Conheça 5 brincadeiras de 6 a 8 anos para divertir a criançada

5 MINUTOS DE LEITURA
2284
Imagem de um grupo de crianças brincando

Brincar é uma delícia em qualquer fase, não é mesmo? Por meio de atividades lúdicas, a criançada consegue se desenvolver e se divertir com a família ou os amiguinhos. As brincadeiras de 6 a 8 anos testam as habilidades dessa fase e ensinam outras úteis no futuro.

Para a criançada brincar e se divertir, o blog Modo Brincar preparou uma lista com cinco brincadeiras de 6 a 8 anos. Cada uma possui um objetivo e trabalha certas habilidades dos pequenos. Confira a seguir e prepare-se para muita diversão!

1. Detetive

Não, não estamos falando sobre o jogo de tabuleiro, embora essa brincadeira para criança tenha grande inspiração nesse brinquedo. Para essa atividade, você vai precisar apenas de pedaços de papel e caneta. Escreva as palavras “detetive” em um deles, “culpado” em outro e “vítima” nos restantes.

Cada criança vai sortear um papel e assumir esse personagem dentro do jogo. O “culpado” precisa tirar as “vítimas” da rodada e faz isso por meio de piscadas. Cada um que sai deve sinalizar que está fora. Enquanto isso, o “detetive” deve tentar descobrir quem é o “culpado”.

O “detetive” vence se revelar o “culpado” certo antes de todas as “vítimas” ficarem fora da rodada. Já o “culpado” ganha se tirar todos sem o investigador perceber. É uma das brincadeiras para crianças de 6 a 8 anos que trabalham o raciocínio lógico e a agilidade. 

2. O Mestre Mandou

Essa é uma das atividades para crianças de 6 a 8 anos mais clássicas. Além de ser superdivertida, ela trabalha a parte motora e o raciocínio lógico. Para jogar, basta reunir a criançada e sortear quem vai ser o “mestre”. Para isso, use pedaços de papel com os nomes ou um sorteador online.

Os adultos também podem ser mestres, mas é bacana deixar as crianças brincarem em todos os papéis do jogo. O mestre vai fazer um movimento e falar “O mestre mandou”, então a criançada pode imitar o gesto escolhido. Porém, isso só pode ser feito se ele disser a frase.

Caso um jogador se mexa sem que ela seja falada, está eliminado da rodada. Ganha o último jogador que permanecer no jogo sem errar o movimento. É importante que os adultos ajudem na elaboração do gesto e não deixem que seja algo muito complicado para todos.

Imagem de um grupo de crianças brincando

3. Dança das cadeiras

A criançada gosta de dançar? Então, a dança das cadeiras é a brincadeira ideal. Nessa atividade recreativa de 6 a 8 anos, você vai precisar de uma cadeira para cada participante menos um. Por exemplo, se sete crianças estiverem jogando, seis cadeiras bastam.

O objetivo do jogo é, a cada rodada, eliminar um jogador por não conseguir se sentar em uma das cadeiras. Por isso, sempre terá uma a menos. Para isso, a criançada vai rodar em volta delas enquanto uma música toca. Assim que o som parar, todo mundo deve se sentar.

A cada rodada, uma cadeira é retirada até sobrar apenas uma para dois participantes. Ganha quem se sentar nessa última. Essa é uma das brincadeiras de 6 a 8 anos mais divertidas, pois trabalha agilidade e coordenação por meio da música.

4. Pega-varetas

Outra brincadeira para crianças de 6 anos até 8 anos superdivertida e clássica, o pega-varetas ajuda na coordenação motora, estimula a paciência e a concentração da criançada, além de ensiná-las a perder. É possível comprar esse jogo pronto ou fazê-lo em casa com palitos de churrasco e tinta.

No pega-varetas, o objetivo é tirar uma vareta do monte sem mexer nas outras que estão nele. Para isso, você deve jogá-las em cima de uma mesa para misturá-las em uma posição que torne difícil retirá-las. O jogador que mexer em outra vareta passa a vez para o próximo.

Cada cor de vareta tem uma pontuação, e a preta geralmente vale mais. Porém, você pode montar seu próprio sistema de pontuação dependendo do número de crianças. Ganha o participante com o maior número de pontos ao final do jogo.

5. Quem sou eu?

Vamos testar a percepção e a memória da criançada? No jogo “Quem sou eu?”, os pequenos precisam adivinhar quais personagens eles são por meio de perguntas. Isso é feito com papel, lápis e algo para prender o papel na testa de todos os participantes.

Funciona assim: cada participante vai receber um papel com um personagem e precisa fazer perguntas sobre tópicos que revelem quem é, como aparência, personalidade, origem, etc. As respostas só podem ser “sim” ou “não”. Por isso, é preciso pensar bem nas questões.

O personagem pode ser escolhido conforme o seu gosto e o da criançada. Vocês podem definir um tema ou até se inspirar na própria família, tornando a brincadeira ainda mais divertida. Quem adivinhar primeiro o nome na testa vence a partida.

Viu só? Existem muitas brincadeiras de 6 a 8 anos superdivertidas. Aproveite que está por aqui e confira nosso conteúdo sobre atividades com água para se divertir com toda a família.

Fontes consultadas:

PAIS E FILHOS. 50 brincadeiras para o seu filho. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/mais/50-brincadeiras-para-o-seu-filho/. Acesso em: 15 de setembro de 2022.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *