Dia da Engenharia: brinquedos para estimular o interesse pela área

5 MINUTOS DE LEITURA
98

Você sabia que o Dia da Engenharia é celebrado em 10 de abril? Essa profissão é importante para a sociedade. Afinal, ela tem oferecido soluções inovadoras para resolver problemas de várias áreas.

A afinidade com a engenharia pode ser estimulada na infância, com brinquedos que desenvolvem várias especialidades da área. Este artigo do blog Modo Brincar explica como fazer isso.

Origem do Dia da Engenharia

Em 1933, o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto de Lei n° 23.569, estabelecendo 10 de abril como data para celebrar a área que se dedica tanto a construir quanto a melhorar estradas, edifícios, produtos, equipamentos e meio ambiente.

O Dia da Engenharia foi definido para homenagear o Tenente Coronel João Carlos de Villagran, ex-comandante do Batalhão de Engenharia na Guerra do Paraguai, que faleceu em 10 de abril de 1866.

Desde 1934, o Dia da Engenharia foi celebrado no Brasil, ressaltando e conscientizando a importância dos profissionais da área para a criação de um mundo melhor.

Como os brinquedos podem influenciar o interesse pela engenharia?

Muitas pessoas demonstram interesse pela área de atuação profissional durante as brincadeiras com amigos e familiares ainda na infância. Não é raro encontrar alguém que gostava tanto de brincar com carrinhos que se tornou mecânico, por exemplo.

Os brinquedos de montar construções e criar cenários ajudam a estimular a criatividade e desenvolver o interesse por áreas que realizam essas tarefas, como a engenharia civil. A partir disso, com o passar do tempo, as crianças podem aprimorar as habilidades aprendidas em momentos de diversão, optando por seguir como profissionais no futuro.

Quais brinquedos estimulam o interesse pela engenharia?

Existem diversos tipos de engenharia. A civil, por exemplo, é responsável pela criação de estradas e edifícios. A ambiental tem a responsabilidade de buscar formas de proteger e reduzir os impactos no meio ambiente. A mecânica atua no desenvolvimento de carros e máquinas eficientes e sustentáveis.

Independentemente do tipo, existem brinquedos e acessórios que remetem a várias especialidades. Que tal conferir algumas opções para estimular as crianças a pesquisarem como se tornar um engenheiro?

Barbie construtora engenheira e Chelsea construtora

A Barbie engenheira é uma ótima opção para estimular o interesse pela área civil. Inclusive, muitas crianças inspiram-se nela e na Chelsea Construtora, observando peças do uniforme, como o capacete, e materiais de construções que imitam a vida real.

dia da engenharia interna

LEGO

Os blocos de LEGO estão entre os brinquedos mais associados à engenharia. Por meio dos tijolinhos de plástico, as crianças podem construir edifícios, automóveis, equipamentos e muito mais.

Esse tipo de brinquedo incentiva habilidades essenciais para um engenheiro e uma engenheira, como noção de peso, equilíbrio, força, raciocínio rápido e busca por soluções inovadoras.

Um exemplo de set inspirador de LEGO é Marvel Vingadores Sanctum Sanctorum. Ele permite a montagem da curiosa casa do Doutor Estranho, presente no cenário dos filmes Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022) e Vingadores: Guerra Infinita (2018).

As peças de montar também podem estar relacionadas às áreas da robótica, ligadas à engenharia mecatrônica. Elas podem ser utilizadas na criação de designs e protótipos de robôs para testes, antes das versões oficiais.

Playmobil

Os brinquedos da Playmobil são conhecidos por apresentarem diversas profissões. Desde o surgimento da marca, diversos bonecos engenheiros divertiram e incentivaram a criançada a seguir essa profissão no futuro.

Devido a esse interesse presente desde a infância, muitos profissionais contam com um boneco da Playmobil em seus escritórios. Esse também é um ótimo presente para o Dia da Engenharia.

Brinquedos de robótica

Os conjuntos de montagem são ótimos para estimular ainda mais o desejo das crianças que se identificam com a área da robótica ou da mecânica. Eles contam com peças e acessórios que permitem a construção e a organização de miniaturas de robôs e veículos.

Também existem os kits educativos que permitem a montagem de robôs. Eles oferecem ensinamentos sobre a área por meio de instruções que estimulam o raciocínio lógico, a atenção e a criatividade, além de momentos de diversão.

A Ri Happy oferece ótimas opções para o Dia da Engenharia

A Ri Happy conta com as melhores opções para o Dia da Engenharia. Você encontra LEGO, Chelsea Construtora, Playmobil e entre outros brinquedos para inspirar o interesse por essa área incrível.

Você pode saber melhor como incentivar as crianças a encontrarem a profissão ideal para elas, ativando o #ModoBrincar. Aqui, há conteúdos sobre brinquedos, presentes, filmes, séries e muito mais para tornar o dia a dia das crianças mais feliz e saudável.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *