Lenda do Saci: conheça tudo sobre um clássico do folclore brasileiro

6 MINUTOS DE LEITURA
4657
lenda do saci

A lenda do Saci é um dos clássicos do folclore brasileiro. As brincadeiras e as pegadinhas do garoto de uma perna só, com cachimbo e gorro vermelho, marcaram gerações. Até hoje, elas ganham destaque em diversas produções, incluindo livros, filmes e seriados. 

As histórias do folclore brasileiro são oportunidades divertidas para apresentar um pouco sobre a história do país para a garotada. Por isso, a equipe do blog #ModoBrincar preparou este conteúdo especial, detalhando as travessuras desse famoso personagem. Confira e aproveite! 

Qual é a história do Saci?

Existem várias versões para a lenda do Saci-Pererê, mas uma das características presente em todas é o jeito levado. O garoto adora pregar peças nas pessoas, como queimar comida, derramar leite e sumir com objetos. Ele faz isso com poderes mágicos, vindos do gorro vermelho.

Os poderes também o ajudam a aparecer e desaparecer muito rápido dos lugares, o que o permite enganar a todos quando faz as traquinagens. Esse comportamento tem uma explicação: o menino protege as árvores e as ervas medicinais das matas, usando pegadinhas para ensinar uma lição a quem tenta pegá-las ou destruí-las.

De acordo com as histórias, existe apenas uma maneira de parar o Saci: pegar o gorro. Para isso, você precisa jogar uma peneira no redemoinho que ele faz quando está desaparecendo.

Qual é a origem da lenda do Saci?

A origem da lenda do Saci-Pererê é a cultura indígena, mas com a adoção de elementos de outras civilizações. O nome da figura é inspirado em Ŷaci-ŷaterê, que pertence à língua tupi-guarani. Algumas versões das histórias apresentam o garoto como um indigena, que morava na floresta e vagava durante a noite.

Com o passar do tempo, a história sobre a lenda do Saci-Pererê migrou para o Norte do Brasil. Lá, a maior parte dos escravos trazidos ao país espalharam ainda mais a lenda. Eles fizeram algumas adaptações baseadas na cultura africana, quando o personagem passou a ser descrito como um menino preto.

Outra influência na lenda do Saci-Pererê é a capoeira. Segundo uma das versões, o menino perdeu a perna em uma luta com um capitão do mato, durante uma fuga. Nela, ele ganhou o gorro e o cachimbo. Algumas histórias dizem que o chapéu era inspirado em camponeses portugueses.

Você sabia que pode realizar alguns desejos se aprisionar o Saci em uma lâmpada? Esse detalhe é interessante porque tem influência da cultura árabe. Você deve se lembrar da história de Aladdin, em que um gênio é liberto para conceder desejos.

Curiosidades sobre a lenda do Saci 

Após descobrir de onde vem e o que é a lenda do Saci-Pererê, fica fácil entender o motivo das histórias divertirem a garotada. Então, confira mais curiosidades sobre um dos personagens favoritos do folclore brasileiro! 

lenda do saci

Sítio do Pica-Pau Amarelo

Sítio do Pica-Pau Amarelo foi uma série muito famosa de livros escritos por Monteiro Lobato. A história narra as aventuras na propriedade da Dona Benta, avó de Pedrinho e Narizinho, os protagonistas. Adivinha qual outro personagem participa da trama? O Saci!

As histórias literárias já receberam adaptações para animação e live action, trazendo vários elementos do folclore. Uma das versões mais famosas foi a de 2001, exibida na Rede Globo, parte da infância de diversas pessoas. Nela, o Saci é protagonizado por Izak Dahora. O programa é uma ótima opção para curtir em família. 

Dia do Saci

Você sabia que existe o Dia do Saci? Celebrada em 31 de outubro, coincidindo com o Dia das Bruxas, a data foi criada com o intuito de resgatar e valorizar a história do folclore brasileiro, assim como promover a cultura nacional e as tradições do país.

A homenagem foi instituída pelo Projeto de Lei Federal n.º 2.479, determinando o folclore como um elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. Para celebrá-la, são propostas atividades como contação de histórias sobre as lendas, apresentação de músicas folclóricas e confecção de desenhos. 

Lenda brasileira pelo mundo

Além de ser um clássico entre as lendas do folclore brasileiro, o Saci-Pererê é protagonista de histórias de outros países. Cada conto é baseado na cultura do local, com características que tornam a narrativa mais próxima de quem está ouvindo ou lendo. 

Na maioria, o garoto tem uma aparência diferente, com pele branca, cabelos loiros e chapéu de palha no lugar do gorro vermelho. No entanto, o jeito brincalhão e travesso permanece!

O que o Saci pode ensinar para os pequenos?

A lenda do Saci entretém as crianças e ensina a valorizar a cultura brasileira. O folclore pode contribuir muito para a formação dos pequenos como indivíduos, colaborando com aquisição de identidade, trabalhando a miscigenação e instruindo sobre a importância de respeitar a diversidade.

Ao familiarizar-se com a história do protetor do meio ambiente, os pequenos adquirem o senso de cuidado com a natureza, entendendo a urgência de preservá-la. Outro benefício da lenda do Saci-Pererê para educação infantil é o incentivo à leitura, que contribui muito para o desenvolvimento intelectual.

É possível encontrar diversas produções sobre o personagem, com narrativas envolventes, indicadas para cada faixa etária. No entanto, é necessário ressaltar a importância da escolha de obras sobre o Saci que fujam dos estereótipos negativos e passem a verdadeira magia da cultura. 

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se com histórias do folclore!

Agora que você está por dentro de tudo sobre a lenda do Saci, que tal conhecer outras obras do folclore brasileiro no blog #ModoBricar? Navegue pelos artigos e divirta-se! 

Na Ri Happy, você encontra blocos de montar da Tudo Brasil, com linha especial em homenagem aos personagens do folclore brasileiro, como Saci-Pererê, Curupira, Iara e muito mais. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *