Descubra como jogar e quais são as principais regras do Uno!

5 MINUTOS DE LEITURA
7733
Imagem da parte traseira de algumas cartas de UNO

Sem ideia do que fazer depois do almoço de domingo ou resolveu marcar uma noite de jogos, mas não sabe quais passatempos escolher? Que tal descobrir como jogar e quais são as principais regras do Uno?!

Desenvolvido pelo estadunidense Merle Robbins com os familiares em 1971, Uno é um jogo de cartas indicado para crianças a partir dos sete anos. Megadivertido, o passatempo ajuda a desenvolver habilidades como: socialização, coordenação motora, atenção, lógica, orientação espacial e temporal, reconhecimento de letras e números. 

Pensando nisso, para você conhecê-lo melhor, saber como jogar e ficar por dentro de todas as regras do Uno, preparamos este artigo recheado de informações. Confira e aproveite! 

Como jogar Uno?

Antes de mais nada, você sabe como jogar Uno?! Confeccionado com 112 cartas, o passatempo pode ser jogado com a participação de duas a dez pessoas. O objetivo dos jogadores é se livrar de todas as cartas durante as rodadas e ganhar pontos pelas cartas que sobrarem entre os adversários.

Então, com quantas cartas se joga Uno?! No início da partida, cada jogador deve retirar uma carta do baralho. Aquele que tirar o maior número fará a distribuição. Esse jogador deve embaralhar o baralho e distribuir sete cartas para cada um dos participantes. 

Depois disso, o jogador deve colocar o restante do baralho virado para baixo, formando a pilha de Compras. A primeira carta acima da pilha de Compras deve ser virada, formando a pilha de Descarte. Assim, o jogador pode iniciar a partida, comprando uma carta e descartando outra. O jogo segue em sentido horário, até que um dos participantes fique com apenas uma carta na mão e grite “Uno”. 

Imagem de algumas cartas de UNO empilhadas

Funções das cartas de ação

Para entender melhor como jogar e quais são as regras do Uno, é importante conhecer a função das cartas presentes no baralho. O jogo oficial mais recente conta com 76 cartas numeradas de 0 a 9, subdivididas igualmente entre as cores azul, verde, amarelo e vermelho. Além dessas, o baralho inclui:

  • 8 cartas “Comprar Duas Cartas” – faz o próximo jogador comprar duas cartas. Pode ser jogada sobre outra carta com a mesma cor ou o mesmo símbolo;
  • 8 cartas “Inverter” – serve para alterar o sentido do jogo (se estiver indo para a esquerda, muda para a direita, e vice-versa). Pode ser jogada sobre outra carta com a mesma cor ou o mesmo símbolo;
  • 8 cartas “Pular” – faz o próximo jogador ser  “pulado” (perder a vez). Pode ser jogada sobre outra carta com a mesma cor ou o mesmo símbolo;
  • 4 cartas “Curinga” – dá ao jogador a opção de escolher a cor em que continuará o jogo. É possível jogá-la sobre qualquer carta;
  • 4 cartas  “Comprar Quatro Cartas” – dá ao jogador a opção de escolher a cor em que continuará o jogo, além de fazer o próximo comprar quatro cartas e perder a vez. Só é possível jogá-la quando o jogador não tiver outra carta que combine com a cor da pilha de descarte;
  • 3 cartas  “Curinga Branca para personalizar” – dá ao jogador a opção de escolher a cor em que continuará o jogo e pode ser personalizada com novas regras do Uno, criadas pelos participantes;
  • 1 carta  “Curinga Trocar as Mãos” – dá ao jogador a opção de escolher a cor em que continuará o jogo e a possibilidade de trocar de cartas com outro jogador. Pode ser jogada sobre qualquer carta.

Principais regras do Uno

Sabendo quantas cartas tem o Uno e quais são as funcionalidades dela, fica ainda mais fácil jogar. Agora, é hora de entender quais são as principais regras e como elas influenciam a partida. 

Como o objetivo é ficar sem nenhuma carta na mão, as regras do jogo Uno giram em torno do descarte. Nesse caminho, quando descartar sua penúltima carta, grite “Uno” para indicar que só há uma carta na sua mão. Se não gritar e alguém perceber isso antes de o próximo jogador começar a rodada, você terá que comprar duas cartas.

Entretanto, oficialmente, as regras do Uno determinam que, percebendo o próprio erro e dizendo “Uno”, o jogador não precisa comprar as cartas, já que há uma janela de acusação de um turno. Por exemplo, se o jogador A se esquecer de dizer “Uno”, mas o jogador B terminar o turno em seguida, quando chegar a vez do jogador C, o jogador A não poderá mais ser acusado. 

Além dessas principais regras, existem outras instruções a respeito da sequência de jogadas e da pontuação do Uno. Você pode conferi-las na íntegra, acessando o site da fabricante e distribuidora de baralhos brasileira Copag.

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se! 

E aí, gostou de saber como jogar e quais são as principais regras do Uno? Que tal garantir um baralho novinho para se divertir com a família? Confira as opções disponíveis na Ri Happy e garanta já! 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *