que requer paciência e estímulo, principalmente para os pequenos nas fases iniciais da vida.

É importante ter em mente que a meditação para crianças é uma questão de prática. Então, é completamente normal que, no início, os pequenos não queiram ficar sentados em silêncio por longos períodos de tempo. Eles ainda não dominam a concentração, e forçá-los pode causar mais estresse.

Por isso, vá introduzindo essa prática aos poucos na rotina da criançada, sempre respeitando a sua vontade. Pode ter dias que os pequenos não queiram meditar e está tudo bem! O mais importante é que estejam confortáveis e aproveitem tudo o que a meditação pode oferecer.

Uma dica interessante para esse início da meditação para crianças é usar a idade do pequeno como um parâmetro para o tempo dedicado à atividade. Então, se elas tiverem seis anos, por exemplo, pratique os exercícios durante seis minutos e vá aumentando gradativamente.

Confira mais sobre o universo infantil no blog Modo Brincar!

Gostou de conhecer mais sobre a meditação para crianças? Aproveite para conferir tudo sobre o estímulo à criatividade dos pequenos. No blog Modo Brincar, temos diversos conteúdos sobre o universo infantil. 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *