Os passatempos de tabuleiros aprimoram o raciocínio e as habilidades cognitivas das crianças com muita diversão. Este artigo explica qual o objetivo do jogo de xadrez e as principais técnicas para iniciantes. Confira a seguir!
Conheça um pouco da história do jogo de xadrez
Praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, o jogo de xadrez é milenar e reconhecido como esporte olímpico. Criado por volta do século VI, na Índia, eu trouxe personalidades do exército e da nobreza, representados por peças utilizadas em disputas desafiadoras.
A versão moderna desse jogo de tabuleiro clássico surgiu no XVIII, quando se tornou popular na Europa, em países como França e Inglaterra. Estratégias medievais de guerra foram incorporadas às partidas, assim como as pessoas influentes da sociedade da época, incluindo os bispos e a rainha.
Qual o objetivo do jogo de xadrez?
Agora que você já sabe como ele surgiu, vale entender qual o objetivo do jogo de xadrez. A disputa acontece entre dois praticantes, chamados enxadristas, em um tabuleiro com 32 peças divididas igualmente e dispostas em lados opostos.
As peças costumam ser brancas e pretas para identificar os jogadores. Cada uma tem particularidades e se movimentam de formas diferentes.
Todas as estratégias utilizadas durante as disputas de xadrez têm uma única finalidade: capturar o rei adversário. Quando isso acontece, o movimento é identificado como xeque-mate, sinalizando o fim do jogo.
Quais são as principais regras do xadrez?
Apesar da complexidade do jogo, as regras do xadrez são relativamente simples. O competidor com as peças brancas inicia a partida, após organizá-las da seguinte maneira:
- Primeira fila: torre, cavalo, bispo, rei, rainha, bispo, cavalo, torre;
- Segunda fila: oito peões.
Cada peça deve ser colocada sobre as 64 casas do tabuleiro de xadrez seguindo regras predefinidas. O jogador da vez tem direito a um movimento, que seguirá sempre o mesmo padrão.
Peão
Uma boa dica para entender qual o objetivo do jogo de xadrez é analisar o movimento das peças. O peão, por exemplo, anda até duas casas para a frente, em linha reta. Ele nunca retrocede. Quando consegue avançar até a primeira fila do adversário, pode ser substituído por outra peça, exceto por outro peão ou pelo rei.
Torre
A torre desloca-se na vertical e na horizontal. Não há limite de casas para ela, desde que não haja outra peça no caminho. Ela pode capturar a torre adversária, tomando o lugar.
Bispo
O bispo movimenta-se na diagonal, mantendo-se sempre em casas da mesma cor. Pode ir para frente e para trás, andando quantas casas quiser, sem pular outra peça. Se encontrar uma figura oponente no caminho, pode capturá-la e removê-la.
Cavalo
A movimentação do cavalo lembra a letra “L”, já que ele pode ir para frente e para o lado. É a única peça que pode pular sobre outras que estejam no caminho, seja do próprio jogador, seja do rival.
Rainha
Aprender os movimentos da rainha é crucial para entender como jogar xadrez. Também conhecida como dama, ela representa a peça mais poderosa do jogo e anda livremente em todas as direções. Ela pode reproduzir os passos da torre e do bispo, sem limites de casa, desde que o caminho esteja desbloqueado.
Rei
O rei anda apenas uma casa por vez, em qualquer direção. Essa é a movimentação mais importante para compreender qual o objetivo do jogo de xadrez. Como ele não pode permanecer em uma posição em que seja atacado, é a peça mais frágil do tabuleiro. Todas as estratégias utilizadas na partida visam a sua proteção.
Além dos movimentos das peças, existem estratégias complexas, que costumam ser dominadas por jogadores experientes. Alguns exemplos são a abertura, o meio-jogo, o roque e a promoção. Elas podem ser encontradas em livros próprios para ensinar o jogo à molecada.
Como o xadrez pode contribuir para o desenvolvimento infantil?
O xadrez pode ser praticado acima de quatro anos. No entanto, é uma opção de brinquedo interessante para crianças de nove anos ou mais, já que requer alta capacidade analítica e estratégica.
Para jogar xadrez, é necessário ter concentração, paciência, raciocínio e criatividade. O jogo auxilia no desenvolvimento intelectual da garotada, que exercita o pensamento estratégico, a tomada de decisões e o foco, enquanto se diverte.
Como outros jogos de tabuleiros, o xadrez estimula a competitividade saudável, na qual os pequenos devem respeitar a vez e a estratégia do oponente. Por isso, é uma ótima maneira de aprimorar a inteligência social e emocional.
A maior variedade de jogos de tabuleiros está na Ri Happy!
Gostou de compreender qual o objetivo do jogo de xadrez? Agora, incentive a criançada a se divertir com essa atividade! Acesse o site da Ri Happy e confira outros jogos de tabuleiros clássicos.
Aproveite para inscrever-se no programa de fidelidade Happy Mais! É só preencher um rápido cadastro para usufruir de benefícios exclusivos, como promoções, descontos e prazo diferenciado de troca.