Tipos de bola: conheça os principais para cada esporte

4 MINUTOS DE LEITURA
246
menina em campo de grama ao lado de bola de futebol branca e azul

Todo mundo tem um esporte preferido. Cada modalidade tem regras e equipamentos específicos. Por isso, muitas pessoas se perguntam sobre os tipos de bola. A equipe do blog Modo Brincar montou uma lista com os principais. Confira!

1. Bola de basquete

Entre as bolas de cada esporte, a de basquete é muito famosa. Reconhecida pela cor laranja, combinada com linhas pretas, ela é encontrada em diferentes tamanhos, dependendo da categoria em que será utilizá-la (masculina ou feminina).

Oficialmente, ela tem de 74,9 cm a 78 cm na categoria masculina e de 72,4 cm a 73,7 cm na feminina. O ambiente do jogo influencia o material dos modelos de bola de basquete. Para espaços externos, as versões em borracha são mais indicadas. Para os internos, o couro é a melhor opção.

2. Bola de futebol

O futebol é o esporte mais amado pelos brasileiros, muito famoso ao redor do mundo. As medidas oficiais da bola ficam entre 68 cm e 70 cm. O futsal ou futebol de salão usa um modelo menor, que varia entre 62 cm e 64 cm.

Apesar de ser tradicionalmente feito em preto e branco, esse é um dos tipos de bola encontrado em uma variedade enorme de cores. As grandes competições entre clubes e países contam com opções específicas, lançadas especialmente para a ocasião. Em geral, elas são feitas de material sintético. O peso varia de acordo com o espaço das partidas. A de futsal é mais pesada, por exemplo.

3. Bola de futebol americano

O futebol americano é popular nos Estados Unidos, mas conquista fãs ao redor do mundo. Entre os diferentes tipos de bola, esse chama muita atenção por conta do formato oval. Geralmente, ele é marrom e branco.

Esse formato facilita as jogadas, que são feitas com as mãos. O exterior mais áspero também ajuda nos lances. Em geral, as medidas são de 52,7 cm a 54 cm na parte circular e de 71 cm a 72,4 cm entre os bicos.

duas meninas de mãos dadas enquanto seguram uma bola de basquete e uma de futebol

4. Bola de vôlei

Se você quer conhecer os tipos de bolas de esportes, precisa saber mais sobre a de vôlei. Esse esporte faz sucesso ao redor do mundo, trabalhando movimentos com as mãos, praticados nas quadras e na areia. No primeiro caso, as medidas da bola ficam entre 65 cm e 67 cm, com revestimento mais macio.

Para o vôlei de praia, a impermeabilidade é importante. As medidas da bola variam entre 66 cm e 68 cm. É possível encontrar modelos em diversas cores e estampas. Alguns são decorados de maneira mais lúdica para deixar a prática divertida para as crianças.

5. Bola de tênis

Em comparação aos tipos de bola anteriores, a de tênis é a menor. Porém, ela também é adequada ao tipo de solo onde o esporte é praticado: grama ou quadra. Pode ser encontrada em lã natural ou artificial.

O tamanho fica entre 6,54 cm e 7,30 cm, que garante agilidade e leveza para todos os movimentos durante o jogo. Os modelos tradicionais combinam amarelo e branco, mas é possível encontrar detalhes em outras cores.

6. Bola de handebol

O design do modelo de handebol é muito parecido com o de futebol. A grande diferença está no tamanho da bola. Ele precisa ser menor para caber nas mãos dos atletas e facilitar as movimentações durante as partidas.

Os tipos de bola de handebol masculino têm entre 58 cm e 60 cm, enquanto o modelo para modalidade feminina fica entre 54 cm e 56 cm. Assim como o de futebol, o acessório pode ser encontrado em diversas cores para deixar o jogo ainda mais divertido.

Bola esportiva é na Ri Happy!

Gostou de saber sobre os principais tipos de bola? No blog Modo Brincar, você encontra vários conteúdos incríveis sobre esportes e dicas para a criançada praticá-los. Confira!

Aproveite todos os tipos de bola para montar uma programação esportiva com a criançada. Confira outros produtos do catálogo e aproveite os benefícios do Happy Mais, o programa de fidelidade da Ri Happy.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *