Saída da maternidade: dicas para esse momento especial

5 MINUTOS DE LEITURA
1387
saída da maternidade

A saída da maternidade é um dos momentos mais importantes para os papais e o bebê. Esse é o primeiro passo para criar uma rotina com o pequeno fora do ambiente hospitalar, estabelecendo os contatos iniciais dele com o mundo e outras pessoas da rede de apoio.

Cada fase da maternidade é especial. O blog Modo Brincar reuniu algumas dicas para ajudar na saída do hospital com a ajuda da Dra. Fernanda Monteiro Colete, autora do livro Super Gênios, terapeuta ocupacional e especialista em desenvolvimento infantil. No Instagram (@drafermonteiro), ela posta diversos conteúdos sobre desenvolvimento infantil. Confira!

1. Aceite ajuda da rede de apoio

A rede de apoio é formada por pessoas que oferecem suporte aos papais durante toda a vida da criança, especialmente após a saída da maternidade. O grupo pode ser composto por avós, tios, padrinhos, amigos, equipe médica e outros indivíduos que possam ajudar em momentos de necessidade.

A maternidade é um período incrível, mas que traz muitas mudanças na rotina e no corpo da mulher. É muito comum que algumas mães não queiram ajuda e pensem que aceitá-la é uma falha.

Pelo contrário, a rede de apoio fortalece os papais e auxilia-os em dúvidas que possam surgir. A presença desse grupo é importantíssima para casos de depressão pós-parto, quando a mãe sente muita tristeza e falta de esperança após o nascimento do pequeno.

Segundo a Fiocruz, 1 em cada 4 mulheres brasileiras têm depressão pós-parto entre os 6 e 18 meses do bebê. Por isso, a Dra. Fernanda alerta: “peça ajuda a familiares ou amigos, especialmente durante as primeiras semanas após a saída da maternidade”.

2. Seja paciente com as mudanças

Para os pequenos, especialmente nessa fase inicial, todas as mudanças fazem muita diferença. Pense assim: eles saem do ambiente hospitalar, onde já estavam habituados, para ir para casa, um lugar que ainda não conhecem. Além disso, há todo o percurso no carro, exposto a barulhos e visões desconhecidas.

A especialista destaca que é importante “ser paciente, já que os bebês precisam de tempo para se adaptar às mudanças”. Não é recomendado apressar esse processo, mesmo que você só queira o bem e o conforto dos pequenos. 

“Dê ao seu bebê o tempo necessário para ele se acostumar com a nova rotina e o ambiente diferente”, completa Dra. Fernanda. Esse período é importante para os papais, que precisam entender qual é a melhor rotina para garantir o conforto de toda a família. 

Uma dica que a especialista traz é “manter o contato físico com o bebê, como segurá-lo no colo e dar-lhe abraços, para ajudar a acalmá-lo e fortalecer o vínculo”. Isso também vai remeter aos primeiros momentos de vida e deixá-lo mais tranquilo em relação às mudanças.

saída da maternidade

3. Conte com a ajuda médica

Como você viu, a saída da maternidade pode gerar muitas dúvidas. Por isso, contar com o apoio da equipe médica é essencial. Não deixe de fazer perguntas em qualquer momento, especialmente quando a mudança na rotina acontecer. 

“Sempre que tiver alguma dúvida, procure um especialista para ficar segura e tranquila”, diz a especialista. O médico que está acompanhando o seu bebê pode dar dicas para o seu caso especificamente, facilitando todo o processo de saída da maternidade. 

O ideal é marcar uma consulta com o pediatra na primeira semana do recém-nascido. O período mais indicado é entre o terceiro e quinto dia após o nascimento, mas pode variar. Isso é ainda mais importante caso o bebê já tenha sido levado para casa.

4. Escolha roupas confortáveis

Um ponto importante é a escolha das roupas para o bebê. Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher o que levar na saída da maternidade, pensando nas melhores peças para esse momento ou na cor ideal para atrair boas energias para o pequeno.

Afinal, qual é a melhor roupa de bebê para saída da maternidade? O ideal é que o pequeno esteja confortável. É recomendado que ele esteja bem agasalhado, mesmo nos dias de calor. O sistema imunológico dele está se desenvolvendo, por isso, é ideal evitar contato com vento, frio, etc.

Não esqueça de escolher peças confortáveis para a mamãe também. É normal que o corpo dela passe por mudanças, por isso, a roupa para saída da maternidade da mãe deve dar mais liberdade e leveza para o momento. Aquelas específicas para gestantes são ótimas aliadas nessa fase.

Cores

Escolher as cores da saída de maternidade é uma das principais questões ao montar um enxoval. Cada tonalidade tem um significado nesse contexto. Acredita-se que o vermelho, por exemplo, traga proteção e boas energias, o rosa atraia amor e felicidade, enquanto o verde, saúde e serenidade. É importante pesquisar sobre esses significados na hora de escolher as peças.

A saída da maternidade é um momento especial. Com as dicas, fica muito mais prático. Depois de conferir este conteúdo, acesse o site da Ri Happy e conheça os itens para bebê.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *