O que é apojadura e como lidar com essa fase da maternidade?

4 MINUTOS DE LEITURA
436

A maternidade envolve um misto de sensações positivas, mas também é repleta de desafios. Um deles começa logo após o parto, nas primeiras vezes em que a mãe amamenta o bebê: você sabe o que é apojadura?

Vale compreender essa etapa para passar por ela da melhor maneira possível. O Blog Modo Brincar explica sobre o assunto neste artigo. Continue lendo o texto para saber o que é apojadura.

Entenda o que é apojadura

A apojadura é o período em que acontece o preparo do corpo materno para a produção de leite. As mamas crescem e ficam mais cheias nos primeiros dias após o parto.

Quanto tempo dura a apojadura? Esse estágio ocorre até cinco dias após o nascimento do bebê. O período é adequado para o corpo materno se preparar para gerar a quantidade necessária de leite para amamentar.

Essa fase pode ser um pouco desconfortável. Entre os sintomas da apojadura, além do aumento das mamas, é comum que elas fiquem endurecidas e mais quentes.

O fluxo de leite é pequeno, descendo em gotinhas. Não se preocupe, pois essa quantidade é suficiente para alimentar o recém-nascido. Agora que você sabe o que é apojadura, entenda sobre o colostro.

O que é colostro e quanto tempo essa fase dura?

Além do que é apojadura, outra dúvida bem comum é sobre o colostro. Ele é importante para a saúde do bebê, tanto que é conhecido como a “primeira vacina”, devido aos anticorpos que gera para o desenvolvimento do recém-nascido.

Então, o que é o colostro na gravidez? Trata-se do primeiro leite após a apojadura. O líquido amarelado e glutinoso é rico em potássio, sódio, proteína, cloro e vitaminas A, E e K. Ele fica nos alvéolos da mama a partir dos últimos 90 dias da gestação até o 7º dia após o parto.

Alguns mitos caracterizam o colostro como fraco ou insuficiente para alimentar o bebê, por causa da baixa quantidade. Porém, ele é fundamental para a nutrição do recém-nascido.

o que e apojadura interna

O colostro desempenha importante papel no desenvolvimento do sistema digestivo, contribuindo para a maturação e a reparação das células do intestino, auxiliando na absorção de nutrientes.

Esse alimento é tão benéfico que vários estudos revelam a importância de amamentar o bebê com esse leite. Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde apontam que o colostro é fundamental nos primeiros dias de vida da criança, reduzindo a mortalidade neonatal.

Qual é a sensação do leite descendo?

O corpo feminino produz leite de forma gradativa, à medida que amamenta o bebê, proporcionando uma mudança significativa, chamada “descida do leite”. Qual é a sensação do leite descendo? Isso varia de mulher para mulher. Muitas costumam não sentir peso nos seios.

Todavia, em casos de ingurgitamento mamário (retenção de acúmulo de leite nas mamas), é possível sentir empedramento do líquido, dor e cansaço. Isso ocorre quando o corpo gera muito leite, acima da quantidade suportada pelos seios. Há inchaço e latejamento, incômodos que podem se estender até a axila. Apesar de ser dolorida, a condição costuma durar entre 24 e 48 horas.

O que fazer para o leite descer?

Você sabe o que fazer para o leite descer? À medida que o tempo passa, a tendência é que o corpo da mãe produza mais leite. Contudo, a ajuda do bebê é necessária.

Quanto mais o recém-nascido realiza a sucção, mais estímulos as mamas recebem para gerar o alimento. Consequentemente, a produção fica mais rápida, enquanto o volume de leite fica maior.

Nesse processo, é importante evitar alguns objetos, como mamadeiras, chupetas e bicos de silicone. Se o bebê tiver contato com eles, o início da amamentação pode ser prejudicado.

O que fazer para facilitar a pega para o bebê?

É possível fazer massagens em movimentos circulares nos seios. Comece ao redor do mamilo e direcione a mão para a raiz da mama, próxima ao tórax.

Em seguida, você pode extrair uma pequena quantidade de leite para deixar a aréola macia. Isso facilita a pega do bebê.

Acompanhe mais dicas sobre maternidade no Blog Modo Brincar

Agora que você sabe o que é apojadura, que tal conferir mais conteúdos sobre maternidade? No blog Modo Brincar, você encontra várias dicas sobre cuidados com bebê e gravidez. Continue acompanhando os artigos!

Fontes
https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-33149
https://agencia.fiocruz.br/apojadura-entenda-e-saiba-como-lidar-com-descida-do-leite
https://agencia.fiocruz.br/apojadura-maes-aprendem-lidar-com-descida-do-leite

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *