O que as crianças podem aprender com a lenda do saci?

4 minutos para ler

Entre as diversas histórias do folclore brasileiro, a lenda do Saci Pererê é uma das mais conhecidas. Afinal, quem não conhece as peripécias do garoto preto, de uma perna só, que fuma cachimbo e tem um gorro vermelho?

Quem cresceu lendo e assistindo o Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, com certeza reconhece essa figura. Falando nisso, você sabia que dá para ensinar muita coisa para a criançada a partir desse conto? Neste post, trazemos a origem dessa lenda e quais aprendizados podemos repassar a partir dela. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

A lenda do Saci Pererê

Segundo a lenda, o Saci é muito levado e adora fazer pegadinhas com as pessoas, como queimar a comida, derramar o leite e sumir com objetos. Ou seja, se deu algo errado sem qualquer explicação, a culpa é dele. Para ajudar nessas peripécias, ele conta com seus poderes mágicos dados pelo seu gorro vermelho.

O Saci é capaz de desaparecer e reaparecer onde quiser e de forma muito rápida. Apesar das travessuras, é responsável por guardar as ervas medicinais das matas. Quando alguém as pega sem autorização, ele prega alguma de suas peças para dar uma lição.

A origem da lenda do Saci Pererê

A origem da lenda do Saci é muito interessante, pois nasce na cultura indígena e ganha força com elementos de outros folclores. O nome Saci Pererê vem de Ŷaci-ŷaterê, que pertence à língua Tupi-Guarani. Originalmente, ele era um menino índio que morava na floresta e era uma criatura da noite.

Com a migração do mito para o norte, o personagem ganhou influências africanas. Isso porque lá se concentravam parte dos escravos trazidos para o Brasil, que recontavam a lenda para assustar e entreter as crianças. A partir daí, o Saci ganhou a figura do menino preto.

Além disso, a característica de uma perna só vem da história de que ele perdeu o membro em uma luta de capoeira com um capitão do mato durante uma fuga. Foi aí também que ele ganhou o cachimbo e o gorro na cabeça. Entretanto, algumas linhas de pensamento dizem que o chapéu foi inspiração dos acessórios usados pelos camponeses portugueses.

Você sabia que na lenda do Saci também há influência árabe? Sim! A ideia de que ele pode conceder desejos a quem aprisioná-lo na garrafa vem da história de Aladim e o Gênio da lâmpada. Esse detalhe pode ter sido inserido na história por conta de escravos mulçumanos que conheciam os contos árabes.

O Dia do Saci

lenda do saci

É comemorado em algumas cidades do Brasil no dia 31 de outubro por meio de uma lei que determinou essa data. O fato de ser no mesmo dia do Haloween não é coincidência: a ideia dos autores do projeto foi justamente chamar a atenção para a valorização da cultura brasileira. Cá entre nós, há espaço para celebrar ambos os folclores, não é mesmo?

Os aprendizados com a lenda do Saci

Depois de entender mais sobre essa lenda e sua origem, dá para tirar lições muito importantes para repassar às crianças. A seguir, confira algumas delas.

Valorização da cultura nacional

O folclore brasileiro é riquíssimo em detalhes que encantam as crianças. Isso se dá pela miscigenação, em que cada povo acrescenta algo de sua cultura. Como os pequenos entendem melhor de forma lúdica, é uma ótima oportunidade para ensiná-los a valorizar o que o nosso país tem de melhor: a mistura de povos. Para isso, você pode usar a arte, como desenhos e pinturas para contextualizar.

Cuidado com o meio ambiente

O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais, por isso se sente no dever de cuidar delas. Você pode aproveitar e ensinar à criançada que a natureza oferece alimento, medicamento, ar puro, sombra e muito mais, e que por esse motivo é nossa obrigação preservá-la.

Incentivo à leitura

Instigar as crianças a desenvolverem a leitura é muito importante, já que esse hábito na infância traz benefícios ao longo da vida. Você pode fazer isso oferecendo livros que contenham as histórias do Saci e de outros personagens do folclore brasileiro.

É importante lembrar de fugir dos estereótipos negativos que cercam a lenda do Saci e passar para os pequenos a verdadeira magia do folclore brasileiro. Essa história tem muitas lições importantes que podem ser ensinadas de forma lúdica como as crianças gostam.

Quer deixar os contos sobre folclore ainda mais divertidos? Então, aproveite que está por aqui e confira nossa página exclusiva na loja online!

Posts relacionados

Deixe um comentário