Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

5 MINUTOS DE LEITURA
3165
lenda do saci|lenda do saci
Menina lê livro sobre a lenda do saci

A lenda do Saci é certamente uma das mais famosas do folclore brasileiro. Quem não se lembra das brincadeiras e pegadinhas do garoto de uma perna só, que fuma cachimbo e tem um gorro vermelho, não é mesmo? Ele apareceu em diversas obras, inclusive no Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato.

Você sabia que o folclore brasileiro pode ensinar muito para a criançada? A lenda do Saci, por exemplo, tem várias lições importantes, por isso é interessante repassá-las para a nova geração. Pensando nisso, trouxemos um conteúdo especial com a origem dessa história e quais aprendizados podemos tirar dela. Confira!

Qual é a lenda do Saci Pererê?

Para passar a história direitinho para a criançada, é importante saber tudo sobre a lenda do Saci. Segundo a história, o Saci é muito levado e adora fazer pegadinhas com as pessoas, como queimar a comida, derramar o leite e sumir com objetos. Para ajudar nessas peripécias, ele conta com os poderes mágicos dados pelo gorro vermelho.

Um dos principais poderes dele é a capacidade de aparecer e desaparecer bem rapidamente. Apesar de ser bem levado, o Saci é um protetor das ervas medicinais das matas. Quando alguém as pega sem autorização, ele prega  uma peça para lhe dar uma lição. Para impedir as brincadeiras e pegadinhas, basta pegar o gorro dele. Muito legal, não é mesmo?

Onde surgiu a lenda do Saci?

Você já se perguntou qual é origem da lenda do Saci? Essa história nasceu na cultura indígena e ganhou força com elementos de outros folclores. O nome do menino é inspirado em “Ŷaci-ŷaterê”, que pertence à língua tupi-guarani. Originalmente, ele era um índio que morava na floresta e era uma criatura da noite.

O mito migrou para o Norte do país, onde estava concentrada parte dos escravos trazidos para o Brasil, que contavam a lenda para assustar e entreter as crianças. A partir daí, o Saci ganhou influências africanas e passou a ter a figura do menino preto.

A lenda do Saci também tem a influência da capoeira. De acordo com uma história, o menino perdeu sua perna em uma luta  com um capitão do mato durante uma fuga. Foi nela que ele ganhou o cachimbo e o gorro na cabeça. Porém, algumas linhas de pensamento dizem que o chapéu foi inspiração dos acessórios usados pelos camponeses portugueses.

Outra influência interessante da lenda do Saci é a árabe. A ideia de que ele pode conceder desejos a quem aprisioná-lo na garrafa vem da história de Aladim e o Gênio da lâmpada. Certamente, você conhece essa outra história, que já tem até animação da Disney.

Sobre o Dia do Saci

Após conhecer mais sobre a lenda do Saci, deu para perceber que ela é uma mistura muito bonita de culturas, não é mesmo? Por isso, é importante trabalhá-la na infância como uma maneira de ensinar sobre a valorização da nossa cultura.

Pensando nisso, no dia 31 de outubro, é comemorado o Dia do Saci Pererê. O fato de ser no mesmo dia do Halloween não é coincidência: a ideia dos autores do projeto foi justamente chamar a atenção para a valorização da cultura brasileira. Cá entre nós, há espaço para celebrar ambos os folclores, não é mesmo?

lenda do saci

Quais são os aprendizados da lenda do Saci?

Inserir a lenda do Saci Pererê na educação infantil traz muitos aprendizados para a criançada. Por ser uma história lúdica e divertida, é uma maneira fácil de passar essas lições. Confira mais sobre elas:

1. Valorização da cultura nacional

Você sabia que o  folclore brasileiro é riquíssimo em detalhes que encantam as crianças? Isso se dá pela miscigenação, em que cada povo acrescenta algo da própria cultura. A lenda do Saci é uma ótima oportunidade de ensinar os pequenos a valorizar a cultura miscigenada do nosso país. Você pode contar a história por meio de artes, desenhos e pinturas que ajudam a contextualizar os acontecimentos.

2. Cuidado com o meio ambiente

A preservação do meio ambiente é um assunto que deve fazer parte da infância. Como o nosso amigo Saci é um cuidador das ervas da mata, a história dele pode ensinar a criançada a ter esse senso de cuidado com a natureza, justamente porque ela nos oferece alimentos, medicamentos, ar puro, sombra, etc.

3. Incentivo à leitura

O hábito de ler com frequência traz muitos benefícios para a vida, principalmente se for estimulado desde a infância. Você pode fazer esse incentivo à leitura por meio de obras do folclore brasileiro, inclusive com a lenda do Saci. É importante procurar livros que fujam dos estereótipos negativos desse personagem e passar a verdadeira magia da nossa cultura para os pequenos.

Gostou de conhecer mais sobre a lenda do Saci? No nosso site, temos vários livros e brinquedos para ilustrar as histórias do folclore brasileiro. Assim, você presentear a criançada e ainda ensiná-la sobre o nosso país. Venha conferir!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...