Criança bilíngue: conheça os benefícios de aprender outro idioma na infância

5 MINUTOS DE LEITURA
3179
Imagem de uma criança estudando
Criança estuda livro em inglês

O aprendizado é sempre importante na infância. Por meio dele, os pequenos descobrem o mundo e entendem algumas coisas que fazem parte da rotina. Criar uma criança bilíngue é uma das melhores maneiras de fazer isso.

O blog Modo Brincar preparou um conteúdo especial sobre o bilinguismo na educação infantil. Veja os principais benefícios, as recomendações para o ensino e algumas dicas que facilitam esse aprendizado!

Quando começar o aprendizado de línguas estrangeiras?

Não existe um consenso em relação à melhor idade para começar a aprender uma língua estrangeira. Isso porque cada fase do desenvolvimento possui especificidades que permitem o aprendizado do novo idioma. Para muitos, é um processo contínuo.

Para o MIT, Massachusetts Institute of Technology, existe uma idade mais recomendada para começar a aprender. Segundo a pesquisa feita pelo instituto, uma criança bilíngue que inicia o aprendizado aos dez anos tem mais chances de se tornar proficiente no idioma.

A pesquisa ainda destaca que essa proficiência se mantém até os 17 ou 18 anos. Sendo assim, é muito importante estimular o aprendizado dos idiomas estrangeiros desde cedo. Conforme a criança for ficando mais velha, aprofunde esses estudos.

Quais são os benefícios de criar uma criança bilíngue?

O ensino bilíngue possui vários benefícios para o desenvolvimento da criançada. Por isso, é uma prática muito encorajada. Aprender inglês, espanhol, francês, italiano ou qualquer outra língua é algo superpositivo para os pequenos. Confira mais sobre isso.

1. Estimula o cérebro

Você sabia que o cérebro dos pequenos precisa fortalecer algumas estruturas e estabelecer mais conexões sinápticas ao longo dos anos? Por meio disso, eles absorvem informações e são capazes de ter uma cognição madura. O aprendizado de outro idioma ajuda a estimular o cérebro, deixando as crianças mais inteligentes.

Imagem de um grupo de crianças na aula de inglês

2. Favorece o foco e a criatividade

A educação bilíngue requer muito foco e criatividade. Afinal, os pequenos estão aprendendo algo completamente novo e, muitas vezes, estranho na rotina. O ensino é feito por meio de escuta, escrita e conversação, o que ajuda a criançada a desenvolver essas habilidades que podem ser usadas em outras atividades.

3. Propõe novas possibilidades

Não é nenhum segredo que ser bilíngue abre muitas portas para as pessoas. Para os pequenos, isso é extremamente positivo, pensando que poderão explorar várias possibilidades, como fazer um intercâmbio, trabalhar em uma empresa internacional, entrar em mestrados, etc. Isso ajuda a estimular os estudos e deixar a criançada mais animada para o futuro.

4. Melhora a autoestima

É sempre bacana se sentir seguro em alguma coisa. Um dos principais benefícios de criar uma criança bilíngue é que ela terá grande melhora na autoestima. Isso porque, a cada aprendizado novo, conquista no curso ou até momentos simples, como falar ou cantar uma música, os pequenos se sentirão satisfeitos consigo mesmos.

5. Ajuda na socialização

A educação bilíngue infantil estimula a socialização entre os pequenos. Uma das partes mais importantes desse aprendizado é a conversação, ou seja, o momento em que eles botam em prática o que aprenderam para dialogar. Essa é uma ótima maneira da criançada fazer novas amizades e se sentir mais confortável com outras pessoas.

Como ensinar o novo idioma aos pequenos?

Existem vários cursos para o ensino do idioma para crianças, tanto em escolas especializadas nisso quanto em colégios bilíngues. Os papais e os outros adultos também devem estimular esse aprendizado em casa, algo que pode ser feito de diversas maneiras superdivertidas.

Nesse ensino, é sempre importante respeitar os limites da criança. Nada de cobrar resultados ou fazer com que ela fique estudando por horas até aprender um conceito. Se o momento do estudo for mais divertido e confortável, os pequenos ficarão mais abertos ao ensino da nova língua.

Uma das atividades mais bacanas para o ensino da criança bilíngue é ouvir música. Ela ajuda a estimular a audição, e você ainda pode pedir para o pequeno traduzir a letra da canção escolhida. Dica: escolha uma playlist cheia de hits que a criançada adora.

Ver filmes e séries legendados também ajuda a estimular o ensino bilíngue infantil. Outra alternativa bacana é a leitura, em que você pode escolher obras que condizem com os conhecimentos do pequeno no momento. É possível fazer brincadeiras em outro idioma, como jogo da memória, caça ao tesouro ou até uma atividade para identificar cores, números, animais e outros conceitos.

Venha conhecer o blog Modo Brincar!

Viu como é fácil criar uma criança bilíngue? Depois de conferir este conteúdo, que tal aprender mais sobre o universo infantil? No blog Modo Brincar, há conteúdos sobre gravidez, maternidade, aprendizado, brinquedos, brincadeiras, cultura pop e muito mais. Acesse!

Fontes consultadas:

VEJA. Novo estudo revela a idade ideal para aprender um novo idioma. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/novo-estudo-revela-a-idade-ideal-para-aprender-um-novo-idioma/. Acesso em: 30 de novembro de 2022.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *