Muay thai para criança: como o esporte pode ajudar os pequenos?

4 MINUTOS DE LEITURA
231
homem profissional careca com roupa preta colocando luvas de muay thai em menina branca com trancinhas e roupa branca

Não é nenhum segredo que os esportes são excelentes maneiras de adicionar diversão e saúde para a rotina dos pequenos. As artes marciais fazem sucesso, mas você sabe quais são os benefícios do muay thai para criança?

A equipe do blog Modo Brincar preparou um conteúdo especial para falar do muay thai. Por aqui, você vai entender mais sobre o esporte e as principais regras, sabendo quais são os benefícios da aula de luta para crianças e obtendo dicas para inserir o esporte na rotina!

Conheça o muay thai

O muay thai tem origem na Tailândia, em uma época em que os nativos precisavam defender as terras. Para treinar sem se ferirem, eles criaram esse método de luta sem armas, antecessor ao muay thai.

Inicialmente, a modalidade era bem parecida com o kung fu. Com o tempo, o esporte evoluiu. Após 1920, algumas regras do boxe inglês foram trazidas para o muay thai por conta do alto número de lesões sofridas pelos atletas. Desde então, essa arte marcial ficou popular em vários países, inclusive o Brasil.

Classes e categorias

A Confederação Brasileira de Muay Thai elenca várias regras para a modalidade. Para começar, existem duas classes: estreante (para atletas que participaram de até duas lutas) e principal (para atletas que participaram de quatro lutas, no mínimo).

As categorias são divididas em: cadet (até 14 anos), youth (até 18 anos) e sênior (de 18 a 37 anos). Na youth, existem os níveis A (de 15 e 16 anos) e B (de 17 e 18 anos). Cada uma tem subdivisões de peso para atletas masculinos e femininos, além de indicações das proteções necessárias.

Pontuação

A pontuação no muay thai funciona da seguinte forma: vitória dá 10 pontos, WO e empate dão 5 pontos e derrota dá 3 pontos. Em geral, a pontuação dos jurados segue o critério:

  • vitória no round: 10 x 9;
  • empate no round: 10 x 10;
  • knockdown (2 pontos): 10 x 8;
  • knockdown para os 2 lutadores: 8 x 8;
  • 2 knockdowns para o mesmo lutador: 10 x 7;
  • atleta perde 1 ponto no round em que venceu: 9 x 9;
  • atleta perde 1 ponto no round em que perdeu: 8 x 10;
  • ampla vantagem no round todo: 10 x 8;
  • ampla vantagem no round todo combinado com knockdown: 10 x 7.

Golpes

Existem vários golpes de muay thai infantil e adulto. O lutador deve combinar vários em meio ao combate. Veja alguns exemplos:

  • jab: golpe rápido e direto, feito com a mão para frente;
  • direto: soco reto e potente, feito com a mão para trás;
  • joelhada: golpe feito com o joelho;
  • cruzado: golpe curto e potente, feito com a mão para trás;
  • gancho: movimento circular, feito com a mão para trás.

dois meninos usando luas de muay thai em ringue treinando socos ao lado de profissional homem de preto

Confira os principais benefícios do muay thai para crianças

Entre os benefícios do muay thai para crianças, é possível destacar a diminuição do estresse, especialmente com o treino feito de maneira frequente. Além disso, a modalidade pode ajudar a fortalecer os músculos cardíacos e de outras partes do corpo.

A criança também precisa trabalhar o raciocínio lógico durante a luta, para decidir quais golpes e movimentos usar para vencer o round. Além disso, como em qualquer arte marcial, os pequenos têm contato com outra cultura, o que ensina a respeitar as diferenças.

Outro ponto importante é a graduação por faixas. Os pequenos precisam ser pacientes e dedicarem-se para avançar de nível. O muay thai para criança também ensina a valorizar o esforço pessoal para alcançar os objetivos na luta.

Como inserir o muay thai na rotina das crianças?

Existe uma idade para muay thai infantil? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a faixa etária indicada para a prática de artes marciais é entre cinco e sete anos.

Cada criança possui o próprio ritmo, por isso, respeite o tempo e a vontade dos pequenos. Avalie a academia onde antes de fazer a matrícula, verificando as credenciais dos mestres e a divisão de idade nas aulas.

Fique sempre em contato com os pequenos para saber se eles estão confortáveis com a prática do muay thai para criança. Incentive as conquistas na modalidade e deixe sempre claro que os erros também contribuem para o desenvolvimento deles no esporte.

Gostou de saber sobre os benefícios do muay thai infantil e outros detalhes da modalidade? No blog Modo Brincar, você encontra conteúdos incríveis sobre esportes e assuntos relacionados ao universo da criançada. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *