Tipos de esportes aquáticos: conheça 6 modalidades

4 MINUTOS DE LEITURA
194
criança sorrindo olhando para piscina com touca e roupa de banho

Você sabe quais são os tipos de esportes aquáticos? Essas modalidades são praticadas na água, em piscinas ou mares. Elas fazem muito sucesso entre a criançada, especialmente na época de calor, para refrescar. O blog Modo Brincar reuniu uma lista com seis modalidades para os pequenos aproveitarem. Veja!

1. Natação

Um dos exemplos de esportes aquáticos mais famosos é a natação. A atividade trabalha a capacidade de movimentar-se na água por meio do nado. Ela também serve como base para outras modalidades, como polo aquático e nado sincronizado.

A natação traz vários benefícios para a saúde, trabalhando o desenvolvimento motor, a capacidade respiratória e outros aspectos físicos. Além disso, é uma ótima maneira de prevenir acidentes, já que os pequenos saberão como agir caso passem por uma situação de perigo na água.

2. Canoagem

Como o próprio nome sugere, a canoagem é um dos tipos de esportes aquáticos que necessita de um equipamento, no caso, da canoa. A atividade é superdivertida para a criançada e pode ser praticada em diversas modalidades, como slalom, velocidade e turismo.

Na lista de esportes aquáticos, a canoagem destaca-se pelos benefícios que traz para a saúde. Entre eles, estão: o fortalecimento da parte superior do corpo, a melhora na postura e o estímulo ao sistema cardiovascular. O mais legal é que ela pode ser praticada por mais de uma pessoa.

3. Polo aquático

Sabendo o que são esportes aquáticos, é possível dizer que o polo aquático é uma ótima opção para quem prefere uma modalidade em grupo. O esporte assemelha-se ao handebol, já que a bola é passada de mão em mão e arremessada ao gol.

O polo aquático é um esporte com origem na Inglaterra, assim como o futebol. Porém, com o tempo, ele se espalhou pelo mundo e se tornou muito popular. A prática ajuda a fortalecer os músculos, incentivar a socialização e prevenir lesões, já que a água reduz os impactos.

menina sorrindo em frente a piscina segurando no rosto o óculos de natação

4. Surf

Se quer praticar um dos esportes radicais aquáticos, saiba que o surf é uma ótima opção. A modalidade popularizou-se, especialmente, com a participação nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio. A prática também precisa de materiais, principalmente, da prancha.

Esse esporte aquático com prancha traz diversos benefícios para a saúde dos pequenos, como a melhora no rendimento físico e o estímulo à integração sensorial. Além disso, o surf é uma modalidade para os pequenos conectarem-se com a natureza.

5. Hidroginástica

Entre os tipos de esportes aquáticos, a hidroginástica destaca-se por ser uma modalidade para todas as idades. O pequeno pode se divertir com os amiguinhos, a família e muito mais. Essa atividade aeróbica é feita em piscinas e pode usar acessórios, como pranchas, espaguetes e muito mais.

Os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura e melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Também gastam bastante energia, algo ótimo para as crianças descansarem depois. A hidroginástica é uma atividade feita em grupo, de forma animada com música.

6. Vôlei de piscina

O vôlei de piscina (biribol) é uma modalidade jogada em equipes de duas ou quatro pessoas. Uma rede separa o campo dos dois times. Os jogadores próximos a ela são atacantes. Os que estão distantes são os defensores.

Assim como os outros tipos de esportes aquáticos, o vôlei de piscina trabalha a musculatura e ajuda a diminuir o estresse. Também é uma ótima forma de deixar as crianças interagirem com outras pessoas de diferentes faixas etárias.

Tudo sobre o universo infantil no blog Modo Brincar!

Gostou de conhecer alguns tipos de esportes aquáticos? No blog Modo Brincar, você encontra mais conteúdos sobre maternidade, brincadeiras, brinquedos, esportes, cultura pop e muito mais. Acesse e aprenda sobre o universo infantil.

Que tal encontrar bolas e outros itens esportivos na Ri Happy? Existem vários objetos para a hora de praticar exercícios. Aproveite para cadastrar-se no Happy Mais, o programa de fidelidade, e ganhe benefícios incríveis para as suas próximas compras.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *