Dia da Amizade: conheça a origem da data

4 MINUTOS DE LEITURA
48
crianças abraçadas sentadas na grama representando o dia da amizade

A canção Amigo, estou aqui, composta e cantada por Zé da Viola na trilha sonora do filme Toy Story, apresenta a importância de ter amigos. Pode ser até que ela fez você pensar em alguém muito especial. Esse vínculo é tão forte que ganhou uma data comemorativa, o Dia da Amizade.

Nutrir esse tipo de relacionamento é fundamental para fortalecer um dos principais pilares da vida. Por isso, neste artigo do blog Modo Brincar, você vai aprender a origem e a importância da data para o desenvolvimento infantil. Além disso, vai conferir filmes que falam sobre essa parceria. Boa leitura!

Qual é a origem do Dia da Amizade?

O Dia Internacional da Amizade foi instituído pela ONU durante uma assembleia geral em 2011. O objetivo foi promover a importância dos amigos entre culturas, povos e indivíduos como um meio de incentivar a paz.

A partir disso, o Dia da Amizade passou a ser comemorado em 30 de julho. A iniciativa defende que a amizade não tem fronteiras e é um elo poderoso, capaz de gerar harmonia entre diferentes pessoas.

É válido cultivar a amizade para manter as conexões sempre sólidas e incentivar que os pequenos sigam esse exemplo. Afinal, após a família, os primeiros relacionamentos baseados em união são construídos com os amigos com quem eles convivem.

Dia do Amigo

Apesar do Dia da Amizade ser comemorado oficialmente em 30 de julho, no Brasil, o Dia do Amigo é mais lembrado, acontecendo 10 dias antes. Independentemente da data, sempre é tempo de valorizar as pessoas queridas e o companheirismo que une as pessoas nos momentos alegres e tristes.

Qual é a importância da amizade na infância?

Ao pensar sobre os benefícios da amizade para crianças, o primeiro item que vem à mente é a interação com pessoas da mesma idade. Porém, esse tipo de relacionamento pode construir até a autoestima mais saudável. Saiba mais a seguir!

Desenvolvimento emocional

Além das habilidades sociais, fazer um amigo pode ajudar os pequenos a desenvolver inteligência emocional. Nessa relação, as crianças aprendem que cada pessoa é única, com personalidade e pensamentos próprios. Elas também aprimoram a comunicação, o que ajuda a criarem empatia e demonstrarem solidariedade.

Resolução de conflitos

Quem nunca enfrentou conflitos com outras pessoas? Um bom laço de amizade construído na infância é importante para as crianças aprenderem a lidar com os problemas do dia a dia, como a disputa pelo brinquedo favorito. A solução está em uma palavra: diálogo.

Superação da timidez

A falta de comunicação pode ser sinal de timidez. Fazer boas amizades pode ajudar os pequenos a saírem dos próprios mundos e começarem a interagir com outras pessoas na escola, por exemplo.

Evitar a adultização infantil

Como a internet e os conteúdos on-line tornaram-se cada vez mais presentes nos lares, as crianças podem agir como adultos antes do tempo certo de maneira inconsciente. Estimular a amizade com outros pequenos evita que elas pulem etapas da vida.

meninas de mão dada em frente a terreno com grama representando o dia da amizade

Amizades inspiradoras em filmes infantis

Para mostrar a importância das amizades para as crianças, nada melhor que usar exemplos vindos diretamente do universo infantil do cinema! Existem vários filmes que apresentam parcerias inspiradoras, encantando até os adultos. Veja a seguir!

Monstros S.A.

O longa retrata a amizade entre Sulley e Mike, que fortaleceram o vínculo após encontrarem a pequena Boo e enfrentarem desafios para levar a menina para casa em segurança. Essa parceria fez tanto sucesso que a Disney decidiu mostrar como ela começou em Universidade Monstros.

Toy Story

É praticamente impossível falar sobre o Dia da Amizade sem citar Woody e Buzz. Os dois brinquedos apresentaram conflitos no começo do primeiro filme, quando o cowboy se sentiu ameaçado pela chegada do novato à casa de Andy. Porém, não demorou para os dois se entenderem e se tornarem leais companheiros.

Turma da Mônica: Laços

No cinema brasileiro, o quarteto formado por Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali reforça os laços de amizade entre as crianças. No longa, o grupo do Bairro do Limoeiro sai em busca de Floquinho, o cachorro do Cebolinha que sumiu de forma misteriosa. Juntos, eles ensinam sobre estar presente nos momentos alegres e nos períodos difíceis da vida.

A amizade fica mais forte aqui!

Se você também acredita que o Dia da Amizade deve ser comemorado todos os dias, continue por aqui! O blog Modo Brincar reúne vários artigos sobre o mundo infantil. Aproveite e conheça os melhores jogos de tabuleiro para a criançada!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *