Presentes para deficiente visual: saiba como escolher uma lembrancinha divertida

4 MINUTOS DE LEITURA
4934
presente para deficiente visual|presente para deficiente visual
Menina passa a mão em brinquedos braille

Presentear nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso considerar muitos aspectos na hora de encontrar a lembrancinha ideal para a criançada. Pensando nisso, você sabe como escolher presentes para deficiente visual? Vem descobrir com o blog Modo Brincar!

Qual é a importância de brincar?

Já parou para pensar que a maioria dos momentos divertidos da infância envolve algum tipo de brincadeira? Isso porque essas ocasiões estimulam o desenvolvimento da criançada, desde a parte motora até o lado social.

Com o deficiente visual, isso não é diferente. Além de trazer vários benefícios, o ato de brincar incentiva a inclusividade, especialmente em brincadeiras coletivas. Para escolher presentes para deficiente visual, é bacana optar por itens que proponham desafios e mantenham os estímulos, sempre respeitando o limite.

6 dicas de presentes para deficientes visuais

Você já sabe que brincar é importante. Que tal conferir algumas sugestões de presentes para deficiente visual? A seguir, veja uma lista com seis exemplos que podem atingir todas as faixas etárias.

1. Massinha de modelar

Não tem nada mais divertido que brincar com massinha de modelar. Ela oferece uma experiência sensorial incrível, permitindo que os pequenos estimulem a coordenação motora fina. Além disso, ela trabalha a criatividade, possibilitando montar formas e desenhos.

A massinha vem com acessórios que deixam a brincadeira ainda mais divertida, como formas e espátulas. Com certeza, a criançada vai se divertir explorando as texturas e moldando formatos incríveis.

2. Chocalhos

O estímulo sonoro é algo muito importante para os pequenos com alguma deficiência visual, especialmente nos primeiros anos de vida. Por isso, uma das dicas de presente são os chocalhos, que podem até ajudar a criançada a se localizar melhor nos ambientes e aproveitar a brincadeira.

Chocalhos no formato de bolas são legais porque podem se movimentar pelo ambiente com mais facilidade. Os modelos no formato de bichinhos de pelúcia são ótimos para acompanhar os pequenos em qualquer brincadeira ou outros momentos do dia, como a hora de dormir.

imagem criança brincando para post  presentes para deficiente visual

3. Blocos de montar

Os blocos de montar são ótimos para estimular a coordenação e a percepção de espaço. Afinal, os pequenos precisam usar o tato para colocar as peças nos melhores lugares e formar a figura desejada. A atividade também é bacana para os pequenos usarem a imaginação. Por isso, é uma ótima ideia de presente!

Esse presente costuma formar figuras específicas, como animais, veículos, entre outros. Sendo assim, a criança já tem uma noção do formato daquele conceito específico. Considere sempre a idade da criançada para escolher o modelo ideal.

4. Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais são legais para os pequenos tomarem gosto pela música e servem como um estímulo sonoro, algo que você viu que é muito importante. Por isso, são ótimos presentes para deficiente visual, em qualquer ocasião do ano.

Essa lembrancinha pode estimular os pequenos a quererem aprender cada vez e tocar diferentes estilos musicais. Outro ponto positivo é que os instrumentos ajudam na coordenação motora, na disciplina e na criatividade. 

5. Bonecos

Com os bonecos, as crianças sempre têm uma companhia para as brincadeiras. Eles são ótimos para estimular a imaginação, a criatividade e o faz de conta. Por esse motivo, são boas opções de presentes para deficiente visual, especialmente se fizerem algum tipo de barulho.

É bacana escolher um modelo do gosto da criança, como super-herói ou Barbie. Figuras articuladas são bem legais, já que os pequenos podem movimentá-las conforme queiram durante a brincadeira. Se quiser que a criançada aprenda mais sobre proporções, aposte nas minifiguras. 

6. Fones de ouvido

Outro item para estímulo sonoro é o fone de ouvido. Ele é perfeito para as crianças ouvirem músicas, aulas ou podcasts. Também pode ser levado para qualquer lugar, devido ao tamanho menor.

Existem os fones de ouvido com tecnologia Bluetooth, que possuem a vantagem de serem usados sem a conexão direta ao celular ou ao tablet. Também há opções com fio, que precisam ser conectadas diretamente aos eletrônicos. Apenas confira se o conector do fone é compatível com o aparelho.

Agora, você já sabe como escolher presentes para deficiente visual. Depois de conferir as dicas do blog Modo Brincar, acesse o site da Ri Happy! Lá, você encontra esses e outros itens incríveis para presentear a criançada o ano todo.

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *