Regras do judô: confira tudo sobre esse esporte

6 MINUTOS DE LEITURA
1587
Imagem de crianças usando roupas para prática de artes marciais

As artes marciais se tornaram uma paixão entre a criançada. Perfeitas para estimular o desenvolvimento motor e cognitivo, elas são uma forma divertida de fazer os pequenos se exercitarem. Entre todas as modalidades, o judô se destaca como favorito. Você sabe quais são as regras do judô?

Para explicar melhor sobre o judô, o blog Modo Brincar montou um guia completo sobre esse esporte. Por aqui, você vai conhecer a origem dele, a melhor idade para praticá-lo e as principais regras. Pronto para começar?

Um pouco sobre o judô

Em 1532, foi criado o estilo Takenouchi-ryu, que inspirou o estilo Ju-Jutsu japonês. O judô é baseado nessa segunda modalidade, sendo uma arte focada tanto no ataque quanto na defesa. Em 1882, o mestre Jigoro Kano fundou um instituto para a prática do esporte.

A filosofia tinha como objetivo fortalecer a parte física, mental e espiritual de maneira integrada, por meio da prática do judô. Inclusive, Mestre Kano criou um código moral baseado em: coragem, autocontrole, honestidade, amizade, modéstia, cortesia, respeito e honra. 

Para propagar o esporte pelo mundo, o mestre Kano fez parte do Comitê Olímpico Internacional em 1909. O judô integrou os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, apenas como modalidade de apresentação.

Inicialmente, a prática do judô no Brasil foi feita sem instituições organizadoras. Isso mudou nas décadas de 1920 e 1930 com a imigração japonesa no Brasil. A Confederação Brasileira de Judô foi criada em 1969 e reconhecida em 1972. Hoje, é uma modalidade extremamente premiada e que se tornou uma verdadeira paixão entre os brasileiros.

Judô para crianças: qual é a melhor idade para praticar?

Como você viu, lutar judô é mais que apenas performar golpes. Trata-se de uma verdadeira arte baseada em um código moral muito importante. Então, qual é a melhor idade para iniciar a criançada na prática dessa arte marcial? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as artes marciais podem ser inseridas na rotina dos pequenos a partir dos três anos.

É importante que isso seja feito de maneira gradual, respeitando sempre os limites da criança. De acordo com o guia da SBP, na faixa etária dos 3 aos 5 anos, os pequenos devem acumular 180 minutos de atividade física, distribuídos ao longo do dia. Com o tempo e o aumento da intensidade das práticas, esse número pode diminuir, sendo necessário pelo menos 60 minutos diários.

Por isso, é fundamental que os adultos procurem escolas que ensinem o judô infantil de maneira lúdica. O local deve ter a estrutura adequada e os equipamentos necessários para a prática segura.

A Confederação Brasileira de Judô define que os atletas podem competir a partir dos 11 anos. Eles são organizados nas categorias: sub-13, sub-15, sub-18, e assim por diante. Essa classificação é baseada no ano de nascimento do atleta, independentemente de dia e mês.

Imagem de um garoto com uma roupa para prática de artes marciais

Quais são as regras do judô?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o esporte e a prática do judô para crianças, está na hora de conhecer as principais regras. Confira detalhes, a seguir:

  • a disputa acontece no tatame;
  • o objetivo é derrubar o adversário no chão por 20 segundos;
  • quanto maior é o tempo de imobilização, mais pontos o atleta ganha;
  • as lutas para homens duram 5 minutos; para mulheres, 4;
  • se não houver um vencedor nesse tempo, são adicionados 3 minutos (Golden Score);
  • qualquer golpe aplicado fora da área de combate é desconsiderado;
  • se um atleta levar três shidos (penalidades), é desclassificado;
  • os shidos podem acontecer por vários motivos: falta de combatividade, ataque falso, postura defensiva por mais de 5 segundos, etc;
  • hansoku-make é uma punição grave, que leva à desclassificação;
  • os competidores devem usar o judogui, kimono na cor azul ou branca.

Principais técnicas

Nage-Waza conta com técnicas de golpes com movimentos das pernas, dos braços e do quadril, como o Te-Waza, que usa os braços. Por sua vez, Katame-Waza tem golpes no chão, focados na imobilização do oponente, como o Kansetsu-Waza, uma técnica de chave de braço.

Pontuação

Uma das regras do judô está relacionada ao modo como o adversário é derrubado para somar pontuação. No Yukô, ele cai de lado. No Wazari, de costas, com pouca velocidade. No Ippon, cai perfeitamente de costas. 

Faixas

Outro ponto importante entre as regras do judô é a graduação dos judocas por meio de faixas. Isso é dividido em duas etapas de aperfeiçoamento da técnica: Kyu e Dan. No primeiro, existem oito faixas: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa e marrom, para atletas com muita experiência.

Depois de conquistar as faixas do Kyu, é hora de desbravar as fases do Dan. Aqui, o sistema de cores é diferenciado, sendo uma das principais regras do judô. Da primeira à quinta faixa, é utilizada uma faixa preta com listras brancas. O número de listras aumenta conforme o nível.

Do sexto ao oitavo Dan, a faixa passa a ser vermelha e branca. No final da graduação, a faixa é totalmente vermelha. Vale ressaltar que a Confederação Brasileira de Judô tem algumas regras relacionadas às idades para a troca de faixas e o tempo mínimo da graduação anterior.

Agora, você já conhece as principais regras do judô. Depois de conferir este conteúdo, que tal navegar pelo blog Modo Brincar e continuar aprendendo sobre o universo infantil? Há diversos artigos sobre maternidade, brinquedos, esportes e cultura pop. Confira!

Fontes consultadas: 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19890d-MO-Promo_AtivFisica_na_Inf_e_Adoles.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2023.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ. Regulamento Nacional de Eventos da Confederação Brasileira de Judô. Disponível em: https://cbj.com.br/painel/arquivos/regras/151056041218101346080618regulamento-nacional-de-eventos-cbj-2018-v2.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2023.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ. Regulamento para Exame e Outorga de Faixas e Graus – 2021. Disponível em: https://cbj.com.br/painel/arquivos/normas_e_regulamentos/arquivo_cbj_175635110822.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2023.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *