Amizade na infância: como ela ajuda a criança a se desenvolver?

4 minutos para ler

Ter amigos com quem contar em momentos ruins e celebrar as conquistas é um presente da vida, concorda? Não vivemos sozinhos no planeta, e encontrar a nossa tribo cria uma troca de experiências e ajuda a expandir a visão de mundo.

Você, com certeza, se lembra com carinho dos amigos dos tempos de criança, não é mesmo? As brincadeiras, os segredos, as descobertas e a cumplicidade são partes de um tempo gostoso e que merece ser vivido. Por isso, é importante incentivar a criançada a explorar todos os benefícios que a amizade na infância oferece.

A seguir, vamos mostrar como esse laço especial pode ajudar no crescimento da turminha. Venha conosco!

Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais

A infância é essencial para o desenvolvimento das crianças — afinal, é quando elas têm o primeiro contato com pessoas diferentes. Elas começam a perceber que, assim como nos desenhos, cada um é único a sua maneira e tem seus pensamentos, vontades e personalidade.

A amizade tem um papel de destaque, sabia? Ela ajuda a desenvolver as habilidades sociais por meio da conversa. Saber ouvir, se comunicar ceder e dividir permite se aproximar e conhecer o outro. Inclusive, isso só reforça a importância da brincadeira.

Também é o momento em que a criança percebe melhor as emoções, que ela entende que precisa ter empatia para acolher o próximo.

Criação de um senso de comunidade

A amizade na infância ainda ajuda a criar um senso de comunidade. A molecada percebe que pertence a algo maior e que há outras crianças que passam pelas mesmas inseguranças, medos e vivências.

A criança não se sente sozinha no mundo, pois entende que pode contar com um grupo de apoio e que tem um lugar seguro, além da família, para recorrer. Nessa comunidade de pessoas com idades similares, os pequenos podem se reconhecer.

Reforço da autoestima da criança

Ao contar com uma rede de amigos, a criança se sente mais segura para tentar coisas novas. Afinal, há sempre alguém na torcida. Isso tem um impacto e tanto na autoestima infantil!

Powered by Rock Convert

A amizade faz com que a criançada se sinta aceita e querida. Além disso, os amigos têm o poder de encorajar a superar os erros. Assim, a meninada acredita em si e passa a ver suas qualidades.

Aprendizado de como lidar com conflitos interpessoais

amizade na infância

Os conflitos aparecem em qualquer tipo de relação e é essencial saber como lidar com eles. Esse é um passo importante oferecido pela amizade, já que a criança aprende a se colocar no lugar do outro e a entender as suas angústias.

É normal que os conflitos surjam ao sugerir uma brincadeira, e o amigo querer fazer outra atividade — ou quando ambos querem usar o mesmo brinquedo. Assim, a criançada precisará conversar e encontrar uma solução para superar as diversidades, além de aprender a compartilhar.

Impactos positivos para a saúde na fase adulta

A amizade na infância é benéfica até a idade adulta. Além de criar pessoas com mais empatia e com facilidade de se relacionar com o próximo, esse laço faz muito bem para a saúde.

Uma criança que tem amigos brinca mais ao ar livre, se exercita e fica menos tempo trancada dentro de casa, com aparelhos eletrônicos. Ativar o #modobrincar evita o sedentarismo e leva o hábito da prática de atividades físicas para a vida adulta.

A capacidade de fazer amigos na infância também cria pessoas relaxadas e propensas a se doar. Segundo a Universidade de Concordia, crianças com relacionamentos saudáveis tiveram maior estabilidade emocional e pensamentos positivos após crescerem. Então, tem tudo a ver com a felicidade da turminha!

Mesmo com adolescentes, os impactos são positivos. Uma pesquisa da Universidade da Virgínia mostrou que adolescentes com relacionamentos sólidos e próximos apresentaram, dez anos depois, menos ansiedade e depressão e mais autoestima.

A amizade na infância precisa ser cultivada e explorada pela criançada. Afinal, como vimos, traz benefícios sociais, emocionais e para a saúde. Ao ter um grupo de amigos que se apoia, se diverte e compreende, a criança cresce com confiança e pronta para enfrentar os obstáculos da vida.

Gostou do post? Então, que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e conversar com seus amigos?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário