Deuses em Percy Jackson: confira mais sobre as figuras mitológicas

Os semideuses carregam legados divinos, herdando poderes mágicos e diversas habilidades. Porém, as relações entre os meio-sangues e os deuses em Percy Jackson são marcadas por conflitos, buscas por reconhecimento e cumprimentos de expectativas.

Ao longo da série literária, a ligação dos semideuses com os pais causa sentimentos variados, desde admiração até ressentimento pelo abandono, oferecendo profundidade. Saiba mais sobre essa questão envolvendo os deuses em Percy Jackson.

Deuses gregos em Percy Jackson

Após o Oráculo revelar que o filho de um dos três grandes deuses gregos, Zeus, Poseidon e Hades, seria responsável pela queda ou pela salvação do Olimpo, eles prometeram não se envolver com humanas. Porém, a promessa foi quebrada.

Desde o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, os fãs acompanham os herdeiros de vários outros deuses gregos, incluindo Ares, Afrodite, Atena e Hermes

Poseidon e Percy Jackson

A infância de Percy Jackson foi repleta de conflitos e acontecimentos estranhos. Por causa do TDAH e da dislexia, ele enfrentou diversos desafios e chegou a ser expulso de seis escolas diferentes.

Quando ele chega ao Acampamento Meio-Sangue (um campo de treinamento para semideuses), descobre ser filho de Poseidon, o que gera uma grande confusão entre os três grandes deuses, por causa do pacto desonrado e da profecia do Oráculo.

Do pai, Percy herdou diversos poderes, como a habilidade de controlar a água, não se molhar, nem se afogar. Ao longo dos livros, o deus do mar surge algumas vezes na vida do garoto. Nessas aparições, eles têm conversas importantes.

Os dois também se ajudam e recebem amparo em batalhas. Isso demonstra a lealdade e o amor que um sente pelo outro, apesar das complexidades que envolvem as realidades do mundo humano e divino.

Poseidon e Tyson

O deus do mar teve outro filho: Tyson. O ciclope surge em O Mar de Monstros, enviado ao Acampamento Meio-Sangue pelo próprio Poseidon. Ele revela que pediu um amigo ao pai e ganhou Percy.

Atena e Annabeth

Annabeth é filha da deusa da sabedoria com o professor Frederick Chase. Apesar da distância, a relação entre as duas é marcada pelo respeito e pela admiração, algo não tão comum entre semideuses e deuses em Percy Jackson.

Da mãe, Annabeth herdou a inteligência, a coragem e a perspicácia. Diante de conflitos e dilemas, ela busca seguir o que a deusa faria no lugar, afirmando: “Atena sempre tem um plano”.

Já a deusa enxerga a filha com muito orgulho. Inclusive, ela deu à Annabeth a missão de restaurar o Olimpo após os estragos causados durante a batalha de Manhattan, em O Último Olimpiano.

Hermes e Luke

Luke Castellan é filho de Hermes, deus da oratória, do comércio e dos ladrões, assim como mensageiro dos deuses, com a mortal May Castellan. Do pai, ele herdou o poder de se transportar com facilidade e roubar sem ninguém perceber.

Hermes nutre um sentimento especial por Luke, considerando como filho preferido, apesar dos erros cometidos pelo meio-sangue. Por outro lado, o garoto sente um enorme ressentimento pelo pai nunca estar presente em sua vida, principalmente, durante os ataques da mãe.

A relação entre os dois é marcada por eventos dolorosos ao longo da saga de livros escritos por Rick Riordan.

Outras relações entre semideuses e deuses em Percy Jackson

O universo mitológico dos livros de Rick Riordan apresenta outras relações entre semideuses e deuses em Percy Jackson. Veja quem são os pais dos outros personagens da saga:

  • Thalia Grace: filha de Zeus com a mortal Beryl Grace;
  • Nico e Bianca di Angelo: filhos de Hades com a humana Maria di Angelo;
  • Clarisse La Rue: filha de Ares;
  • Meg McCaffrey: filha de Deméter.

Ative seu #ModoBrincar e acompanhe mais aventuras do universo de Percy Jackson

Agora que você sabe sobre os filhos dos deuses em Percy Jackson, acompanhe mais conteúdos sobre esse universo mitológico. No blog #ModoBrincar, você encontra vários artigos sobre a série, os livros e os filmes da saga.

Picture of Ri Happy

Ri Happy

Você vai gostar de ler também: